Artigo

Estudar legislação específica para o TJRJ é essencial para garantir a aprovação

Com o edital publicado, surgem dúvidas acerca de como estudar legislação específica para o TJRJ, uma vez que existem poucas questões disponíveis sobre o tema, que é de alta complexidade. Tendo isso em vista, iremos abordar, nesse artigo, técnicas e dicas que irão auxiliar na preparação para esse concurso tão aguardado.

Conteúdo da disciplina de legislação

A legislação específica veio subdividida em 2 partes no edital. A primeira consiste na legislação especial, inserida na parte de conhecimentos gerais. Já a segunda está inserida na parte de conhecimentos específicos.

Legislação especial:

  • Lei Estadual nº 6.956/2015 (dispõe sobre a organização e divisão judiciárias do estado do Rio de Janeiro);
  • Decreto-Lei nº 220/1975 e suas alterações (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro);
  • Decreto nº 2.479/1979 e suas alterações (Regulamenta o Estatuto anterior);
  • Lei Estadual nº 4.620/2005 e suas alterações (Dispõe sobre a unificação e a reestruturação dos Quadros de Pessoal e institui a carreira de serventuário do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro).
  • Consolidação Normativa da Corregedoria Geral da Justiça, parte judicial.
  • Regimento Interno do TJRJ. 6.1 Da competência. 6.1.1 Do Tribunal Pleno e do Órgão Especial. 6.1.2 Do Conselho da Magistratura.
  • Resolução Órgão Especial nº 01/2017.

Legislação:

  • Consolidação Normativa da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro Parte Judicial.
  • Lei Federal nº 9.099/1995 e suas alterações (Juizados Especiais Cíveis e Criminais).
  • Lei Federal nº 12.153/2009 (Juizados da Fazenda Pública).

A importância de estudar legislação específica para o TJRJ com afinco

Atualmente, os concursos estão extremamente concorridos, e, consequentemente, as notas de corte cada vez mais altas. Sendo assim, o aluno, para ser aprovado em um concurso, deve dominar todas as disciplinas. Para isso, é importante assimilar o fato de que aprender a estudar legislação específica para o TJRJ é essencial para garantirmos a aprovação.

A prova será composta por 60 questões, sendo 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos.

A disciplina de legislação especial está inserida na prova de conhecimentos gerais, composta por 20 questões, enquanto a disciplina de legislação está inserida na prova de conhecimentos específicos, composta por 40 questões. O fato de termos legislação específica nas duas partes da prova ressalta a importância de se estudá-la.

Atente para a cobrança da disciplina na hora de estudar legislação para o TJRJ

Dessa forma, um erro muito corriqueiro entre os candidatos é deixar para estudar a legislação específica nas últimas semanas, sob o pretexto de que a matéria estará fresca na mente. O problema dessa prática é que a lei possui muitos detalhes, como prazos e exceções, que devem ser memorizados, pois são frequentemente cobrados pelas bancas examinadoras. Como a memorização não ocorre de um dia para o outro, mas sim com a repetição frequente, é de extrema importância que comecemos a estudar legislação específica para o TJRJ o mais rápido possível.

Aulas em PDF e videoaulas

O Estratégia disponibiliza, na área do aluno, as aulas em PDF e em vídeos. Quando começarmos a estudar legislação específica para o TJRJ, é importante recorrermos a aulas, para que consigamos compreender a matéria e estudar de forma eficiente.

Isso porque os professores possuem vasta experiência no ensino para concursos públicos, além de terem sido concurseiros como todos nós. Assim, possuem uma maior propriedade para identificar quais artigos são mais relevantes e apresentam maior probabilidade de serem cobrados na prova, além das possíveis pegadinhas, facilitando os nossos estudos. Além disso, os professores explicam a matéria de forma a torná-la mais didática, utilizando esquemas e cores diferentes para destacar informações importantes, por exemplo. Assim, a matéria de legislação se torna mais agradável aos olhos.

Um outro ponto a favor dos cursos disponíveis no Estratégia é que, ao final das aulas em PDF, os professores disponibilizam questões inéditas, elaboradas para que possamos treinar e avaliar nosso desempenho. Essa prática é capaz de nos fazer identificar nossos pontos fracos, que devem merecer uma maior atenção até o dia da prova.

Compilando a legislação do edital

Após fazermos uso dos PDFs e das videoaulas, devemos elaborar um compilado das leis cobradas na prova.

Mas como fazemos isso?

É simples. Acesse a legislação e a copie para um documento no Word. Delete artigos, parágrafos, incisos ou alíneas revogadas. Ter uma legislação limpa visualmente auxilia na hora do estudo e da memorização.

