Policial (Agente Penitenciário)

Gabarito SEJUSP MG: confira AQUI a CORREÇÃO da prova!

Neste domingo, 15 de agosto de 2021, foram aplicadas as Provas Objetivas do concurso público da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP MG), para o cargo de Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS) – Auxiliar Educacional, de nível médio.

E para lidar com a ansiedade do momento, visando saber como foi o seu desempenho na avaliação, o Estratégia Concursos realizará hoje (15), a partir das 19h, a correção extraoficial do gabarito SEJUSP MG.

Queremos, a todo instante, estar perto de nossos alunos. E não seria diferente neste momento crucial, o pós-prova. Sendo assim, reunimos nosso time de professores especialistas, mais uma vez, para que você recebe os resultados em primeira mão, além de dicas de recursos possíveis (se houver necessidade, claro!).

Cronograma

  • Data: 15 de agosto
  • Horário: 19:00

Correção SEJUSP MG – Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS) – Auxiliar Educacional

Abaixo, você confere o gabarito SEJUSP MG para a função de Assistente Executivo de Defesa Social (ASEDS) – Auxiliar Educacional com as questões que foram corrigidas pelos nossos professores. Como existem vários tipos de provas, você pode conferindo o início da questão.

Questão 1: Em seu sentido global, o texto discorre sobre a recuperação…
Resposta:
(D) – O texto apresenta diversas situações relacionadas à recuperação de menores infratores. Dentre elas estão as possibilidades de recuperação(“O adolescente infrator recebe a determinação para cumprir medida socioeducativa da Justiça e vem para o Creas, onde conversa com um assistente social e é elaborado um plano individual de atendimento, buscando conhecer ele, sua história e onde cumprir as medidas. Temos reuniões de grupos semanais onde são abordados temas relativos à cidadania, drogadição e outros assuntos importantes para a vida” – 2o§ / “Os entrevistados pelo DM Carazinho afirmam que é possível recuperar jovens infratores” – 4o§ / “Medidas socioeducativas fortes e acompanhamento profissional, principalmente de psicólogos, podem amenizar a situação e recuperar o indivíduo” – 7o§) e os desafios para promover a reabilitação (“Temos dificuldades em buscar parceiros para o cumprimento das medidas socioeducativas e também em encontrar emprego para os jovens após o cumprimento das medidas” –  4o§ / “Após serem pegos em atividades fora da lei, muitos reincidem em atos infracionais” – 11o§). 

Questão 2: Segundo a gramática normativa, há erro de concordância verbal…
Resposta: (D)
– Segundo a gramática normativa para concordância verbal, o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito. Essa concordância é prejudicada na sentença que consta na alternativa D: “[…] os jovens cujas famílias também tem envolvimento com esse mundo”. Observe que quem tem envolvimento com esse mundo são as famílias, portanto o sujeito dessa construção (famílias) é de terceira pessoa do plural. Por isso, o verbo deveria concordar na terceira pessoa do plural (recebendo o acento circunflexo diferencial de plural). O correto é: “[…] os jovens cujas famílias também TÊM envolvimento com esse mundo”.        

Questão 3: “E os delitos são de todas ordens, como roubo, venda e consumo…”
Resposta: (C)
– Logo depois do elemento coesivo COMO são listados alguns exemplos de delitos (“roubo, venda e consumo de drogas, e muitos atos infracionais no âmbito familiar e escolar”).  Esses não são os únicos delitos cometidos por menores infratores – há outras ações que podem ser consideradas atos infracionais, mas não há uma enumeração extensiva desses atos. Portanto, o trecho conta com alguns exemplos (portanto, o termo coesivo como introduz um valor semântico de exemplificação) de delitos e não com uma lista ou enumeração.

Questão 4: “Os entrevistados pelo DM Carazinho afirmam que é possível…”
Resposta: (A)
– Na sentença original encontramos a conjunção adversativa PORÉM que indica uma oposição entre as ideias expostas no texto. Dentre as possibilidades apresentadas nas alternativas, a única que não poderia substituir esse termo é CONQUANTO por se tratar de uma conjunção concessiva.

Questão 5: “O adolescente infrator recebe a determinação para cumprir…”
Resposta:
(A) – Observe “O adolescente infrator recebe a determinação […]”. Na sentença em análise, o trecho “a determinação” exerce função sintática de objeto direto, pois complementa o sentido do verbo RECEBER sem o uso de preposição, pois o termo “determinação” apenas é acompanhado pelo artigo feminino “a”.

