Artigo

5 Dicas para melhorar percentual de acertos na prova da PC-GO

Olá, tudo bem com você? No artigo de hoje vamos dar 5 dicas para melhorar percentual de acertos na prova da PC-GO! Vamos lá?

5 Dicas para melhorar percentual de acertos na prova da PC-GO

Foi publicado o edital do concurso da Polícia Civil de Goiás (PC-GO) com 864 vagas para cargos que exigem nível superior de formação.

E o melhor de tudo, os cargos contam com um salário inicial de até R$ 23.811,22! Muito bom, não é mesmo?

E você está estudando para esse concurso?

Pensando em melhorar a sua preparação, principalmente nesse momento de pós-edital, hoje iremos trazer 5 Dicas para você melhorar o seu percentual de acertos para a prova da PC-GO e conquistar a sua aprovação neste certame.

Vamos lá?

1° Dica: Identificar o seu percentual de acertos em cada matéria e em cada tópico

Antes de tudo, você precisa identificar como você está em cada uma das matérias exigidas no seu certame. Além disso, dentro de cada matéria, você precisa analisar como está em cada assunto ou tópico.

Para você conseguir evoluir nas provas é necessário que, primeiramente, você identifique o que está fazendo de certo ou errado. Assim, quando você analisa como você está em cada matéria, você percebe quais você tem um melhor desempenho e as que têm uma maior dificuldade.

Você pode fazer isso tanto analisando provas anteriores que você realizou, como as questões que você vem respondendo no material ou no sistema de questões.

Parece meio óbvio, não é mesmo?

Mas muitos estudantes quando fazem provas anteriores buscam esquecer rápido a prova e acabam não analisando os motivos que o levaram a errar as questões.

Desse modo, quando você analisa o seu desempenho, você tem um “feedback” dos pontos que merecem uma maior atenção. Assim, você identifica onde é necessário focar melhor, quais são seus pontos fortes e fracos.

Além do mais, pode ser que o seu percentual em uma disciplina até esteja bom, mas tem um tópico específico que está baixo. Nesse caso, você deve reforçar o estudo daquele ponto específico, analisando o porquê de você não estar acertando as questões, revisando o material teórico e realizando mais questões a respeito do tema.

2° Dica: Conheça bem a Banca Examinadora responsável pelo seu certame – 5 Dicas para melhorar percentual de acertos na prova da PC-GO

Outra dica muito importante para você conseguir aumentar o seu percentual de acertos em provas é conhecer a Banca Examinadora responsável pelo seu certame.

No caso da Polícia Civil de Goiás, a Banca Examinadora é o Instituto AOCP. Essa Banca, consoante consta no seu site é uma: “associação civil sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário. Dessa forma, apresenta-se como pessoa jurídica de direito privado.

O Instituto AOCP é uma Banca que tem um estilo bem peculiar de cobrança. Além disso, ela possui algumas questões consideradas muito difíceis, mesmo com enunciados enxutos. Assim, muitos candidatos acabam caindo na pegadinha achando que são fáceis.

Destarte, analisar questões anteriores do Instituto AOCP é fundamental para você entender o estilo de cobrança dessa Banca.

Ademais, essa Banca costuma colocar as famosas “pegadinhas”. Outrossim, os examinadores que elaboram as provas da Banca AOCP não são os mesmos que elaboram as provas do Instituto AOCP. Sendo assim, você deve estudar com base nas questões do Instituto AOCP.

Nas questões de Língua Portuguesa, essa Banca costuma exigir textos para interpretar relativamente extensos. Além do mais, em português, é cobrado muito a gramática tradicional, normativa, por exemplo, regras gramaticais, em geral.

Inclusive, o estilo de cobrança das questões do Instituto AOCP é bastante similar a de outras Bancas mais conhecidas como, por exemplo, a Fundação Carlos Chagas, Cesgranrio e a Cebraspe (nas provas de certo ou errado). 

Quanto às questões de Raciocínio Lógico do Instituto AOCP, elas lembram muito as questões da Fundação Carlos Chagas.

Portanto, caso você encerre as questões anteriores do Instituto AOCP, você pode também fazer questões dessas Bancas com o perfil de cobrança similar.

