Artigo

Exame CFC 2020.1: deficiências estruturais prejudicam todos os examinandos! Saiba como se manifestar aqui!

Prezados, Prof. Possati (@profgilmarpossati) aqui, atualmente coordeno a preparação para o Exame CFC no site do Estratégia Concursos e nesse artigo vamos compilar tudo o que já comentamos a respeito da aplicação do Exame CFC 2020.1 e os caminhos que você deve seguir para reverter a situação.

Antes de entrarmos nos detalhes, é importante que você esteja dentro da nossa comunidade no Telegram: https://t.me/EstrategiaCFC

E também na nossa lista para receber os e-mails: https://gratis.estrategiaconcursos.com.br/estrategia-cfc/

Das deficiências estruturantes

As seguintes deficiências no sistema de aplicação das provas foram observadas, todas com farta comprovação pelos inúmeros vídeos e fotos de examinandos, os quais rodaram pelos diversos grupos de discussão na internet:

  1. Instabilidade para logar no início da prova: os examinandos relataram dificuldade para iniciar a prova. Fizemos uma enquete no nossa comunidade no Telegram para ratificar esse problema.

Observa-se que a amostragem da pesquisa indica que 73% dos examinandos sofreram com esse tipo de instabilidade. Indagados sobre o tempo perdido para iniciar a prova, recebemos o seguinte cenário:

Observa-se que praticamente a metade dos examinandos perderam mais de 3 min para iniciar a sua prova… observamos relatos de alguns que demoraram mais de 10 min para conseguir acessar a prova. Tal fato, por si só, já prejudica, pois o nível de ansiedade natural é ampliado, o que acaba por impactar no desempenho do examinando.

2. Lentidão para salvar cada questão.

Outro problema estruturante do sistema foi a lentidão para salvar cada uma das questões. Relatos indicam que em média o sistema ficava de 30 segundos a 1min para salvar cada questão. Em um cenário em que cada questão se perde 30 segundos, ao final de 50 questões são 25 minutos a menos de prova!! Obviamente que essa situação impacta no desempenho de todos os examinandos.

3. Necessidade de Deslogar/Logar (reiniciar) o sistema de acesso à prova, reiteradas vezes

Muitos examinandos relataram a necessidade de ter que deslogar e logar novamente para que o sistema passasse para a próxima questão. Em enquete realizada na nossa comunidade do telegram, obtemos o seguinte:

Observa-se que 95% dos examinandos enfrentaram esse tipo de dificuldade. Ademais, vale destacar que essa situação se repetiu por diversas vezes. Para 61% dos examinandos que responderam a enquete abaixo, foi necessário mais de 5 vezes…

Veja que aqui temos mais um problema que impacta no tempo necessário para resolver as questões, além de aumentar a ansiedade e pressão, o que invariavelmente impacta no desempenho do examinando.

4. Servidor (TI) que hospedou a prova não comportou a necessidade de acessos!

Milhares de examinandos relataram que o sistema caiu! Foram diversos erros que apareceram na hora da prova( Erro 404, 403, 503). Em um momento próximo das 13hs o sistema caiu para todos que estavam realizando a prova. Tal fato também prejudicou a todos! Tanto em termos de tempo, como também em qualidade, pois a ansiedade e nervosismo a essa altura já estava muito além do normal.

5. Erro “resposta já salva”

Muitos examinandos relataram esse problema sistemático do sistema de retornar a informação “resposta já salva”, quando para o examinando ainda não estava… fruto da lentidão em salvar, algumas vezes o sistema precisava ser deslogado (relatado acima) e, portanto, observa-se que os problemas começaram a aumentar ao longo da prova.

6. Questões “puladas”

Outro problema muito relatado… algumas questões foram consideradas “em branco” sem o examinando ter o direito de responder, pois o sistema considerou como respondida… também está relacionado à lentidão para salvar a resposta e processo de deslogar/logar necessário ao andamento da resolução das questões.

