Artigo

Gabarito extraoficial SEE SP: professor de Português

As provas objetivas do concurso do Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE SP) foram aplicadas no domingo (06/08) e aqui você poderá conferir o gabarito extraoficial para o cargo de professor de Português.

A correção extraoficial estará disponível em vídeo (através do link abaixo) e também em texto, a partir da transcrição do enunciado das questões.

Veja a correção dos especialistas do Estratégia Concursos e tenha uma melhor noção do seu desempenho na prova!

Gabarito extraoficial SEE SP em vídeo

Gabarito extraoficial SEE SP

Concurso SEE SP: gabarito extraoficial em texto

Como há vários tipos de provas, você pode conferir o início da questão do gabarito SEE SP – professor de Português:

Gabarito SEE SP: Parte geral

  • 1 – De acordo com Almeida (2017), o racismo estrutural…
  • Gabarito: (B) enfatiza um processo histórico e político que cria as condições sociais para que, direta ou indiretamente, grupos racialmente identificados sejam discriminados de forma sistemática.
  • 2 – Considere o excerto retirado de Candau (2008): “No caso da educação…”
  • Gabarito: (E) uma política assimilacionista.
  • 3 – Assinale a alternativa correta acerca do conceito de multiletramento…
  • Gabarito: (D) Incorpora a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos que informam e comunicam.
  • 4 – No trecho, o autor faz referência ao fenômeno…
  • Gabarito: (A) do sincretismo.
  • 5 – Andreia é professora de Ciências, e Danilo, de Geografia, lecionando para o 7o ano do ensino fundamental…
  • Gabarito: (C) a necessidade das pessoas civilizadas de se tornarem selvagens, pois todas as coisas ruins para o meio ambiente vêm de pessoas civilizadas
  • 6 – De acordo com o documento Matrizes de Referência para avaliação: documento básico – Saresp
  • Gabarito: (E) Competências para compreender.
  • 7 – De acordo com a Diretriz Curricular de Tecnologia e Informação (2019)…
  • Gabarito: (B) as práticas sociais contemporâneas exigem novas formas de participação, colaboração e distribuição, em que instituições não formais também são responsáveis pela produção e disseminação de conteúdos no cotidiano digital.
  • 8 – Tatiana é professora do Estado e descobriu recentemente…
  • Gabarito: (D) “O Projeto de Vida pode ajudar o jovem a participar ativamente do processo de ensino e de sua aprendizagem, porque direciona seus desejos e objetivos conscientemente em direção ao seu autodesenvolvimento e a seus sonhos”.
  • 9 – De acordo com o Decreto no 55.588/2010 (São Paulo), fica assegurado que…
  • Gabarito: (E) os servidores públicos tratem pessoas transexuais e travestis pelo prenome por estas indicado.
  • 10 – De acordo com o artigo 6o, em seu inciso VI, da Resolução CNE/CP no 1/2020…
  • Gabarito: (B) desenvolvimento permanente da capacidade de monitoramento do aprendizado próprio e dos alunos, como parte indissociável do processo de instrução, a qual, consideradas as expectativas de aprendizagem, possibilita o diagnóstico de lacunas e a aferição de resultado, além das necessárias correções de percurso.

