Artigo

Gabarito Informática PC-PI: comentários às questões NUCEPE (agente)

Olá pessoal!

Venho aqui comentar a prova de Informática aplicada para o cargo de Agente de Polícia Civil da Polícia Civil do Piauí, aplicada pela banca NUCEPE. Vejamos:

11. Marque a alternativa CORRETA em relação às afirmativas abaixo, que tratam dos componentes de um computador.

I – Os dispositivos de entrada e saída permitem a comunicação do usuário com o computador. Os teclados e monitores são exemplos, respectivamente, de dispositivos de entrada e dispositivos de saída.

II – O processador é o componente do computador utilizado para interpretar e executar uma operação definida por uma instrução de máquina.

III – As portas USB (Universal Serial Bus) do computador são utilizadas para a conexão de HDs externos, pendrives, mouses, teclados, impressoras e outros dispositivos periféricos compatíveis com o padrão USB.

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Todas as afirmativas estão corretas.

c) Somente a afirmativa III está correta.

d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

e) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

 

Comentários: Todas as sentenças ilustram corretamente os dispositivos de entrada e saída, processador e porta USB.

Resposta certa, alternativa b).

 

12. Marque a alternativa CORRETA em relação às afirmativas abaixo, que tratam do Microsoft Windows 7, em sua configuração padrão de instalação.

I – A combinação de teclas Alt e Shift (Alt+Shift) possibilita alternar entre as janelas dos programas ou arquivos que estão abertos no momento.

II – Para desinstalar corretamente um software do computador, é recomendado excluir as suas pastas e arquivos diretamente no Windows Explorer.

III – O item Sistema do Painel de Controle exibe um resumo de informações básicas sobre o computador, tais como informações do processador, memória RAM, nome do computador e edição do Windows.

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta.

c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

e) Somente a afirmativa III está correta.

 

Comentários: Somente a afirmativa III está correta. O comando de atalho para alternar aplicações abertas é ALT + TAB, e para desinstalar um programa o procedimento adequado é ir no Painel de Controle, Programas, Desinstalar Programa, e escolher o programa na lista de programas instalados. Excluir arquivos diretamente na pasta poderá causar erros no sistema operacional.

Resposta certa, alternativa e).

 

13. Considerando o cabeçalho da mensagem de correio eletrônico a seguir, marque a única alternativa CORRETA.

Para: Pedro <[email protected]>

Cc: Maria <[email protected]>

Cco: Antônia <[email protected]>, José <[email protected]>

De: João <[email protected]>

a) O destinatário do e-mail [email protected] não poderá visualizar o e-mail do destinatário [email protected].

b) Cada destinatário saberá para quem a mensagem foi enviada.</[email protected]></[email protected]></[email protected]></[email protected]></[email protected]>

c) Todos os destinatários informados no cabeçalho do e-mail pelo remetente receberão a mensagem.

d) O destinatário do e-mail [email protected] poderá visualizar o e-mail do destinatário [email protected].

e) O destinatário do e-mail [email protected] poderá visualizar o email dos destinatários [email protected] e [email protected].

 

Comentários: João enviou e-mail para Pedro e Maria nos campos Para e Cc. Deste modo, Maria e Pedro saberão que receberam uma mensagem de João, e Pedro e Maria sabem que ambos receberam a mensagem. Além disso, Antônia e José também receberam a mensagem, e sabem que Maria e Pedro também receberam. Porém, nem Antônia sabe que José recebeu a mensagem e nem José sabe que Antônia recebeu a mensagem. Fora isso, Pedro e Maria também não sabem de Antônia e José. João, naturalmente, sabe que todos receberam a mensagem, pois foi ele quem enviou.

Diante desse cenário, apenas a alternativa c) pode ser considerada correta.

 

14. Com base no editor de texto Microsoft Word 2013, marque a alternativa CORRETA em relação às afirmativas abaixo.

I – Os comandos Localizar e Substituir podem ser acessados, respectivamente, pelas teclas de atalho Ctrl+L e Ctrl+U.

II – Para inserir um cabeçalho em um texto deve-se executar os seguintes passos: guia LAYOUT DA PÁGINA, grupo Cabeçalho e Rodapé e botão Cabeçalho.

III – Para adicionar uma página em branco no documento deve-se executar os seguintes passos: guia EXIBIÇÃO, grupo Páginas e botão Página em Branco.

a) Somente a afirmativa II está correta.

b) Somente a afirmativa III está correta.

c) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

d) Somente a afirmativa I está correta.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

 

Comentários: Somente o item I está correto. Para inserir um cabeçalho, a guia correta é INSERIR; e para inserir uma página em branco a guia correta é INSERIR também! Resposta certa, alternativa d).

P.S: Quantas vezes falamos que a NUCEPE ia fazer pegadinha em cima disso? :)

 

15. Com base na planilha eletrônica Microsoft Excel 2013, marque a alternativa CORRETA em relação às afirmativas abaixo.

I – Para mesclar células adjacentes e centralizar o conteúdo, seleciona-se uma ou mais células adjacentes não mescladas, clica na guia PÁGINA INICIAL, grupo Alinhamento e botão Mesclar e Centralizar.

II – No grupo Configurar Página da guia LAYOUT DA PÁGINA, existem opções que permitem ajustar margens, alterar orientação de página e escolher tamanho da página.

III – No grupo Alinhamento da guia PÁGINA INICIAL, existem as opções: Alinhar à Esquerda, Centralizar, Alinhar à Direita e Justificar.

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta.

c) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

d) Todas as afirmativas estão corretas.

e) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

 

Comentários: Somente o item III está errado. Afinal, não existe o comando JUSTIFICAR no Excel, apenas no Word. Atenção! Resposta certa, alternativa e).

