Fiscal - Estadual (ICMS)

Gabarito Extraoficial SEFAZ-CE – Direito Tributário

Fala Pessoal, tudo bem com vocês?

Aqui é o Fernando Mauricio, professor de Direito Tributário do Estratégia Concursos.

Abaixo trago para vocês a resolução das questões de Direito Tributário da prova da SEFAZ-CE deste domingo, 15/08/2021.

E para quem ainda não me segue nas redes sociais, meu Instagram é @proffernandom.

..

Então Vamos lá!

Resolução das questões de Direito Tributário SEFAZ-CE 2021:

..

Considerando a doutrina clássica e majoritária de Direito Tributário, julgue os itens que se segue.

117-) O efeito extrafiscal de um tributo pode tanto ser uma decorrência secundária da tributação como ser deliberadamente planejado para dissuadir ou estimular certas condutas econômicas.

Gabarito: Certo

De fato, o efeito extrafiscal de um tributo (aquele em que a tributação tem como função principal a intervenção na Economia do país) pode ser o verdadeiramente planejado pelo Poder Público, como também pode ser uma consequência indireta da tributação (por exemplo um tributo que tenha por objetivo principal a arrecadação, mas que acaba indiretamente regulando/intervindo na Economia do país).

 .

118-) Isenções tributárias se distinguem das imunidades tributárias por serem normas negativas de competência tributária, enquanto as imunidades são benefícios fiscais que pressupõe a existência da competência tributária.

Gabarito: Errado

Os conceitos estão invertidos. Na realidade, as imunidades são consideradas como impedimentos ao exercício da competência tributária pela Constituição Federal (uma incompetência tributária),  enquanto a isenção é considerada um benefício tributário, concedido através de Lei, em que existe a competência tributária.

..

119-) Entende-se por princípio da não afetação a característica dos impostos de terem por fato gerador uma situação que não precisa estar ligada a uma atividade estatal específica e divisível.

Gabarito: Errado

O Princípio da Não Afetação relaciona-se à vedação/proibição da vinculação da receita a determinado fim;  e não em relação à vinculação da tributação a uma atividade estatal específica.

Considerando o Disposto na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional (CTN), julgue os itens a seguir.

.

120-) Os decretos podem ser considerados legislação tributária, para os efeitos do CTN.

Gabarito: Certo

De fato, a expressão “legislação tributária” compreende os decretos, conforme prevê o Artigo 96 do CTN:

CTN Art. 96. A expressão “legislação tributária” compreende as leis, os tratados e as convenções internacionais, os decretos e as normas complementares que versem, no todo ou em parte, sobre tributos e relações jurídicas a eles pertinentes.

.

121-) A Obrigação Tributária principal pode ter por objeto tanto o pagamento de um tributo, como o de uma penalidade pecuniária.

Gabarito: Certo

Questão praticamente literal do CTN, em seu Artigo 113. Sempre que falamos em Obrigação Tributária Principal, devemos associar a Pagamento, seja ele de tributo, ou mesmo de penalidade pecuniária.

Vejamos:

Art. 113. § 1º. A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.

.

122-) São exemplos de tributos de competência estadual o imposto sobre transmissão causa mortis e o imposto sobre doação.

Gabarito: Certo*

O ITCMD – Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, de quaisquer bens ou direitos, assim denominado pela CF/88, é um dos tributos previstos na Carta Magna de competência Estadual, e que possui Fatos Geradores distintos, quais sejam, a transmissão causa mortis e a transmissão por doação (não onerosa). Assim, entendemos que a alternativa está correta.

*Obs. Se por acaso o examinador, ao desmembrar no enunciado o ITCMD em “imposto sobre transmissão causa mortis” e “imposto sobre a doação”, teve por intenção fazer referência a existência de dois impostos distintos, a questão estaria Errada, tendo em vista que o ITCMD é apenas um único imposto. (Mas não acreditamos que tenha sido esta a real intenção do examinador).

.

123-) O sucessor apenas responde polos tributos devidos pelo de cujus que tenham sido lançados até a data do falecimento.

Gabarito: Errado

O sucessor é pessoalmente responsável pelos tributos devidos pelo “de cujus” até a data da partilha ou adjudicação; e não apenas até a data da abertura da sucessão (morte).

Vejamos o que afirma o CTN sobre o assunto:

Art. 131. São pessoalmente responsáveis:

II – o sucessor a qualquer título e o cônjuge meeiro, pelos tributos devidos pelo de cujus até a data da partilha ou adjudicação, limitada esta responsabilidade ao montante do quinhão do legado ou da meação;

.

Considerando o que preveem a Lei Complementar n.º 123/2006 e a Lei Complementar n.º116/2003 e suas alterações, julgue os itens a seguir.

...

124-) No caso de operações de crédito realizadas por instituições financeiras, o ISSQN somente incide sobre os juros e respectivos acréscimos moratórios, não sobre o principal.

Gabarito: Errado

Conforme prevê a LC 116/03, o ISS não incide sobre o principal, os juros e os  acréscimos moratórios relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras.

Vejamos o Art. 2º, Inciso III da LC 116/03:

Art. 2º  O imposto não incide sobre:

III – o valor intermediado no mercado de títulos e valores mobiliários, o valor dos depósitos bancários, o principal, juros e acréscimos moratórios relativos a operações de crédito realizadas por instituições financeiras.

.

125-) As cooperativas de consumo podem aderir ao regime tributário diferenciado do Simples.

Gabarito: Certo

A LC 123/06 prega que as cooperativas não poderão se beneficiar do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, contudo faz uma ressalva quanto as cooperativas de consumo. Vejamos: 

LC 123/06

Art. 3º, § 4º Não poderá se beneficiar do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, incluído o regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, a pessoa jurídica:

VI – constituída sob a forma de cooperativas, salvo as de consumo;

.

...

Então é isso aí pessoal!

Espero que você tenha realizado uma ótima prova!

E qualquer coisa, é só chamar no meu Instagram @proffernandom

. .

Um grande abraço, fiquem com DEUS!

Prof. Fernando Mauricio

Fernando Mauricio Correa

Posts recentes

Concursos 2024: as seleções previstas para este ano!

2024 chegou! Como quem se antecipa larga na frente, que tal colocar em prática aqueles…

22 horas atrás

Crime de Lavagem de Dinheiro para CAIXA

Crime de Lavagem de Dinheiro para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo…

1 hora atrás

Revisão Antecipada ALESC – Cargo: Analista Legislativo – Direito

O concurso ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) oferta 28 vagas imediatas para o cargo…

1 hora atrás

Lei 123/2006 – Simples Nacional

Lei 123/2006 - Simples Nacional

19 horas atrás

Concurso ISS Macaé RJ: FGV é a banca do novo certame!

Iniciais de R$ 7 mil! Ao que tudo indica, o concurso ISS Macaé pode ter…

22 horas atrás

Concurso Macaé RJ: FGV é a banca para 647 vagas!

A banca do novo concurso público da prefeitura de Macaé, Rio de Janeiro, foi oficialmente…

22 horas atrás