Concursos Públicos

Recurso + Gabarito Extraoficial e comentários das questões de Economia do TCDF (ACE)

EDIT em 24/2/2021: com a divulgação do gabarito preliminar, eu e Cebraspe divergimos da questão que, nesse caderno, é a número 133. Abaixo você encontrará uma proposta de recurso

A prova objetiva de Economia do TCDF acabou de ser aplicada. Uma prova difícil, como era esperado, mas também condizente com o edital e com poucas questões polêmicas. Isso, claro, antes do gabarito oficial.

Vamos direto aos meus comentários, com a observação de que sua prova pode ter numeração diferente.

Gabarito: Certo

Comentários: A função de utilidade fornecida é típica de substitutos perfeitos, e por isso a taxa marginal de substituição (TMS) pode ser obtida pela razão entre os números que multiplicam cada bem, ou seja: 5/2.

Isso significa que o consumidor sempre poderá trocar 5 maçãs por 2 bananas, mantendo constante seu nível de utilidade.

Um detalhe é que a TMS é sempre negativa, então rigorosamente seu valor é “-5/2”, mas a omissão do sinal é normal, e o Cebraspe costuma mesmo expressá-la pelo valor absoluto, ou seja, o gabarito deve ser “Certo”.

Gabarito: Certo

Comentários: Essa talvez seja a menos polêmica, sem qualquer margem para ambiguidade. A TMS é um número constante (5/2), ou seja, não depende da quantidade de cada um dos bens, e isso significa que eles são substitutos perfeitos.

Em outras palavras, são chamados de substitutos perfeitos bens cuja TMS é constante. Perceba que ela não precisa ser igual a 1. Basta ser o mesmo número ao longo de toda curva de indiferença.

Gabarito: Errado (gabarito preliminar Cespe: “Certo”)

Comentários: A empresa possui um orçamento de 4 unidades monetárias. Isso significa que ela irá maximizar a produção para o nível de custo dado, de 4 unidades monetárias. Sendo assim, este é seu custo total:

CT = 4

A função Cobb-Douglas nos diz que a empresa gastará o mesmo montante com cada um dos bens. Ou seja, podemos verificar a quantidades utilizadas de cada insumo assim, sendo “r” o custo do capital e “w” o custo dos salários:

K = 0,5 . (CT/r) = 0,5 . (4/1) = 2

L = 0,5 . (CT/w) = 0,5 . (4/2) = 1

Portanto, ao maximizar a produção para o custo de 4 unidades monetárias, a empresa utiliza 2 unidades de capital e 1 unidade de trabalho, e produz:

Y = (K.L)1/2 = (2.1)1/2 = 21/2

Com o custo total (4) e a quantidade produzida (Y), descobrimos o custo médio (CMe):

CMe = CT / Y

CMe = 4 / 21/2 = 2,828427

Note que o custo marginal exigiria que calculássemos o custo em função da quantidade produzida, mas já temos o suficiente para o gabarito.

Recurso:

Atenção: não “copie e cole” o recurso, sob pena de ele ser indeferido automaticamente pela banca. Reelabore com suas palavras, acrescente e retire trechos. Assim temos chances de a banca corrigir o gabarito.

A banca considerou verdadeira a afirmação de que os custos médio e marginal de longo prazo seriam de 4 unidades monetárias. Ora, esse é valor do custo total, e a afirmação só seria verdadeira em relação ao custo médio caso a empresa produzisse uma única unidade. Tal nível de produção seria “não ótimo”, como demonstra-se a seguir:

A função Cobb-Douglas nos diz que a empresa gastará o mesmo montante com cada um dos bens. Ou seja, podemos verificar a quantidades utilizadas de cada insumo assim, sendo “r” o custo do capital e “w” o custo dos salários:

K = 0,5 . (CT/r) = 0,5 . (4/1) = 2

L = 0,5 . (CT/w) = 0,5 . (4/2) = 1

Portanto, ao maximizar a produção para o custo de 4 unidades monetárias, a empresa utiliza 2 unidades de capital e 1 unidade de trabalho, e produz o nível ótimo de:

Y = (K.L)1/2 = (2.1)1/2 = 21/2 = 1,414213562 (aproximadamente)

Com o custo total (4) e a quantidade produzida (Y), descobrimos o custo médio (CMe):

CMe = CT / Y

CMe = 4 / 21/2 = 2,828427 (aproximadamente)

Em relação ao custo marginal de longo prazo, sabe-se que será igual ao custo marginal de curto prazo, qual seja: 2y = 2,828427 – tornando a questão errada também a esse respeito.