Uma boa dica é deixar uma pequena margem nas laterais do documento. Esse espaço é útil para fazermos anotações e esquemas, quando sentirmos necessidade. Se for do gosto do aluno, o documento pode ser dividido em colunas, o que pode tornar a aparência ainda mais agradável.

Aqui no Estratégia, alguns professores disponibilizam os artigos cobrados de forma separada no final do PDF, o que facilita muito na hora de revisarmos a letra da lei, uma vez que não precisamos realizar esse trabalho de compilação da legislação.

Grifos e marcações

Com a legislação compilada em mãos, é hora de estudá-la. Algo muito normal entre os estudantes é a vontade de marcar tudo que parece importante em um primeiro momento. Esse é um grande erro, uma vez que, ao primeiro contato com a letra da lei, não temos ainda uma real noção do que é de fato relevante para a nossa prova. Muitos são os detalhes, mas nem todos merecem uma maior atenção.

Dessa forma, nas primeiras leituras, os grifos e as marcações não devem ser utilizados. Alternativamente, para quem sentir necessidade de marcar de qualquer forma, recomendamos que marquem de lápis, para que possam apagar o que não for relevante e passar o marca texto em um momento posterior.

Quando tivermos uma intimidade maior com a lei, que iremos adquirir após realizarmos as provas anteriores do órgão e após estudarmos os PDFS, que contém as dicas dos professores, podemos iniciar as marcações.

Mas o que devemos grifar?

Na hora de realizarmos grifos no material, é importante que tenhamos atenção em relação a alguns elementos:

  • Prazos
  • Números
  • Palavras negativas
  • Exceções

Máxima atenção às competências dos órgãos e seus componentes, que são muito cobradas em prova!

Além disso, é importante sinalizarmos quais artigos já foram cobrados anteriormente. Para isso, iremos ao nosso próximo tópico: como utilizar questões anteriores para elaborar um material eficiente.

Como utilizar questões anteriores

Questões relativas à legislação específica do tribunal ou do Estado em questão são muito raras, e isso todo concurseiro sabe muito bem.

Porém, apesar de raras, existem algumas questões sobre as leis cobradas na prova. Uma dica é realizar as últimas provas aplicadas pelo órgão e identificar os artigos cobrados, uma vez que já dá para ter uma noção do que a banca considera mais relevante, mesmo que a banca que aplicou a última prova não tenha sido o Cebraspe.

Ressalte-se que não devemos nos guiar apenas pelas questões cobradas, uma vez que, muitas vezes, o último concurso do órgão foi realizado há muitos anos e a legislação pode ter sofrido algumas alterações. Dessa forma, as provas anteriores devem servir como um complemento na hora de estudar legislação específica para o TJRJ. Portanto, as questões irão nos auxiliar através do apontamento dos artigos mais importantes, o que não significa que devemos deixar os demais artigos de lado.

Estratégia Cast

Uma ferramenta utilizada pelo Estratégia e que pode ser muito útil para auxiliar na nossa preparação é o Estratégia Cast, aplicativo que disponibiliza aulas em áudio. Em breve serão lançadas as aulas em áudio com o conteúdo pós-edital do TJRJ, portanto fiquem ligados!

O legal dessa ferramenta é que nos possibilita estudar mesmo quando estamos no carro, no ônibus ou até mesmo lavando a louça.

Como o estudo da legislação requer memorização por parte do candidato, ouvir os áudios em diferentes momentos do dia se torna um hábito muito recomendado.

Revise, revise, revise!

Por fim, é essencial entendermos que não adianta estudarmos legislação específica para o TJRJ de forma profunda, entendermos o que estamos estudando, mas não revisarmos.

De acordo com a curva do esquecimento, em uma semana, esquecemos grande parte do que aprendemos. Desse modo, revisões periódicas não podem ser deixadas de lado, pois podem – e vão – custar a nossa aprovação.

A curva do esquecimento ressalta a importância das revisões na hora de estudar legislação específica para o TJRJ
Para saber mais sobre a curva de esquecimento, clique aqui

Existem diversos métodos de revisão, e cabe a cada um de nós identificar o método de nossa preferência. Mas para estabelecermos revisões eficientes e com uma boa frequência, é fundamental que montemos um plano de estudos.

Concluindo

Como vimos, estudar legislação específica para o TJRJ se mostra de suma importância, uma vez que a matéria está prevista nas duas provas, tanto de conhecimentos gerais quanto específicos.

Sendo assim, as dicas expostas por nós, do Estratégia, nesse artigo, são de grande valia para que nossos alunos consigam ter um bom rendimento nessa disciplina.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa noite, o material para assinante ja esta atualizado? Obrigada
    Renata em 12/03/20 às 19:11