Artigo

Gabarito Informática Câmara de Salvador: comentários às questões FGV

Olá amigos!

Venho aqui corrigir a prova de informática para o cargo de Assistente Legislativo Municipal da Câmara Municipal de Salvador. Como uma boa prova FGV, não foi fácil.

Vejamos:

53 Considere os seguintes aplicativos:

I. Chrome;

II. Firefox;

III. Internet Explorer;

IV. Windows Explorer.

Da lista acima, são destinados à navegação na Internet somente os aplicativos:

(A) I e II;

(B) I, II e III;

(C) I, II e IV;

(D) III e IV;

(E) IV.

 

Os três primeiros são navegadores Web, enquanto o último é um programa para visualizar arquivos na web.

 

54 Considere um universo de apenas três páginas na Internet, com os respectivos conteúdos mostrados a seguir.

Página I.

Enquete da Folha com 200 pessoas tenta mapear os nomes que mais se destacaram na história do país; Getúlio Vargas é o mais citado, seguido por Juscelino Kubitschek e Machado de Assis … Na inglesa, consagrou-se Sir Winston Churchill, primeiro-ministro que levou a Inglaterra à vitória na 2ª Guerra.

Página II.

Enquete da Folha com 200 pessoas tenta mapear os nomes que mais se destacaram na história do Brasil; Getúlio Vargas é o mais citado, seguido por Juscelino Kubitschek e Machado de Assis … Na inglesa, consagrou-se Sir Winston Churchill, primeiro-ministro que levou a Inglaterra à vitória na 2ª Guerra.

Página III.

Enquete da Folha com 200 pessoas tenta mapear os nomes que mais se destacaram na história do país; Getúlio Vargas é o mais citado, seguido por Juscelino Kubitschek e Machado de Assis … Na inglesa, consagrou-se Sir Winston Churchill, primeiro-ministro que levou a Inglaterra à vitória na 2ª Guerra contra a Alemanha.

Nesse contexto, uma busca no Google com o texto churchill -alemanha-brasil “Getulio Vargas” retornaria:

(A) somente a página I;

(B) somente a página II;

(C) somente as páginas I e II;

(D) somente as páginas II e III;

(E) as páginas I, II e III.

 

A referida busca pede para retornar os textos que contenham churchill, NÃO contenham alemanha nem brasil, e contenha “Getulio Vargas”, escrito junto, conforme as aspas.

Como a página II tem Brasil e a página III tem Alemanha, apenas a página I atende ao que se pede.

 

55 A transferência de um arquivo com 2G bytes, por meio de uma conexão com uma hipotética taxa de transmissão constante, de 540K bit por segundo, seria feita em aproximadamente:

(A) 1 hora;

(B) 3 horas;

(C) 5 horas;

(D) 7 horas;

(E) 9 horas.

 

Fazendo os cálculos de forma grosseira, 540Kbits equivale a 67,5Kbytes (dividindo por 8).

2Gbytes equivale a 2048MB, que equivale a 2097152 Kbytes. (multiplicando por 1024 duas vezes).

Agora que tudo está em Kbytes, podemos dividir 2079152/67,5 = 31068 SEGUNDOS.

Como uma hora possui 3600 segundos, 31068/3600 = 8,63 horas.

Com as alternativas apresentadas, estamos mais próximos das 9 horas do que de qualquer outro resultado.

 

56 O termo URL denota um endereço de recurso na Internet e, informalmente, confunde-se com o termo link. Considere os exemplos a seguir.

I. www.globo.com

II. http://192.168.1.1

III. [email protected]

IV. www.registro.br

V. http://x.com

O único exemplo que NÃO corresponde a uma URL válida é:

(A) I;

(B) II;

(C) III;

(D) IV;

(E) V.

 

Analisando os itens:

I – tão famoso que todos sabemos ser válido;

II – é a colocação direta de um endereço IP, o que também é válido;

III – é o formato padrão de um email, o que não será válido como URL;

IV – também válido, mesmo na ausência de um TLD (top-level domain, como .com, por exemplo);

V – este último endereço também é válido. No brasil, o nome de um domínio precisa de no mínimo 2 caracteres, mas o domínio .com aceita apenas um caractere de tamanho.