O custo marginal de longo prazo em qualquer nível de produção y tem de ser igual ao custo marginal de curto prazo associado ao nível ótimo de tamanho de fábrica para produzir y.

Varian, Hal. Microeconomia . Elsevier Editora Ltda.. Edição do Kindle.

Dessa forma, solicita-se respeitosamente a alteração do gabarito preliminar de “Certo” para “Errado”.

Gabarito: Errado (edit: Cebraspe colocou “certo” no gabarito preliminar)

Comentários: Se multiplicamos o custo médio pela quantidade (Y), obtemos o custo total. Nesse caso, obtemos:

CT = 2y2+1

Observe que o custo fixo, ou seja, o custo com capital que não varia conforme a quantidade produzida, é igual a 1 unidade monetária. Como esse é o preço de uma unidade de capital, a questão só estaria correta se indicasse que a firma usa uma unidade de capital. E ela não fez iso.

Na verdade, se fizermos a suposição de que a empresa está otimizando a quantidade de capital (embora não possa variar essa quantidade, pois aqui é “curto prazo”), sabemos que ela deveria utilizar 2 unidades de capital, pelos cálculos da questão anterior.

Resumindo: não podemos saber a função de custo total médio de curto prazo sem sabermos a quantidade do fator fixo disponível. Parece-me que o Cebraspe esqueceu de informar, ou propositalmente tornou a questão impossível, como costuma fazer em questões desse tipo. Ou é algo que eu mesmo não estou vendo…

De toda forma, calculamos:

CT = r.K + w.L

Onde:

CT: Custo total

r: remuneração do fator capital

K: quantidade de capital

w: remuneração do fator trabalho

L: quantidade do fator trabalho

Atribuindo os valores de “w” e “r” fornecido pelo enunciado, ficamos com:

CT = 1.K + 2.L

CT = K + 2.L

Considerando, como é habitual, que “K” é o fator fixo, já que a questão trata do curto prazo, resta definir “L” em função da quantidade produzida:

L = y2/K

E, portanto, o custo total passa a ser:

CT = K + 2y2/K

Assim, conclui-se que a função de custo médio fornecida pelo enunciado só é verdadeira no caso específico de a empresa operar com uma unidade de capital, pois assim:

CT = 1 + 2y2

CMeCP = 1/y + 2y

Contudo, tal quantidade de capital de uma unidade é apenas uma entre inúmeras possíveis, e não foi prevista pelo enunciado, como a banca fez em questão muito semelhante na prova da ABIN em 2018:

Oficial de Inteligência/Área 2
A função produção de uma firma é descrita por Y = K1/2 L1/2, em que Y é produto, L é a quantidade de trabalho e K é o estoque de capital. Sabendo que, nessa firma, o salário é w = 4 e a remuneração do capital é r = 1, julgue o item seguinte.

Se K = 2, então o custo total médio de curto prazo será igual a Y² + 2.

Ademais, calcula-se que a quantidade ótima de capital de longo prazo é de duas unidades, e se adotássemos como verdadeira a razoável suposição de que a empresa estivesse otimizada para longo prazo, ainda que atuando com o fator capital fixo, teríamos:

CT = 2 + 2y2/2

CT = 2 + y2

CMeCP = 2/y + y

Gabarito: Errado

Comentários: A teoria keynesiana considera a velocidade de circulação da moeda fixa. Por isso, já considero a questão errada. Contudo, se admitíssemos a quebra dessa premissa, teríamos um deslocamento da curva LM, com efeito semelhante ao aumento da oferta monetária. Ou seja, mesmo assim, não é o deslocamento da função consumo que provoca a elevação da demanda agregada, mas sim o aumento da oferta monetária que reduz os juros, elevando os investimentos e, aí sim, elevando a demanda agregada.

