Artigo

Gabarito Extraoficial PC-DF (Escrivão) – Informática

Olá, pessoal! Tudo joia?

Vamos conferir o gabarito extraoficial comentado do conteúdo de Informática, que caiu na prova de Escrivão da PC-DF.


93.  (CESPE/2021 – PCDF) Caso  se deseje ter acesso remoto a todos os aplicativos e recursos de um computador conectado em rede, de forma similar ao que ocorre no acesso local, é possível fazê-lo por meio de recursos disponibilizados na área de trabalho remota do Windows 10.

GABARITO: CERTO.

COMENTÁRIO: Esse recurso existe no Windows 10, sendo possível acessar tais recursos de forma similar ao que ocorre no acesso local.

94.  (CESPE/2021 – PCDF) Considere que a sintaxe “velocidade do jaguar” -carro tenha sido utilizada em uma pesquisa no Google. Nesse caso, serão mostrados resultados que contenham a frase velocidade do jaguar, com essa correspondência exata sem a palavra carro.

GABARITO: CERTO.

COMENTÁRIO: A sintaxe entre aspas “velocidade do jaguar” faz com que o buscador Google retorne exatamente a frase velocidade do jaguar. Já o parâmetro -carrro faz com que seja excluído da buscas termos que possuam carro como resultado.

95.  (CESPE/2021 – PCDF) Sendo o HTTPS um protocolo de segurança utilizado em redes privadas de computadores, infere-se que o endereço https://intra.pcdf.df.br identifica necessariamente um sítio localizado em um servidor de uma intranet.

GABARITO: ERRADO.

COMENTÁRIO: Não significa necessariamente intranet, podendo identificar também um sítio localizado na internet.

96.  (CESPE/2021 – PCDF) No Word do Office 365, o recurso controlar alterações é limitado à visualização das alterações realizadas, sem que se possa removê-las ou torná-las permanentes.

GABARITO: ERRADO.

COMENTÁRIO: É possível aceitar e negar as alterações realizadas, não sendo portanto limitado à visualização das alterações.

97.  (CESPE/2021 – PCDF) No PowerPoint do Office 365, uma alteração no slide mestre é aplicada a todos os slides nele embasados, incluindo as fontes e as imagens.

GABARITO: CERTO.

COMENTÁRIO: É justamente essa a função do slide mestre, de forma que uma alteração no slide mestre é aplicada a todos os slides nele embasados.

98.  (CESPE/2021 – PCDF) Sempre que uma URL é salva pelo gerenciador de favoritos do Google Chrome, ela é sincronizada em todos os dispositivos utilizados pelo usuário, na sua conta do Google.

GABARITO: CERTO.

COMENTÁRIO: Em tese, sempre que um usuário salva uma URL pelo gerenciador de favoritos essa URL é sincronizada em todos os dispositivos utilizados pelo usuário que utilize a mesma conta Google. No entanto, expressões do tipo “sempre” pode trazer um viés interpretativo por parte do examinador.

99.  (CESPE/2021 – PCDF) Por meio de configurações do IMAP e do SMTP, é possível ler as mensagens do Gmail em aplicativos tais como o Apple Mail e o Microsoft Outlook.

GABARITO: CERTO.

COMENTÁRIO: Esse recurso pode ser observado na prática no uso cotidiano de aplicativos de celular Apple Mal e Microsoft Outlook que permitem ler mensagens do Gmail.

100.  (CESPE/2021 – PCDF) No Office 365, tanto no Word quanto no PowerPoint, a função Limpar toda a formatação aplica no texto selecionado – que pode ser sobrescrito, em negrito e itálico e com fonte na cor vermelha, por exemplo – o estilo de formatação padrão.

GABARITO: CERTO.

COMENTÁRIO: O recurso Limpar toda a formatação aplica no texto selecionado o estilo de formatação padrão.

Tendo como referência a figura precedente, que apresenta parte de uma planilha sendo editada no Microsoft Office Excel, julgue os próximos itens.

101.  (CESPE/2021 – PCDF) Considerando-se que a célula D2 contenha a fórmula =(B$2+C$2), é correto concluir que, ao se arrastar a alça de preenchimento para baixo até a célula D4, o valor resultante nesta célula será 400.

GABARITO: ERRADO.

COMENTÁRIO: O valor resultante será 300 também, pois ao arrastar a alça de preenchimento para baixo até a célula D4, a fórmula aplicada será =(B$2+C$2) pois o símbolo $ fixa o valor da fórmula.

102.  (CESPE/2021 – PCDF) Considerando-se que a célula D5 contenha a fórmula =SOMA(B2:C4), é correto afirmar que o valor resultante nessa célula será 200.

GABARITO: ERRADO.

COMENTÁRIO: O valor resultante será 950, pois é somado todo o conteúdo desde B2 até C4.

Julgue os itens a seguir, a respeito de redes de computadores.

103.  (CESPE/2021 – PCDF) No modelo OSI (open systems interconnection), os dados trafegam entre sete camadas que se comunicam entre si por meio de serviços existentes nas interfaces entre camadas adjacentes. Quando são alterados, os serviços obrigam que as respectivas camadas adjacentes (superior e inferior) também sejam modificadas.

GABARITO: ERRADO.

COMENTÁRIO: Quando um serviço é alterado em uma camada do modelo OSI, os serviços das camadas superior e inferior não são alterados.

104.  (CESPE/2021 – PCDF) PPP (point to point protocol) é um protocolo de comunicação que permite a configuração de um endereço de rede temporário para a conexão à internet.

GABARITO: CERTO.

COMENTÁRIO: O point to point protocol permite sim que seja configurado um endereço de rede temporário para a conexão com a internet.

105.  (CESPE/2021 – PCDF) O modelo OSI (open systems interconnection), possibilita a conexão  de diferentes redes de computadores com sistemas operacionais Windows; para acessar máquinas ligadas à rede com sistema Linux, é necessário instalar, nelas, um sistema operacional Windows, conforme o modelo OSI implantado.

GABARITO: ERRADO.

COMENTÁRIO: Não é preciso instalar um sistema operacional Windows nessas máquinas.

106.  (CESPE/2021 – PCDF) O DTD (document type definition) define regras que obrigam a formatação da informação de forma descritiva dentro de um arquivo XML, como, por exemplo, o encadeamento dos atributos do dado.

GABARITO: CERTO.

COMENTÁRIO: O DTD (document type definition) realmente define regras que precisam ser obedecidas e essas regras obrigam a formatação da informação.

A respeito de segurança e proteção na Internet, julgue os itens que se seguem.

107.  (CESPE/2021 – PCDF) Para que as pragas virtuais denominadas worms ataquem o computador em uso, é necessário que se execute um arquivo .bat.

GABARITO: ERRADO.

COMENTÁRIO: Dentre os diversos tipos de malware, o Worm não precisa ser executado.

108.  (CESPE/2021 – PCDF) Firewall de proxy é um aplicativo de segurança que monitora e controla o tráfico de dados de uma rede interna para a rede externa e impede o ataque externo.

GABARITO: ERRADO.

COMENTÁRIO: O Firewall de proxy não impede ataque externo. Além do mais, a questão trouxe o termo “tráfico” de forma incorreta, sendo o correto o termo “tráfego”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.