 

57 No MS Word 2010 em português, na configuração padrão, toda vez que se digita ONS, por exemplo, o texto digitado é imediatamente substituído por NOS. Essa característica pode ser ajustada/eliminada:

(A) por meio da seção Opções de AutoCorreção;

(B) por meio do mecanismo de Controle de Alterações;

(C) pela troca do dicionário correntemente utilizado;

(D) pela edição do Dicionário de Sinônimos;

(E) pela mudança do idioma de referência do mecanismo de Ortografia e Gramática.

No Word 2016/2013/2010, na Guia Arquivo > Opções > Revisão de Texto > Opções de AutoCorreção, o usuário pode desativar esse recurso, se julgar necessário.

58 Observe atentamente o trecho de um documento no MS Word 2010 exibido a seguir.

Um elefante incomoda muita gente. Dois elefantes incomodam muito mais. Três elefantes incomodam muita gente. Quatro elefantes incomodam muito mais.

Sobre esse trecho foi aplicado um comando de substituição, e o seu conteúdo foi alterado conforme se observa a seguir.

Um elefante carrega muita gente. Dois elefantes carregam muito mais. Três elefantes carregam muita gente. Quatro elefantes carregam muito mais.

O comando Substituir foi utilizado com as opções normais, ou seja, Diferenciar maiúsculas e minúsculas, Localizar apenas palavras inteiras e Usar caracteres curinga desligadas. Nessas condições, é correto afirmar que os termos digitados nas caixas Localizar e Substituir como, respectivamente, devem ter sido:

(A) incomodam, carregam;

(B) incomoda, CARREGAM;

(C) incomodam, carrega;

(D) incomoda, CARREGA;

(E) INCOMODA, carrega.

Percebe-se que a palavra “incomoda” foi substituída por “carrega”. Logo, as alternativas a), b) e c) podem ser descartadas. Como as opções especiais estão desativadas, não precisamos nos preocupar com a alternativa e). Por outro lado, a alternativa d) seria um problema, pois a substituição por CARREGA colocaria CARREGA em maiúsculas no texto final.

 

59 João recebeu um arquivo texto, com dados sobre as dezenas de milhares de clientes da sua empresa, e precisa organizar e analisar esses dados. No arquivo, cada linha corresponde a um cliente, todas elas com o mesmo número de colunas separadas por tabulação. Há uma linha de títulos no início do arquivo. Uma das melhorias que João pretende alcançar é padronizar a grafia dos nomes e códigos. Por exemplo, a cidade do Rio de Janeiro aparece como “Rio”, “R. Janeiro”, “Rio de Jan”, “RJ”, e assim por diante. O mesmo ocorre para outras cidades. Para começar, é preciso identificar as diferentes grafias que ocorrem nas colunas a serem padronizadas. Há várias maneiras para fazer isso no MS Excel 2010, mas uma forma bastante simples é:

(A) classificar todas as linhas usando as colunas no critério de classificação;

(B) usar a função CONT.VALORES nas colunas;

(C) usar o recurso de Validação de Dados nas colunas;

(D) na guia Dados, importar o arquivo texto e aplicar filtros nas colunas;

(E) usar a função FIND.DUPS nas colunas.

 

As diversas formas que a banca apresenta não são muito produtivas, mas a alternativa d) vai possibilitar a filtragem dos resultados com as diversas grafias de Rio de Janeiro, para que depois o usuário escreva a grafia correta por cima de todos eles.

 

60 Considere a seguinte fórmula, digitada na célula B1 de uma planilha do MS Excel.

=SE(A1>1000;SE(A1> 2000;A1*0,2-150;A1*0,15-50);A1*0,1)

Dado que a célula B1 foi copiada e colada (Ctrl-C e Ctrl-V) nas células B2, B3 e B4, e que os valores das células A1, A2, A3 e A4, respectivamente, são 450, 1.800, 5.000 e 100, os valores das células B1, B2, B3 e B4, respectivamente, são:

(A) 55; 440; 800 e 10;

(B) 100; 220; 1050 e 10;

(C) 55; 100; 950 e 15;

(D) 45; 220; 850 e 10;

(E) 100; 220; 750 e 20.

