Artigo

Edital Bombeiros RN: conheça a carreira e os detalhes do certame

EDITAL BOMBEIROS RN

edital bombeiros rnO Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte está preparando edital para selecionar novos integrantes para seus quadros de guerreiros da paz, servidores engajados na proteção direta à sociedade: os bombeiros!

Na minha experiência como professor, posso assegurar que uma das categorias de servidores mais satisfeitas com suas atividades diárias é a do Corpo de Bombeiros Militar! A propósito, uma pesquisa recente do IBOPE demonstra que a instituição mais confiável do Brasil é justamente o Corpo de Bombeiros, à frente  até mesmo das igrejas e das forças armadas.

Confira, no link ao final deste artigo, as últimas notícias sobre o certame!

A banca IDECAN foi escolhida para organizar o edital Bombeiros RN. São exatos 10 anos desde o último concurso Bombeiros RN para o quadro de praças, certame realizado pela Consultec. No final deste artigo você encontrará um link para outro artigo falando sobre a banca organizadora IDECAN, feito pelo professor Marcos Girão.

Além disso, recomendo a leitura de outro artigo feito pelo mesmo professor, o qual, apesar de falar sobre as Polícias Militares de uma forma geral, dão ideia da estruturação das carreiras, das atividades realizadas, algo não muito distante dos bombeiros.

O QUE FAZ UM BOMBEIRO RN?

Nós sabemos em linhas gerais quais são as atividades dos bombeiros, sei que não é segredo pra ninguém.

No entanto, vale a pena ler o que trouxe o edital bombeiros RN como atribuições, vejamos:

Cabe ao Bombeiro Militar

  1. ordinariamente, desempenhar as atribuições da missão constitucional do Corpo de Bombeiros Militar, através dos seguintes tipos de ações em todo o território do Rio Grande do Norte:

I – atuar na execução das atividades de defesa civil;

II – realizar os serviços de prevenção e combate aos incêndios;

III – participar, através de órgãos especializados, da defesa do meio ambiente, atuando como órgão estadual encarregado da guarda militar do patrimônio ambiental do Estado, de modo a zelar pela prevenção e combate a incêndios florestais, bem como pela fiscalização efetiva quanto ao cumprimento da legislação ambiental no que diz respeito à preservação da fauna e da flora e, ainda, à proteção contra as ações de degradação do solo, do ar e dos mananciais aqüíferos;

IV – realizar atividades de resgate, busca e salvamento;

V – fiscalizar as atividades de segurança contra incêndio e pânico;

VI – realizar atividades auxiliares de socorros de urgência e atendimento de emergência pré-hospitalar;

VII – desempenhar atividades educativas de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, socorros de urgência e proteção ao meio ambiente;

VIII – realizar perícias de incêndios e explosões relacionadas com a sua competência;

IX – notificar, isolar e interditar, no âmbito de sua competência, as obras, habitações, serviços, locais de uso público e privado que não ofereçam condições de segurança, devendo aplicar aos responsáveis infratores as penalidades previstas em lei;

X – fiscalizar, no âmbito de sua competência, os serviços de armazenamento e transporte de produtos especiais e perigosos, visando à proteção das pessoas, do patrimônio público e privado e do meio ambiente;

XI – fiscalizar, controlar e prevenir, no âmbito de sua competência, a prática de atividades de esporte e recreação aquática, de excursões em florestas, matas e áreas de preservação ambiental, bem como escaladas e montanhismo, onde exista risco à integridade de pessoas;

XII – desenvolver pesquisa científica em seu campo de atuação funcional;

XIII – exercer outras atividades correlatas.

O Bombeiro Militar em razão de sua situação de “Militar Estadual” exerce seu trabalho nas mais diferentes condições, situações, horários e ambientes. Deve estar preparado para lidar educadamente com o cidadão. Uma hora pode estar digitando um documento em horário normal de expediente, e em outra combatendo incêndios, realizando resgate ou salvamento, seja durante o dia ou à noite nas situações mais adversas como enchentes, alagamentos, deslizamentos, desabamentos e quaisquer outras que sejam necessárias a atuação dos bombeiros com o objetivo de salvar vidas e bens.

O Bombeiro Militar está sujeito a diversos riscos, tais como, estresse, invalidez temporária ou permanente, lesões corporais ou até mesmo a morte no desempenho da nobre missão de salvar vidas.