Gabarito: Errado*

Comentário: coloquei errado com ressalvas.

Ao fixar a taxa de juros, o Banco Central irá responder à política fiscal expansionista com uma política monetária também expansionista, para evitar que os juros subam, e isso ampliará o efeito sobre o produto.

Por outro lado, a definir a oferta de moeda sem considerar o nível de juros, não ocorreria, necessariamente, esse reforço da política monetária. Pelo contrário, poderia até mesmo ocorrer contração da oferta de moeda para evitar a elevação nos preços, reduzindo o efeito do aumento dos gastos.

A ressalva é porque em circunstâncias muito específicas (armadilha da liquidez), as taxas de juros não tenderiam a subir. Mas como é uma exceção, não acredito que mude o gabarito.

Gabarito: Certo

Comentários: O caso aqui é que o governo está gastando demais, e precisa reduzir seus gastos. Mas se ele fizer isso, pode acabar agravando a recessão, ao retirar parte dos estímulos da economia. Para evitar que isso ocorra, a política monetária expansionista pode (atenção ao “pode”) ser utilizada, atenuando os efeitos recessivos da política fiscal contracionista.

Gabarito: Errado

Comentários: tudo certo, exceto quanto aos juros. A política fiscal contracionista tende a provocar queda na taxa de juros, devido ao deslocando para a esquerda da curva IS ao longo da LM positivamente inclinada.

Gabarito: Certo

Comentário: novamente tem a ver com os juros.

A política monetária expansionista reduz os juros, e isso estimula os investimentos.

Enquanto a política fiscal elevar os juros, desestimulando os investimentos. É o efeito deslocamento, ou “crowding-out”.

Gabarito: Errado

Comentários:

O déficit orçamentário ocorre quando o investimento público é superior à poupança pública. Mas isso não está ocorrendo. Tudo o que podemos concluir, nesse caso, é que:

Ipub + Ipriv = Spriv + Spub + Sext

Ipub + Ipriv = Spriv + Spub + Sext

0 = Spub + Sext

Ou seja, o governo pode inclusive estar obtendo poupança pública positiva e com isso financiando o resto do mundo.

Gabarito: Errado

Comentário: Esse conceito estaria correto para superávit nominal, esse sim considera todas as receitas e despesas. O primário NÃO considera gastos com pagamentos de juros.

Gabarito: Certo*

Comentários: coloquei uma pequena ressalva, porque com exceção de um breve período em 2019 (pré-pandemia), houve desaceleração no crescimento da dívida. Mas não acredito que seja o bastante para invalidar a questão.

Celso Natale

Posts recentes

Lei Anticorrupção para CAIXA

Lei Anticorrupção para CAIXA Fala, pessoal, tudo certo? Hoje faremos um resumo sobre a Lei…

14 horas atrás

Concurso TCDF: resultado final será republicado no dia 30!

Alguns dias após a divulgação da homologação do resultado final do concurso TCDF (Tribunal de…

17 horas atrás

Quais são os salários dos cargos do concurso Detran AC?

Provas serão aplicadas em 28 de julho! Você, coruja, que tem o sonho de ingressar…

17 horas atrás

Caderno de questões inéditas para o concurso ISS Mossoró

Cadernos de Questões para o concurso ISS Mossoró: resolva questões inéditas sobre o conteúdo do…

17 horas atrás

Concurso AMAE Rio Verde: edital é republicado; veja!

Após ter sido suspenso, foi republicado o edital do concurso público da Agência de Regulação…

17 horas atrás

Concurso SEMED Palmas (TO): UFT é a banca; 3.252 vagas

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Palmas, em Tocantins, definiu a Universidade Federal do…

18 horas atrás