Gabarito SEE SP: Parte específica

  • 11 – Nas falas dos personagens, identifica-se informalidade da linguagem com não atendimento à norma-padrão em…
  • Gabarito: (D) Um homem deve fazer aquilo que ele gosta.
  • 12 – Antonio Candido afirma que “um certo número de escritores se aplica a mostrar como somos diferentes…
  • Gabarito: (A) coerente, porque o eu lírico expressa, de fato, a motivação criadora que, para além do neologismo criado, manifesta-se na própria estrutura do poema, que vem caracterizar uma reação dos poetas modernistas em relação às formas fixas das escolas literárias anteriores.
  • 13 – Comparando-se os dois textos, conclui-se que ambos defendem…
  • Gabarito: (E) devem acontecer de forma contextualizada e significativa, o que permitirá aos alunos refletirem sobre os usos da língua e da linguagem em diversos contextos de comunicação.
  • 14 – Nesse sentido, as considerações de Dorrico articulam-se aos pressupostos do Currículo na medida em que…
  • Gabarito: (C) situam a literatura indígena a partir da fala dos representantes desses povos, de modo autêntico, no resgate de sua ancestralidade, o que permite entender que o protagonismo da fala indígena consiste numa forma de fortalecimento da identidade e de resistência.
  • 15 – Na análise de Elena Brugioni, o texto de Mia Couto exemplifica…
  • Gabarito: (A) o sincretismo entre escrita e oralidade, em uma narrativa de matriz oral que chama a atenção pelas dimensões intertextual e interdiscursiva que a caracterizam.
  • 16 – Com a frase “Em Tizangara só os fatos são sobrenaturais.”, a intenção do narrador é sugerir que…
  • Gabarito: (D) os acontecimentos mexem com a rotina do lugar, equivalendo à ideia do ditado: “O mundo não é o que existe, mas o que acontece”.
  • 17 – Na organização da notícia, a inclusão do gráfico tem a intenção de…
  • Gabarito: (B) reiterar e enfatizar as informações constantes do texto, expondo aos leitores aquilo que o Currículo Paulista prevê no procedimento de leitura com ênfase na relação do verbal com outras semioses.
  • 18 – Respeitando-se a norma-padrão, a coesão e a coerência textuais…
  • Gabarito: (D) “Ouvir que não existe quilombola em Santa Catarina não só me causa indignação, mas também espanto.”, diz a professora Terezinha Silva de Souza.
  • 19 – De acordo com Angela Kleiman (2017), “outras habilidades que têm altas correlações…”
  • Gabarito: A) comparações e termos em sentido figurado para reforçar aspectos negativos relacionados ao uso excessivo das redes sociais que, conforme assinala Vivek Murthy, vêm trazendo prejuízos expressivos à saúde mental dos jovens.
  • 20 – De acordo com Ingedore Koch (2015, adaptado), “o encadeamento de segmentos textuais, de qualquer extensão…”
  • Gabarito: (D) As telas seriam como açúcar, dispensável para a nutrição, mas saboroso… [As telas seriam como açúcar, dispensável para a nutrição, todavia saboroso…]
  • 21 – As informações exemplificam, respectivamente, uma produção oral e a sua retextualização. Analisando-as, é correto concluir que…
  • Gabarito: (E) a primeira caracteriza-se por ser fragmentária, ao contrário do que acontece com a segunda.
  • 22 – Com base em Alfredo Bosi (2015), é correto afirmar que a narrativa…
  • Gabarito: (C) da maturidade, por meio da qual o autor explora a psique humana sem ater-se à idealização ou à fixidez psicológica, trabalhando as possibilidades narrativas
  • 23 – Daí, a estrutura informal e aberta dessa nova experiência narrativa, tecido de lembranças…
  • Gabarito: (D) Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei.
  • 24 – No Currículo Paulista – Ensino Médio, a habilidade EM13LP04…
  • Gabarito: (B) Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
  • 25 – Maria Helena de Moura Neves (2003) afirma que “estudar gramática…”
  • Gabarito: (C) “… peneirava uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste…” (2o parágrafo), o diminutivo, a repetição e a inversão dos termos visam reforçar a melancolia do momento.
  • 26 – Nos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (1998) …
  • Gabarito: (A) reconhece que todas as esferas da comunicação humana estão relacionadas com o uso da língua, razão pela qual ele a concebe como prática social, que se manifesta nos gêneros do discurso.
  • 27 – De acordo com Rojo (2012), “… o conceito de multiletramentos – é bom enfatizar…
  • Gabarito: (B) na ambiguidade do nome do inseto, explorada por um jogo de palavras a partir de “louva-deus”, sendo que ele não louva nenhum deus.
  • 28 – Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, de onde se extraiu o excerto, foi publicado em 1846…
  • Gabarito: (E) “Como há de ser belo ver pôr o Sol daquela janela!…” [Como deve ser belo ver o Sol se pôr daquela janela!…]
  • 29 – De acordo com o Currículo Paulista – Ensino Médio, textos como o de Almeida Garrett devem…
  • Gabarito: (B) fomentar os momentos de fruição estética, a partir das quais os alunos devem buscar outros gêneros para trabalhos comparativos, como filmes e histórias em quadrinhos.
  • 30 – Cada um de nós, professor ou não, precisa elevar o grau da própria autoestima…
  • Gabarito: (C) nos Parâmetros Nacionais – Língua Portuguesa, que concebem as variações linguísticas como constitutivas das línguas humanas, razão pela qual os usos sociais da língua devem ser levados em consideração nas práticas de sala de aula.

Confira todos os detalhes do concurso SEE SP através do link abaixo:

Saiba mais: concurso SEE SP

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para o edital do concurso SEE SP?

Gostou desta oportunidade e deseja se preparar? Então, confira abaixo nosso curso exclusivo para este concurso e inicie seus estudos agora mesmo:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.