 

A função SE fará um procedimento para A1 maior do que 1000 e A1 menor ou igual a 1000. No caso de A1 e A4, sendo menor do que 1000, o procedimento é multiplicar por 0,1 de modo que teremos 45 e 10.

Para A2 e A3, nos casos que é maior do que 1000, o procedimento é verificar se é maior que 2000. A3 é maior que 2000, vai multiplicar por 0,2 – 150, será 850; para A2, o procedimento é multiplicar por 0,15 – 50, o que dará 220.

 

61 Drivers são importantes elementos para o funcionamento do Windows, e usualmente requerem manutenção ao longo do tempo, devido ao acoplamento de novos equipamentos e/ou novas versões de equipamentos. O gerenciamento da maior parte dos drivers no Windows 7 é feito por meio do recurso:

(A) Central de Sincronização;

(B) Limpeza do disco;

(C) Painel de Controle;

(D) Restauração do Sistema;

(E) Windows Explorer.

 

O Painel de Controle dá acesso ao Gerenciador de Dispositivos, por meio do qual o usuário consegue acessar os dispositivos de hardware e os seus respectivos drivers.

 

62 O botão Desligar na tela de início do Windows 7 oferece algumas opções complementares, dentre elas, Bloquear, Fazer logoff, Reiniciar, Suspender, Trocar usuário. Dessas opções, as únicas que preservam o estado da sessão atual, tais como aplicativos abertos e arquivos em edição, de modo que o usuário corrente possa a ela voltar, é:

(A) Bloquear, Suspender;

(B) Bloquear, Suspender, Trocar usuário;

(C) Bloquear, Fazer logoff, Suspender, Trocar usuário;

(D) Suspender, Trocar usuário, Fazer logoff;

(E) Suspender, Trocar usuário.

Fazer logoff é uma opção que encerra a sessão atual do usuário, de modo que ele perde os aplicativos abertos e arquivos em edição. Logo, as alternativas c) e d) estão descartadas.

Porém, a banca quer que você diga as ÚNICAS opções em toda a lista, de modo que você não pode negligenciar nenhum item. BLOQUEAR trava a sessão do usuário; SUSPENDER coloca o computador em baixo estado de energia, preservando todo o trabalho dele; TROCAR USUÁRIO bloqueia o usuário e sugere a troca. Logo, é necessário marcar a alternativa com as três opções.

 

Considerações finais: A FGV cada vez mais exige raciocínio do usuário integrado ao conhecimento adquirido, de modo que, sem estudar, o candidato toma uma SURRA da prova. Mais uma vez vemos a importância de levar um conhecimento teórico ROBUSTO para estar em chances de fazer uma boa prova.

Não vejo possibilidade de recursos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Acabou de sair o gabarito final e a resposta da questão 54 foi alterada para letra E. Por favor, comente.
    Maria Straatmann em 06/04/18 às 16:07
  • Professor, Questão 58 - não existe alternativa correta A questão pede para considerar a diferenciação ente maiúscula e minúscula. A alternativa considerada pela banca como certa coloca a palavra INCOMODA toda em caixa alta, ou seja, em letras maiúsculas na caixa de "localizar", e este formato não está no trecho original, assim não será localizada.
    Bia Silva em 23/03/18 às 08:32
  • Mas a questão era pra justamente identificar qual palavra foi substituída. Tanto "carrega" quanto "carregam" foram substituídas, respectivamente, por "incomoda" e "incomodam". Como você pôde afirmar que o comando substituiu "carrega" por "incomoda", e não "carregam" por "incomodam"? Concordo que o comando só poderia substituir uma das duas opções dita, mas não foi o que aconteceu. Na prova, tive que escolher uma das duas opções. Acha que cabe recurso?
    ROS em 02/03/18 às 07:34
  • Não concordo. Se fosse assim, "incomoda" não poderia ser substituído por "carrega".
    Victor Dalton em 01/03/18 às 14:13
  • Professor, sobre a questão 58, veja que a letra A também é possível pois todos os "incomodam" foram substituídos por "carregam". Há duas respostas, concorda?
    ROS em 01/03/18 às 09:16