Artigo

Gabarito Extraoficial PC PA – Estatística (Investigador, Escrivão e Papiloscopista)

Olá, pessoal. Tudo bem?

Neste artigo faremos uma breve correção das provas de Estatística aplicadas para os cargos de Investigador, Escrivão e Papiloscopista da Polícia Civil do Pará. Vale ressaltar que essa correção é EXTRAOFICIAL, sendo necessário aguardar o gabarito preliminar da banca para confirmar o seu desempenho.

Vamos lá?


Prova de Estatística – Cargo: INVESTIGADOR

Uma amostra aleatória de n=5 inquéritos …

LETRA D: gabarito. Pediu a média e desvio padrão. Para fazer a média, você deve somar, dividir por 5 e chegará ao valor de 22. Aí tem um cuidado: ele pediu um desvio padrão amostral. Nesse caso, você tinha que fazer a variância amostral, lembrando que na variância amostral dividia por 4, que é 1 a menos, e então tiraria a raiz da variância, chegando ao desvio padrão.

Uma testemunha de um roubo afirma que o ladrão tem uma estatura ….

A mediana é uma medida de posição que divide um grupo de valores da amostra (ou divide o rol) em duas partes iguais de 50%. Se a testemunha falou “eu vi o ladrão, ele tem estatura mediana de 1,70m” significa dizer que a mediana é 1,70m. 50% é a porcentagem menor que 1,70, 50% é maior, por isso motivo é a alternativa A,

LETRA A: gabarito.

Considere um experimento no qual se escolhe, ao acaso, um ponto de um círculo ….

Tinha que fazer o cálculo da área total do círculo e da área do círculo menor. Logo depois, dividir a área do círculo menor, cujo raio é 1,5, pela área completa, cuja área é 2. Dessa forma dará a alternativa B.

LETRA B: gabarito.

Uma gaveta contém canetas de três cores…

Ele não falou total de canetas, então coloque um total de 100 canetas. Metade eram pretas, 30 azuis e 20 vermelhas. Agora, calcule os % que não tinham tintas. Você descobre que 59 canetas não tinham tintas, então a probabilidade de você tirar uma caneta da gaveta e não ter tinta nessa caneta, independentemente da cor, era de 59%.

LETRA D: gabarito.

Sejam A1, A2. A3… eventos aleatórios mutuamente exclusivos ….

A fórmula que dá sustentação, da qual nós tiramos a probabilidade condicional, é conhecida como Teorema de Bayes, logo alternativa A. É uma questão bem anormal de cobrança e prova, porém não há como questionar, pois estava no edital.

LETRA A: gabarito.

Prova de Estatística – Cargo: ESCRIVÃO

Uma amostra aleatória de tamanho n= 5…

Ele passou 5 valores e pediu para que calculasse a média e os desvios padrão de dados amostrais. No caso da média não faz diferença se é amostra ou população, você soma os 5 valores e dividi por 5. Vai dar 1,682 – as únicas alternativas que poderia marcar seria a C e E, que têm os valores próximos.

Depois faz a variância para chegar ao desvio padrão – no cálculo da variância, pega o desvio e eleva ao quadrado e soma ao quadrado de cada um dos desvios e divide por 4 – porque uma vez que é desvio padrão amostral, divide por um a menos – sendo assim chegaria no desvio padrão de 0,0589 – de tal maneira que alternativa correta é letra C.

Gabarito: C – Questão trabalhosa.

O Coeficiente de variação é uma medida relativa de dispersão…

O Coeficiente de variação tem uma função muito importante: quando eu tenho dois grupos de variação e quero saber qual dos dois varia mais, você calcula o desvio padrão ou variância. Tendo a variância, chega-se ao desvio padrão naturalmente – se as variâncias ou desvio foram iguais, não há porque continuar a análise.

Caso as variâncias sejam diferentes – se eu tenho variâncias diferentes vai analisar de qual maneira? E aí surge o coeficiente de variação, porém vendo a alternativa B que fala médias amostrais diferentes, poderia ser marcada, porque o coeficiente de variação quando tem dois grupos que apresenta variâncias diferentes e as médias também são diferentes, entra a necessidade de trabalhar o coeficiente de variação. Tenho um desvio de padrão, uma variância de 20 e a média vale 400, aí vou em outro grupo de valores e tenho uma variância de 30, maior, só que a média é 1000, esse 30 comparando com a média 1000 não dá tanta variação. Nesta situação, quando temos os dois fatores, nós temos variâncias diferentes ou desvios que é a raiz da variância, e além disso médias diferentes, neste contexto que nós temos variâncias diferentes e médias diferentes, aplicamos o coeficiente de variação e, percentualmente, vamos saber qual dos dois grupos de valores tem maior variabilidade. Para que aplique de fato o coeficiente de variação, tem que ter as variâncias diferentes e os desvios de padrão e médias diferentes, afinal, se as médias forem iguais não tem como aplicar.

Questão com chances de anulação, por terem duas alternativas – Gabarito do professor: B

Porém alternativa A também poderia estar correta.

Sejam os seguintes eventos criminais associados a um experimento e um arquivo…

Letra D é a correta.

Durante o verão, em certa localidade…

Alternativa A – O cálculo que deveria ter sido feito é de 12 por 54 – que o autor aproximou para 22,2% – Letra A

Em Estatística, um outlier, valor aberrante, ou valor atípico…

Outlier é um grupo de valores com um valor muito diferente da maioria – muito maior ou menor que a maioria.

Alternativa C – Correta

Esperamos que tenham tido um bom desempenho!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.