Artigo

Gabarito Extraoficial PC-DF (Escrivão) – Conhecimentos sobre o DF


Olá, pessoal! Tudo joia? Aqui é o Prof. Leandro Signori

Vamos conferir o gabarito extraoficial comentado do conteúdo de Conhecimentos sobre o Distrito Federal, que caiu na prova de Escrivão da PC-DF.


33 – CERTO

Os textos sobre a RIDE informam que ela foi criada para a redução das desigualdades regionais entre o Distrito Federal e o Entorno e para o desenvolvimento econômico da região integrada. Neste sentido, a questão deixa uma margem para ser considerada errada. Ocorre que o Entorno passou a crescer rapidamente a partir da década de 1980 e isso gerou uma série de problemas urbanos, sociais e econômicos. O DF também cresceu rapidamente, também sofreu de crescimento desordenado. Esse crescimento rápido e desordenado gerou uma série de problemas relativos ao emprego, aos transportes, à infraestrutura, a oferta de serviços públicos e privados etc. que levou a criação da RIDE para atuar na questão regional e no desenvolvimento econômico.

34 – CERTO

Conforme a REGIC do IBGE, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são metrópoles nacionais estendendo a sua influência urbana direta por largas porções do território brasileiro. A influência urbana direta de Brasília alcança os estados de Minas Gerais e Goiás.

35 – ERRADO

Conforme a REGIC do IBGE, Brasília é uma metrópole nacional. Para o estabelecimento da hierarquia e região de influência das cidades, o IBGE utilizou dois componentes fundamentais: a atração exercida entre as cidades próximas e as ligações de longa distância realizadas pela atuação de instituições públicas e privadas presentes nos centros urbanos. As relações de longa distância entre os centros urbanos são geradas por relações de comando e gestão, como a da gestão pública federal (supremacia da gestão pública federal). Os demais aspectos constantes na questão não estão diretamente relacionados à metrópole de Brasília como centro polarizador de abrangência nacional.

36 – ERRADO

A questão se refere ao fenômeno das águas emendadas, da união de duas grandes bacias hidrográficas do Brasil: Tocantins/Araguaia e Paraná, em uma vereda de 6 km de extensão. Dessa vereda nascem afluentes que drenam suas águas para as bacias desses dois grandes rios brasileiros.

37 – CERTO

O PAD/DF – PROGRAMA DE ASSENTAMENTO DIRIGIDO DO DISTRITO FEDERAL foi um programa concebido e implantado pelo Governo do Distrito Federal, com início em 1977, visando incorporar ao processo produtivo áreas rurais do Distrito Federal, até então inteiramente inexploradas. O Programa abrangeu uma área de 61.000 hectares, contemplando diversos projetos de atividade econômica, de acordo com suas características de relevo e aptidão agrícola. Os resultados obtidos no PAD/DF contribuíram para levar a agricultura para o Entorno de Brasília, para o Oeste da Bahia e Mato Grosso transformando os Cerrados brasileiros num grande celeiro e o Distrito federal em polo indutor de desenvolvimento agrícola.

38 – ERRADO

O Poder Público não impôs restrições à urbanização, com vistas à preservação do patrimônio histórico existente, dos núcleos urbanos de Planaltina e Brazlândia. Essas restrições foram aplicadas ao Plano Piloto de Brasília.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.