Questão 6: “[…] Temos reuniões de grupos semanais onde são abordados…”
Resposta:
(C) – O termo RELATIVO exige preposição “a” e é seguido pela expressão feminina “cidadania” que é acompanhada de artigo feminino “a”. Assim, temos: relativo a (preposição) + a (artigo feminino) cidadania = relativo à cidadania.

Questão 7: “Para Albarello, o crime é uma realidade na vida dos jovens…”
Resposta:
(A) – O trecho em análise destaca o ponto de vista de alguém sobre o crime ser uma realidade na vida dos jovens. Veja: Para Albarello, o crime é uma realidade na vida dos jovens”. Na sequência, o trecho destaca os argumentos dessa pessoa para sustentar seu ponto de vista: a) 99% dos jovens infratores têm família desregrada; b) os pais têm problemas com álcool e drogas; c) estudos mostram que salvar alguém que vive situação assim é exceção. Sendo assim, o fragmento de texto é predominantemente argumentativo.  

Questão 8: “Atualmente, o Creas atende cerca de 70 jovens infratores…”
Resposta: (D)
– A palavra ENVOLVIMENTO (cf. dicionário Houaiss) é um substantivo formado pela palavra envolver + sufixo mento. Portanto, a palavra é formada por processo de derivação sufixal em que um sufixo é acrescentado à palavra original.

Questão 9: “Quando não conseguimos, sabemos que voltarão para o crime…”
Resposta:
(A) – O verbo VOLTARÃO está flexionado na terceira pessoa do FUTURO DO PRESENTE e indica uma ação que ocorrerá tendo como ponto de referência uma situação atual. É o que indica a sentença: quando não se consegue reabilitar os menores, então eles voltarão para o crime.

Questão 10: Alinhando a linguagem verbal e não-verbal…
Reposta:
(A) – A charge faz uma crítica às discussões sobre a diminuição da idade penal. Os policiais aparecem parados em frente a um berçário como se estivessem esperando os bebês para serem levados em custódia. Essa situação é hiperbólica, ou seja, exagerada, já que a redução da idade penal não implica enviar bebês para a cadeia ou mesmo restringir sua liberdade. Portanto, esse ato da polícia de esperar pelos bebês é exacerbado – exagerado ou intensificado – e não é possível de ser concretizado na realidade, como se afirma corretamente na alternativa A. 

Questão 11: Por meio de um endereço físico e único…
Resposta:
(A)

Questão 12: Um auxiliar educacional de posse de um pen drive…
Resposta:
(C)

Questão 13: Um auxiliar educacional, utilizando um computador com com Windows 10…
Resposta:
(B)

Questão 14: Analise a correlação de atalhos por teclado…
Resposta: (C)

Questão 15: “São pequenos arquivos criados por sites visitados…”
Resposta:
(B)

Questão 16: A Lei Estadual nº 15.301/2004 instituiu as carreiros do grupo
Resposta:
(D)

Questão 17: A Constituição Federal de 1988 possui um capítulo especial para tratar…
Resposta:
(D)

Questão 18: Evitar o ingresso de aparelhos, de rádios ou similares nas unidades…
Resposta:
(B)

Questão 19: A Constituição Federal prevê como direito fundamental…
Resposta:
(C)

Questão 20: A Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada e proclamada…
Resposta:
(C)

Questão 21: Conforme previsões contidas na Lei orginária nº 15.301/2004 do Estado de Minas Gerais
Resposta:
(D)

Questão 22: Em relação aos direitos do Servidor Público previstos na Constituição Federal…
Resposta:
(A)

Questão 23: Quando um auxiliar educacional do sexo masculino realiza
Resposta:
(D)

Questão 24: Em relação ao crime de corrupção de pessoa menor de 18 anos…
Resposta:
(B)

Questão 25: De acordo com o Direito Penal, assinale
Resposta: (B)

Questão 26: A convenção interamericana para prevenir e punir a tortura
Resposta: (A)

Questão 27: “A democracia é boa para as crianças e…”
Resposta:
(D)

Questão 28: Quanto ao que se estabelece na Convenção Interamericana para prevenir e punir…
Resposta:
(D)

Questão 29: O Decreto nº 3.298/1999 considera se tratar
Resposta:
(C)

