Artigo

Gabarito PF Arquivologia: correção da prova de Escrivão

Olá, pessoal! Vamos comentar o Gabarito da prova de Arquivologia, para o cargo de Escrivão da PF.

Tivemos 6 questões no total e passaremos abaixo a nossa impressão inicial. No mais, devemos aguardar o posicionamento da banca com o gabarito oficial.

Vamos lá?

Questão 115: É o princípio da proveniência que dá ao documento de arquivo a singularidade para diferenciá-lo de outros tipos de documentos.

Resposta: ERRADA.

Comentário:

Princípio da Proveniência, conhecido como de Respeito aos Fundos, orienta que não haja mistura dos arquivos de fontes geradoras diferentes, logo, não se deve misturar o arquivo da entidade A e B.

Na verdade, o princípio que dá singularidade ao documento arquivístico é o da Unicidade. O princípio da unicidade orienta que cada documento do arquivo terá seu caráter único, independente de forma, gênero, tipo ou suporte, sob seu contexto de produção.

Diferente por exemplo dos materiais de Bibliotecas, onde não há esse princípio. Não há um “original”, todos os exemplares e cópias são igualmente válidos.

Questão 116: Uma das limitações da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) é a ausência da descrição multinível.

Resposta: ERRADA

Comentários:

De acordo com o próprio documento da NOBRADE, publicado em 2006:

“Esta norma tem como pressupostos básicos o respeito aos fundos e a descrição multinível […]”.

A descrição é dividida em 6 níveis principais:

– Nível 0: acervo da entidade custodiadora.

– Nível 1: fundo ou coleção.

– Nível 2: seção.

– Nível 3: série.

– Nível 4: dossiê ou processo.

– Nível 5: item documental.

Questão 117: Nos arquivos correntes e intermediários dos documentos de arquivo indicados na tabela de temporalidade, os prazos de guarda são estabelecidos em anos ou, quando não é possível definir com exatidão o tempo, por uma ação (por exemplo “até a prestação de contas”).

Resposta: CERTA.

Comentários:

Em regra, os prazos são apresentados em anos. Pode vir em meses? Sim, mas a regra é em ano. Excepcionalmente quando não se tem um período determinado, pode se estabelecer o fim de uma  situação como prazo.

Um exemplo que corrobora com a nossa solução, temos a tabela de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-fim das instituições federais de ensino superior – ifes –  documentos como Renovação de Reconhecimento; Desativação de Curso; Conversão de Cursos permanecem em arquivo corrente “até a homologação do ato” e por “5 anos” em arquivo intermediário.

Questão 118: A implantação de programas de gestão de documentos pode ser constatada verificando-se se o órgão aplica planos ou códigos de classificação e tabelas de temporalidade e possui política arquivística institucional.

Resposta: CERTA.

Comentários:

A presença dos instrumentos citados pela afirmativa da questão representa um forte indício da atividade de gestão documental.

Planos ou códigos de classificação, tabelas de temporalidade e política arquivística institucional – ambos são instrumentos utilizados para o desenvolvimento de processos e atividades de forma direcionada. Todas as ações e tomadas de decisões sobre os documentos deverão estar em acordo com esses instrumentos que a afirmativa da questão cita.

Questão 119: Os sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos prescindem da aplicação da classificação de documentos devido à existência dos metadados.

Resposta: ERRADA.

Comentários:

Prescindir significa “ignorar, despesar, deixar de lado”. Ao contrário do que nos diz a afirmativa, a classificação de documentos faz-se necessária para os sistemas informatizados de gestão arquivística, pois com base nessas classificações poderão ser adotados procedimentos diferentes para descrição e introdução do material na base digital.

Questão 120: A classificação de documentos de arquivo do tipo estrutural é elaborada a partir de funções, atividades e tarefas.

Resposta: ERRADA.

Comentários:

A classificação que leva em conta funções, atividades e tarefas é a do tipo funcional.

Geralmente os planos de classificação são estabelecidos entre os critérios:

– Funcionais: correspondem estritamente às funções desenvolvidas pela entidade, ou

– Estruturais: correspondem às estruturas da entidade, como – setores, departamentos, divisões.

– Por assunto: relacionado ao conteúdo estrito de um documento.

——

Esperamos que tenham mandado bem na prova! Abraços.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.