Artigo

Espanhol – comentário – ESAF/CGU/AFC-2008

Olá a todos!

Como estão? Estudando? Concurso do ACE/MDIC? Concurso da AFC/CGU?

Eu tenho comentado algumas questões de Inglês, Espanhol e Português. No entanto, não tenho costume de publicar esses comentários, mas resolvi fazer uma experiência. Eu gostaria de receber a avaliação dos concurseiros aqui do Estratégia sobre o estilo dos comentários da questão abaixo. Se houver interesse, na medida do possível, estarei colocando aqui e na minha página algumas questões comentados das materias que citei acima.

Abraços.

Adinoél Sebastião
([email protected])
([email protected])

—————————

LÍNGUA ESPANHOLA

EL IPC DE ESPAÑA
Para el Cuerpo de Técnicos de Gestión de la Hacienda Pública (Gestha), el repunte de la inflación armonizada (4,3% en tasa interanual) y el consecuente diferencial de la economía española respecto a la media de la zona euro (1,2 puntos) no se deben a la dependencia energética de ese país y al encarecimiento de los alimentos, sino al mayor porcentaje de economía sumergida (estimada en el 23% del PIB, frente a la media europea de 10%) y al exceso de dinero negro en circulación existente en España (56.438 millones de euros). Desde la entrada en funcionamiento del euro, el volumen de crédito bancario em España dobla ya al del resto de los países con la misma moneda.

Gestha opina que este nivel de economía sumergida agrava el diferencial de precios con respecto al de la zona euro, lo cual merma el poder adquisitivo – unos diez puntos por encima de otros países europeos – y la competitividad del comercio exterior, que sitúa a España a la cabeza del déficit del PIB exterior mundial. Los Técnicos de Hacienda proponen un aumento de los ingresos, una reducción del fraude fiscal y la economía sumergida, a lo que hay que sumar una rebaja específica del IRPF.
(El Mundo. España, 16.01.08)

16- En el texto se dice que la tasa inflacionaria española:
a) rebasa la media europea.
b) es menor que la media de la zona euro.
c) ha aumentado.
d) presiona el volumen de crédito bancario.
e) está bajo el influjo de los precios energéticos y alimenticios.

Resolução
Antes de comentar a questão chamamos a atenção para a data do texto (janeiro de 2008) e a data da prova (março de 2008). Na maioria das vezes, a ESAF coloca nas provas textos que foram publicados na época do edital, pois é nesse período que ela confecciona a prova. Então, quando for prestar um concurso da ESAF fique atento para os assuntos que foram destaque na imprensa (jornais, revistas, telejornais) no período aproximado de 45 dias antes e 45 dias depois do edital.

Para resolvermos a questão precisamos de uma rápida tradução do texto.

Tradução Livre do Texto
O IPC da Espanha
Para o Corpo de Técnicos de Gestão da Fazenda Pública (Gestha), a alta da inflação harmonizada (4,3% na taxa interanual) e o consequente diferencial da economia espanhola com respeito à média da zona do euro (1,2 pontos) não se devem à dependência energética desse país e ao encarecimento dos alimentos, mas sim a maior porcentagem de economia submergida (estimada em 23% do PIB, frente a média europeia de 10%) e ao excesso de dinheiro negro em circulação existente na Espanha (56.438 milhões de euros). Desde a entrada em funcionamento do euro, o volume de crédito bancário na Espanha dobra ao do resto dos países com a mesma moeda.

O Gestha opina que este nível de economia submergida agrava o diferencial de preços com respeito ao da zona do euro, o qual diminui o poder aquisitivo – uns dez pontos acima de outros países europeus – e a competitividade do comércio exterior, que coloca a Espanha na liderança do déficit do PIB exterior mundial. Os Técnicos da Fazenda propõem um aumento dos ingressos, uma redução da fraude e da economia submergida, ao que há que somar uma baixa específica do IRPF.

16 – No texto se disse que a taxa inflacionária espanhola
a) ultrapassa a média europeia.
b) é menor que a média da zona do euro.
c) há aumentado.
d) pressiona o volume de crédito bancário.
e) está debaixo da influência dos preços energéticos e alimentícios.

Vamos para as alternativas.

Alternativa A – INCORRETA. A alternativa afirma que taxa inflacionária espanhola ultrapassa (rebasa) a média europeia. Isso não está no texto. O que pode confundir o candidato é que o texto disse que há um diferencial entre a economia espanhola e a média da economia da zona do euro (el consecuente diferencial de la economía española respecto a la media de la zona euro).

Alternativa B – INCORRETA. A alternativa afirma que a taxa inflacionária espanhola é menor que a média da zona do euro. Isso não está no texto. O que pode confundir o candidato é que o texto disse que há um diferencial entre a economia espanhola e a média da economia da zona do euro (el consecuente diferencial de la economía española respecto a la media de la zona euro).

Alternativa C – CORRETA. Aqui o candidato deveria saber que a palavra “repunte” significa no texto “alta”, “subida”. Assim, a alternativa afirma que a taxa inflacionária espanhola aumentou (ha aumentado). Isso de acordo com o texto é verdade (el repunte de la inflación armonizada).

Alternativa D – INCORRETA. A alternativa afirma que a taxa inflacionária espanhola pressiona o volume de crédito bancário. Isso não está no texto. O texto afirma apenas que desde que o euro entrou em vigor o volume de crédito bancário na Espanha dobrou comparado com os países que usam a mesma moeda (Desde la entrada en funcionamiento del euro, el volumen de crédito bancario em España dobla ya al del resto de los países con la misma moneda).

Alternativa E – INCORRETA. A alternativa afirma que a taxa inflacionária espanhola está debaixo da influência dos preços energéticos e alimentícios. Isso não está no texto. O texto disse que: “… el repunte de la inflación … no se deben a la dependencia energética de ese país y al encarecimiento de los alimentos … ”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.