Questão 30: As diretrizes das Nações Unidas para a prevenção da delinquência juvenil
Resposta:
(D)

Questão 31: Muitos são os efeitos sobre o adolescente no que concerne à violência contra
Resposta:
(A)

Questão 32: De acordo com a Lei que define os crimes resultantes de preconceito
Resposta:
(A)

Questão 33: De acordo com as diretrizes das Nações Unidas para a prevenção da delinquência juvenil
Resposta: (C)

Questão 34: De acordo com o artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Resposta:
(A)

Questão 35: A Política Nacional para a integração da Pessoa Portadora de Deficiência
Resposta:
(D)

Questão 36: Em sua primeira semana de trabalho como auxiliar
Resposta:
(B)

Questão 37: A SEJUSP realizou um levantamento para verificação de quais de dois aspectos
Resposta:
(A)

RECURSO: TROCA DE GABARITO

A questão merece troca de gabarito para a opção B. Seja A o conjunto dos entrevistados que não tiveram incentivo à educação e B o conjunto dos entrevistados que tiveram pais ausentes.

n(A U B) = n(A) + n(B) – n(A ∩ B)
100% – 22% = 70% + 62%
78% = 132% – n(A ∩ B)
 n(A ∩ B) = 132% – 78%
 n(A ∩ B) = 54%

Portanto, o número de internos que tiveram impactos tanto em relação à falta de incentivo à educação quanto em relação aos pais ausentes na criação foi de 54% de 150 = 81.

Diante do exposto, requer troca de gabarito para a opção B).

Questão 38: Ao final de um bimestre, o auxiliar educacional adotou um regime de pontos…
Resposta:
(D)

Questão 39: A negação da proposição “Um adolescente vai a um centro…”
Resposta:
(C)

Questão 40: Um assistente executivo de defesa social estava desenvolvendo uma…
Resposta:
(A)

Questão 41: No que diz respeito à prática de atos infracionais
Resposta:
(B)

Questão 42: “Em nosso país continuamos a conviver com trabalho escravo…”
Resposta:
(B)

Questão 43: Conceitos, discussões e defesa dos direitos humanos
Resposta:
(A)

Questão 44: De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é considerado…
Resposta:
(C)

Questão 45: A Lei Orgânica de Assistente Social (LOAS)
Resposta:
(C)

Questão 46: “No mundo globalizado, orientado pelo consumismo e pelo individualismo…”
Resposta:
(A)

Questão 47: Os serviços das medidas socioeducativas devem elaborar
Resposta:
(C)

Questão 48: A justiça restaurativa é um processo comunitário, não somente…
Resposta:
(C)

Questão 49: Quanto à internação do menor infrator previsto pelo Estatuto da Criança…
Resposta:
(C) – RECURSO: Anulação da Questão

A questão merece anulação, pois nenhuma das alternativas estão corretas.

O gabarito preliminar aponta como correta a C, trazendo como correta que a aplicação de medida de internação só poderá ser imposta cometimento de outras infrações graves.

O artigo 122 do ECA traz possibilidade de aplicação da medida de internação em três hipóteses: quando ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa, reiteração no cometimento de outras infrações graves ou descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta:

Art. 122. A medida de internação só poderá ser aplicada quando:
I – tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa;
II – por reiteração no cometimento de outras infrações graves;
III – por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.
Pelo exposto, requer anulação da questão de número 49.

Questão 50: “Direitos humanos são aqueles comuns a todos sem distinção…”
Resposta:
(A)

Questão 51: De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale
Resposta:
(D)

Questão 52: “É verdade que falar em juventude na literatura…”
Resposta:
(C)

Questão 53: Dayrell e Carrano (2003) apontam…
Resposta:
(D)

Questão 54: Santos (2012) mostra em seus estudos que…
Resposta:
(D)

Questão 55: O termo “comunicação não violenta” foi criado pelo psicólogo…
Resposta:
(A)

Questão 56: Maurício Knobel é um estudioso da questão da adolescência…
Resposta:
(D)

Questão 57: Um auxiliar educacional condenado por emprego de violência…
Resposta:
(B)

Questão 58: Conforme estabelece o art. 35 da Lei Federal nº 12.594/2012…
Resposta:
(C)

Questão 59: Analise as medidas socioeducativas apresentadas a seguir…
Resposta:
(D)

Questão 60: São considerados valores, procedimentos e resultados do modelo
Resposta:
(B)

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