7. Liberação de tempo extra pouco tempo antes de finalizar a prova

Fruto das instabilidade acima relatadas, os responsáveis ampliaram em 30min o tempo para realização da prova. Porém, restava em torno de 10 a 15 min de prova!!!! Nesse processo, muitos examinandos já no desespero de tentar responder o máximo de questões, começaram a resolver muito rápido as questões… quando liberaram o tempo adicional, não havia como voltar nas questões já resolvidas (em tempo exíguo, fruto da instabilidade GENERALIZADA ao longo de toda a prova!!). Na real, foi mais desesperante ainda! Que fase!

A seguir compilamos algumas evidências que alguns examinandos nos encaminharam:

Servidor acusando “Acesso Restrito”
Servidor acusando que a “questão já foi salva”, sendo que ainda não havia sido salva…
Erro 403
Erro 502
Mais um erro…

Conclusão

Não restam, pois, dúvidas: o sistema elaborado para a realização da prova do Exame CFC 2020.1, não teve a estruturação técnica necessária para que desse a devida tranquilidade a todos os examinandos. As deficiências não foram pontuais e sim estruturantes! Nesse sentido, requer-se que as autoridades competentes tomem as medidas administrativas cabíveis para a reparação dos danos o quanto antes.

Orientação de encaminhamentos

Sugerimos a todos que se sentiram lesados, encaminharem aos meios disponibilizados pelas instituições responsáveis ([email protected] e [email protected]) o seu relato, encaminhando evidências que eventualmente tenham registrado.

Feito isso, aguardemos a manifestação oficial das instituições.

Caso nenhuma providência seja tomada, orientamos procurar apoio junto ao Ministério Público e até mesmo judicialmente, considerando que o registro é algo importante para exercer a profissão contábil.

Em nome de toda a equipe do Estratégia CFC (@estrategiacfc) nos solidarizamos com todos os nossos alunos que tanto se esforçaram nesse período complicado, estudaram firmes e, infelizmente, tiveram que lidar com erros e inconsistências no sistema que impactaram todos os examinandos.

Parabenizamos todos os guerreiros e guerreiras que mesmo em uma situação de total instabilidade lograram êxito! Vocês são verdadeiros heróis e são orgulho para toda a classe profissional.

Para quem precisa se preparar conosco para o próximo Exame, será um prazer ajudá-los no processo.

PREPARE-SE COM ESTRATÉGIA!

CURSO EXAME CFC 2020.2

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/exame-cfc-essencial-2020-2-intensivo/

Estamos juntos!

Prof. Possati

Instagram:

http://bit.ly/siga-o-possati

Entre no meu canal do Telegram!

https://t.me/canalcontabilizando

Inscreva-se no meu canal YT: http://bit.ly/canal-aprovação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Mas uma vez com problemas para acessar a prova do CFC 2020.02. um descasco com os candidatos.
    Gianny em 08/11/20 às 11:12
  • O MP deveria abaixar o índice de acertos: por exemplo quem acertou 40% da prova deveria ser aprovado, só assim chegaria a um consenso entre a maioria.
    LEVI LOPES em 01/09/20 às 08:38
  • Deveria ser contabilizado as questões efetivamente marcadas, ou seja, o percentual de acertos ser levado em conta somente as questões marcadas e não pelo total das 50.
    Antonino em 17/08/20 às 17:20
  • Meu nome é Gláucia, realizei o exame no dia 16_08_2020, realmente foi muito difícil logar para realizar o exame é por volta das 12:40 a conexão caiu e demorou uns 10 minutos para retornar. Além disso questões muito difícil.
    Glaucia da Conceição Cardoso em 17/08/20 às 13:11
  • Entrei váriasvezes e sair do sistema da prova porque travava nas questões que eram salvas. Demorava para mudar de questão
    Eunice em 17/08/20 às 12:42