Artigo

Edital SERES PE: banca já escolhida. Entenda o certame

Edital SERES PE: concurso oferta 200 vagas para agente de segurança

 

Com a escolha da banca Cespe/Cebraspe para realização do concurso para a Secretaria Executiva de Ressocialização do Estado de Pernambuco (SERES PE), chegou a hora de passarmos um pente fino no último edital SERES PE.

A ideia é fazer você ficar o mais atualizado possível quanto ao concurso que oferta 200 oportunidades. Afinal, a informação é a melhor ferramenta que o candidato pode ter nesse estágio do concurso: a fase pré-edital.

Uma vez que você conhece o edital anterior do certame, como compreendem as etapas do concurso e qual foi o conteúdo programático de cada disciplina, você fica preparado para iniciar os estudos com mais segurança.

É certo que nenhum edital é garantia de ser igual ao anterior, mas há uma probabilidade muito grande de isso ocorrer. Mas antes de começarmos a verificar como foi o último edital Seres PE, vamos entender de qual órgão estamos falando.

O que é o SERES PE?

O Seres é uma secretaria executiva ligada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do estado do Pernambuco e tem como missão administrar o funcionamento do sistema prisional do Estado de Pernambuco, que é composto por 21 unidades prisionais e 58 cadeias públicas. Esse certame, portanto, é para o cargo de agente penitenciário, ou Agente de Segurança Penitenciária, destinado a profissionais com nível intermediário de formação.

O cargo – Agente de Segurança Penitenciária

O cargo é dividido, por lei, entre atribuições masculinas e femininas, o que interfere no número de vagas ofertadas.

No último edital foram 500 vagas oferecidas, sendo 400 para homens e 100 para mulheres, ao passo que no próximo a previsão é de abertura de 200 vagas.

De acordo com o edital SERES PE de 2009, baseado na Lei estadual 11.580/1998, as atribuições do cargo são as seguintes:

Homens:

"Efetuar serviços de vigilância interna e custódia de presos; zelar pela disciplina e segurança dos detentos; efetuar rondas periódicas; atender e fiscalizar visitantes; acompanhar trabalhos executados por detentos; informar ocorrências de seu turno de trabalho; dirigir veículos oficiais quando credenciado e habilitado; acompanhar sob custódia detentos requisitados para audiências ou quando da realização de exames médicos ou laboratoriais; executar outras tarefas correlatas."

Mulheres:

"Realizar, em qualquer das unidades prisionais do Sistema Penitenciário, os serviços de revista às familiares e visitas femininas dos presos em geral; e, nas unidades prisionais destinadas às mulheres, efetuar serviços de vigilância interna e custódia de presos, zelar pela disciplina e segurança dos detentos, efetuar rondas periódicas, atender e fiscalizar visitantes, acompanhar trabalhos executados por detentos, informar ocorrências de seu turno de trabalho, dirigir veículos oficiais quando credenciada e habilitada, acompanhar sob custódia detentas requisitadas para audiências ou quando da realização de exames médicos ou laboratoriais, executar outras tarefas correlatas."

A carga horária de trabalho é de 44 horas semanais, de acordo com a lei, mas em regra os servidores trabalham de plantão em turnos de 24 horas, com 72 horas de folga.

A altura mínima para o candidato, independente do sexo, é de 1,65 m.

Outro requisito do cargo foi o porte carteira de habilitação (CNH), no mínimo, da categoria "B".

A escolha do local da vaga se deu na fase de inscrição. Assim, o candidato teve que optar por uma determinada localização para concorrer à vaga.

Não foram ofertadas vagas para candidatos portadores de necessidades especiais, com base no Decreto. 3.298/1999, haja vista que é um cargo para o qual se exige a plena aptidão física do candidato.

Provas e conteúdos – edital SERES PE

 A banca organizadora do concurso foi o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco – IAUPE.

O concurso SERES PE foi dividido da seguinte forma:

A 1ª Etapa com as seguintes fases:

a) Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório;
b) Exames Médicos, de caráter eliminatório;
c) Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório;
d) Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;
e) Investigação Social, de caráter eliminatório;

Já a 2ª etapa consistiu em Curso de Formação Profissional.

A prova objetiva valeu 100 pontos, sendo que 50 foi a quantidade mínima de pontos para aprovação na prova objetiva. Menos do que isso, o candidato já estaria eliminado automaticamente.

Foram 50 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 alternativas de resposta, onde você deveria indicar uma correta.

A prova objetiva foi aplicada nas seguintes cidades:

Grande Recife
Caruaru
Petrolina
Nazaré da Mata
Serra Talhada
Garanhuns
Palmares

As demais fases só foram realizadas em Recife e região metropolitana.

Durante o curso de formação os candidatos receberam uma bolsa no valor de R$ 600.

Quais foram as matérias do edital SERES PE?

O conteúdo foi dividido em conhecimentos gerais e específicos.

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua portuguesa
Conhecimentos de informática
Raciocínio lógico

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Direito constitucional
Direito administrativo
Direito penal
Direito processual penal
Direitos humanos

Esse foi, portanto, o concurso SERES PE. O próximo não deve demorar muito a ter edital publicado, haja vista a escolha da banca já ter sido realizada e o Governador do Estado, Paulo Câmara, ter declarado que pretende lançar este mês ainda o certame! Por isso, não perca tempo e comece agora a se preparar!

Abaixo segue o link para você acompanhar as notícias do certame: NOVIDADES CONCURSO SERES PE

O Estratégia Concursos já lançou cursos focados no edital SERES PE. Nossos cursos contêm o conteúdo completo que será cobrado na sua prova. São PDF´s e videoaulas, além de um fórum de dúvidas exclusivo na área do aluno para você esclarecer pontos com seus professores. Confiamos tanto na qualidade da nossa equipe e dos nossos materiais que nós temos uma política de satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, em até 30 dias e sem burocracia.

Cursos p/ SERES/PE

Confira abaixo o programa completo do conteúdo programático do concurso SERES PE anterior:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • A formação exigida é superior, Alex. A remuneração inicial deve ser de mais de R$ 2.500.

    Coordenação em 18/04/17 às 13:59
  • Nível médio ou superior? Qual remuneração?
    Alex em 17/04/17 às 22:16
  • Cabe ressaltar que a exigência será nível superior, ou seja, graduação em qualquer área do conhecimento.
    ADILSON em 17/04/17 às 20:37