ATUALIZAÇÃO: a questão foi anulada porque, ao mesclar células, não se seleciona “UMA ou mais células”. Para mesclar, obrigatoriamente tem que ter mais de uma célula.

 

16. Com base nos navegadores de internet, marque a alternativa CORRETA em relação às afirmativas abaixo.

I – O ícone de uma estrela que aparece do lado direito, no interior da linha de endereço dos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox, serve para adicionar a página corrente aos favoritos.

II – Os navegadores Google Chrome e o Internet Explorer possuem opção para apagar o histórico de navegação, a qual faz com que as páginas visitadas sejam bloqueadas e não mais sejam acessíveis pelo usuário.

III – No navegador Mozilla Firefox, a tecla de atalho Ctrl+H permite ao usuário pesquisar as páginas acessadas recentemente.

a) Somente as afirmativas I e III estão corretas.

b) Somente a afirmativa I está correta.

c) Somente a afirmativa II está correta.

d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

e) Todas as afirmativas estão corretas.

 

Comentários: Somente o item II está errado, pois é absurdo falar que, ao apagar o histórico, as páginas visitadas sejam bloqueadas. Resposta certa, alternativa a).

 

17. Com relação aos conceitos sobre Intranet, Internet e os protocolos envolvidos nessas tecnologias, assinale a única alternativa INCORRETA.

a) O protocolo FTP permite realizar transferência de arquivos entre diferentes computadores.

b) HTTPS é um protocolo de comunicação seguro, utilizado para entregar mensagens de correio eletrônico na Internet.

c) A Intranet é uma rede de computadores privada dentro de uma organização.

d) O padrão TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação utilizados na Internet.

e) O protocolo IP é responsável por endereçar e encaminhar pacotes que trafegam pela rede mundial de computadores.

 

Comentários: HTTPS é protocolo que acrescenta CRIPTOGRAFIA na comunicação HTTP, de transferência de HiperTexto. Item a ser marcado, alternativa b).

 

18. Sobre os conceitos de vírus, worms, malwares, pragas virtuais e aplicativos para segurança, assinale a única alternativa INCORRETA.

a) Um software antivírus é um aplicativo de segurança responsável por prevenir, detectar e remover programas maliciosos.

b) Malware é um programa de computador projetado para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador.

c) O firewall é um sistema de segurança que permite a transformação reversível da informação de forma a torná-la inelegível a terceiros.-

d) Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

e) Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos.

 

Comentários: A alternativa c) cita o conceito de CRIPTOGRAFIA, e chama incorretamente de firewall.

 

Considerações finais: Foi uma prova de dificuldade média, bem ao estilo NUCEPE, fazendo as suas pegadinhas tradicionais. Não visualizei recursos até o momento.

Grande abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Soube que foi anulada. Excelente!
    Victor Dalton em 28/06/18 às 09:31
  • Olá, Verena Se você for ao navegador, sem estar no usuário privado - isso que a afirmação III diz - e clicar "ctrl+H" você poderá conferir que se trata de uma afirmação correta, pois este atalho permite que o usuário possa visualizar o histórico do navegador. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Diana Souza em 22/06/18 às 17:39
  • Professor, ” No navegador Mozilla Firefox, a tecla de atalho Ctrl+H permite ao usuário pesquisar as páginas acessadas recentemente” ; não seria um item ERRADO, haja vita que na janela privativa, o Firefox não salva as páginas visitadas?
    verena em 22/06/18 às 17:33
  • No grupo Alinhamento da guia PÁGINA INICIAL, existem as opções: Alinhar à Esquerda, Centralizar, Alinhar à Direita e Justificar. Professor Victor Dalton, o quesito da questão não fala em botão justificar. Fala do grupo alinhamento de texto. O que foi ensinado a fazer em uma planilha. Sobre softwares, sabemos que o termo usual para eles são softwares o Worm é um software. Estando em inglês ou português, o que confundiu vários candidatos que provavelmente erraram pela troca. Sabemos que no mundo informatizado o predomina são os termos usuais em inglês, como o significado de USB, no qual muitas bancas já perguntaram o significado.
    verena em 22/06/18 às 17:25
  • Olá Verena! O Word tem o botão Justificar, o Excel não.
    Victor Dalton em 20/06/18 às 08:08
  • Olá Verena! Software é traduzido como programa em português. Não vejo erro aí. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 20/06/18 às 08:06
  • Questão 15. Então para o que serve o grupo justificar na página inicial do Excel? Pois a minha versão 2013 tem e assisti uma aula sua ensinando a justificar textos em planilhas.
    Verena Barroso em 13/06/18 às 17:04
  • Worm não é programa é um Malware, ou seja, um software. Malware também é um software e não programa. Ou a banca diz que é programa ou software. Sites de ante vírus conceituam como software malicioso e não programas. https://www.avg.com/pt/signal/what-is-a-computer-virus
    Verena Barroso em 13/06/18 às 16:59
  • Mas aí você está citando uma exceção. A questão pergunta a regra.
    Victor Dalton em 13/06/18 às 09:53
  • professor o comando crtl + H no mozzilla não mostra o histórico e é diferente de paginas recentes.
    welton em 12/06/18 às 16:07
  • Professor, " No navegador Mozilla Firefox, a tecla de atalho Ctrl+H permite ao usuário pesquisar as páginas acessadas recentemente" ; não seria um item ERRADO, haja vita que na janela privativa, o Firefox não salva as páginas visitadas..?
    washington em 11/06/18 às 20:52
  • Ele continua funcionando em versões mais recentes.
    Victor Dalton em 11/06/18 às 20:12
  • Professor, o comando ctrl + U não era substituir texto apenas no word 2007 e 2010?
    Felipe Dantas em 11/06/18 às 16:48