É uma profissão que deve ser almejada por aqueles que têm um espírito altruístico muito grande, ou seja, que sacrifiquem voluntariamente o que há de egoístico nos desejos e tendências naturais do homem, com amor ao próximo e abnegação.

Sujeitos aos rigores da hierarquia e disciplina militares são regidos por leis especiais que somente a eles são aplicadas.

Devido a todos esses fatores, aqueles que não têm vocação para a profissão, jamais devem se aventurar tão somente à procura de um emprego.

E aí, sentiu o chamado? Em caso positivo, continue a leitura.

SALÁRIO BOMBEIRO RN

Professor, quanto ganha um bombeiro RN? A remuneração inicial básica de um Soldado é R$ 2.904, ao passo que um Subtenente recebe R$ 7.260. Veja abaixo a tabela completa, vigente desde março de 2016:

edital bombeiros rn 3

REQUISITOS DO EDITAL BOMBEIROS RN

Os requisitos do edital bombeiros RN foram os seguintes:

  • Altura mínima de 1,65m
  • Idade entre 19 e 30 anos, no máximo
  • Possuir carteira de habilitação categoria “B” ou superior
  • Ensino médio completo

Além disso, ainda foi solicitado ao candidato ao CBM RN comprovar a conduta ilibada, bem como não ter sofrido condenação criminal, com pena privativa de liberdade ou incompatível com a função de bombeiros.

edital bombeiros rn 1

PROVAS – BOMBEIROS RN

As provas do edital bombeiros RN foram divididas da seguinte maneira:

1ª fase: Exame Intelectual, o qual foi constituído por provas objetivas

2ª fase: Exame de Saúde, realizado apenas em Natal/RN

3ª fase: Exame de Avaliação de Condicionamento Físico, realizado apenas em Natal/RN

4ª fase: Curso de Formação de Soldados, com duração média de 6 meses

O Estratégia Concursos possui cursos específicos para o edital Bombeiros RN. Nossos cursos são completos em PDF e videoaulas, sendo que o material escrito é feito com foco 100% no edital e no que é cobrado pelas bancas. O conteúdo é composto por teoria e exercícios comentados. Além disso, os alunos possuem uma ferramenta imprescindível na sua preparação: o fórum de dúvidas para falar diretamente com os professores. Conheça nossos cursos, acesse uma aula gratuita.

Pacote completo Bombeiros RN

A 1ª fase teve 100 questões objetivas, de múltipla escolha, versando sobre conteúdos de ensino médio. As matérias com maior pontuação/ peso foram atualidades e potencialidade (raciocínio lógico), conforme  quadro abaixo:

edital bombeiros rn 2

Para ser selecionado, o candidato deveria fazer a pontuação mínima de 20 pontos por disciplina, além de uma média geral das disciplinas igual ou superior a 50 pontos.

Os Exames de Avaliação de Condicionamento Físico foram os seguintes:

  • Corrida de média distância
  • Tração em barra fixa
  • Flexão de braço com o apoio ao solo
  • Flexões abdominais
  • Natação de 100 metros
  • Subida em escada de 30 metros

Se você se enquadra nesse perfil e se interessou pelo concurso Bombeiros RN, não perca tempo e inicie já sua preparação. Bombeiros e Polícias Militares são os concursos que mais atraem candidatos, por motivos óbvios. Uma preparação adequada, focada no edital, sem perda de tempo, é fundamental para o candidato vencedor sair à frente nessa corrida.

Segue abaixo os links dos artigos que te prometi:

Polícia Militar: saiba tudo sobre essa carreira!

IDECAN: conheça a banca examinadora do concurso Bombeiros DF

Concurso Bombeiro RN: classificação final é publicada

O Estratégia Concursos possui cursos específicos para o edital Bombeiros RN. Nossos cursos são completos em PDF e videoaulas, sendo que o material escrito é feito com foco 100% no edital e no que é cobrado pelas bancas. O conteúdo é composto por teoria e exercícios comentados. Além disso, os alunos possuem uma ferramenta imprescindível na sua preparação: o fórum de dúvidas para falar diretamente com os professores. Conheça nossos cursos, acesse uma aula gratuita.

Confira nossos Cursos para Concurso Bombeiros-RN

Edital Bombeiros RN 2006

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns! Bem melhor esse artigo que apresentou uma carreira com benefícios, e não apenas uma carreira para benefícios. Abraço!
    Lucas Kuze em 27/07/16 às 17:56