Artigo

Edital ACE/MDIC – Língua estrangeira: versão de texto

 Olá a todos!

O edital para ACE/MDIC trouxe língua estrangeira assim: "INGLES/FRANCÊS/ESPANHOL: Interpretação e versão de textos. "


Muitos bons candidatos estão preocupados. Mas eu diria que para os candidatos que já vinham se preparando que a maneira com que o edital trouxe língua estrangeira é um prêmio. Por quê? É simples. Quem já estava estudando as matérias dos editais anteriores já está quase pronto, falta a lapidação. E, a cobrança de Inglês/Espanhol ou Inglês/Francês não vai tirá-los da disputa, mas vai aumentar ainda mais a diferença de quem se preparou antes para esse certame daqueles que começarão a estudar depois do edital. 

Quem já estava estudando terá um tempo (+ ou – 60 dias) para estarem prontos para acertar quase 100% (ou 100%) da prova de língua estrangeira. Enquanto isso os demais, ainda irão começar a estudar, arrumar matéria, procurar cursinhos etc.

A interpretação de textos da ESAF todos já conhecem. Vide provas anteriores. Mas o que é versão? 

Segundo o site Nativo Traduções: "A diferença entre tradução e versão é bem sutil e às vezes causa um pouco de confusão. De maneira bem simples, podemos dizer que tradução é o processo de converter um texto em língua estrangeira para a língua mãe (no nosso caso, para o Português) e versão é o processo de converter qualquer texto da Língua Portuguesa para uma língua estrangeira. "

Em palavras resumidas, podemos dizer que tradução é trazer para o Português um texto em língua estrangeira. Já versão é o contrário. Versão é pegar um texto em Português e levá-lo para uma língua estrangeira. 

Assim, na versão, provalmente, a ESAF trará um texto em Português e trará alternativas em língua estrangeira e pedirá para que o candidato marque a alternativa que se refira ao texto.

Hoje ainda é dia de planejamento. Amanhã voltam as traduções livres.

Adinoél Sebastião


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.