3° Dica: Dê uma maior atenção aos assuntos que você está pior e que são mais exigidos na sua prova

Outra dica muito importante para você conseguir aumentar o seu percentual de acertos em provas é dar uma maior atenção aos assuntos que você está pior e que são mais exigidos na sua prova.

Como falamos, pode ser que você esteja com um percentual alto em uma matéria (por exemplo, 90%), mas em um assunto específico você não esteja tão bem (60%, por exemplo).

Assim, você deve dar uma maior atenção a esses assuntos que você ainda precisa melhorar bem.

Mas como dar uma maior atenção?

Dedicando mais tempo a esses tópicos. Desse modo, você deve dedicar um maior tempo para fazer questões e revisar os assuntos que ainda não estão tão bem consolidados como outros.

Além disso, nos assuntos que você já está com um percentual de acertos alto, você não irá conseguir extrair tantos pontos a mais, por isso você pode treiná-los com menos intensidade do que os que você está com dificuldade.

Ademais, é interessante criar um “caderno de erros”. Nesse caderno você colocará tanto as questões que você errou como as questões que você teve dúvidas na resolução.

Inclusive, como falamos na 2° Dica, as Bancas normalmente tem o seu modo próprio de cobrança, os assuntos que elas costumam cobrar com uma maior intensidade. Assim, a elaboração de um “caderno de erros” ajuda a melhorar o desempenho, principalmente nesses pontos que você está com mais dificuldade.

Por fim, você deve também dar atenção extra às questões e assuntos que são mais exigidos no seu certame. Desse modo, você consegue potencializar o seu estudo no pós-edital tornando-o mais eficiente.

4° Dica: Resolva o máximo de questões que você conseguir – 5 Dicas para melhorar percentual de acertos na prova da PC-GO

A 4° Dica é talvez a mais importante de todas para você melhorar o seu percentual de acertos na prova da PC-GO é você resolver o máximo de questões que você conseguir nesse pós-edital.

Na maioria das vezes, o estudante estuda o material completo, mas não consegue obter um percentual bom de acertos, então ao invés dele treinar questões e identificar o porquê ele está indo mal, ele decide ler todo o conteúdo novamente.

Além da importância de entender como a Banca cobra determinado assunto e quais os pontos você deve se aprofundar melhor, fazer questões de concursos é um método de estudo extremamente eficiente, uma vez que quando você resolve questões, você exercita mais o cérebro, aumentando a sua capacidade de memorizar o assunto.

Ou seja, fazer muitas questões de concursos anteriores é uma excelente forma de revisar o conteúdo, não sendo necessário, nem eficiente, ler todo o conteúdo novamente.

Além disso, como já falamos, quando você resolve muitas questões de concursos anteriores, você consegue monitorar como está o seu rendimento. Assim, você analisa os tópicos que necessitam de uma maior atenção, o que possibilita canalizar os seus esforços.

Ademais, a resolução de questões possibilita direcionar os seus estudos para os assuntos mais importantes para a sua prova. Afinal, as Bancas costumam exigir mais alguns assuntos que outros.

Por fim, quando você treina resolver questões, você começa a monitorar melhor o tempo que está levando nas suas resoluções. Assim, você consegue analisar quanto tempo você está levando para resolver as questões de cada disciplina, possibilitando fazer alguns ajustes que sejam necessários.

5° Dica: Insira questões chaves, questões comentadas e caderno de erros nas suas revisões – 5 Dicas para melhorar percentual de acertos na prova da PC-GO

A 5° Dica para você melhorar o seu percentual de acertos na prova da PC-GO é inserir questões chaves, questões comentadas e cadernos de erros nas suas revisões.

Para melhorar o seu desempenho nas questões você deve inserir questões comentadas pelos professores nas suas revisões, de preferência as que você teve uma maior dificuldade para resolver “cadernos de erros” ou que são questões chaves (questões que abordam bem o assunto ou que são bem frequentes).

Ou seja, você deve adicionar algumas questões nos seus momentos de revisão. Algumas questões que pode ser interessante ser adicionada:

  • Questão que costuma ser exigida na prova da sua Banca e que você não domina;
  • Questão com um grau de dificuldade alta e que você ainda não assimilou bem;
  • Que mesmo “fácil”, ela consegue resumir bem a matéria;
  • Questão com uma pegadinha perigosa da Banca;
  • Questão com algum assunto que você está errando muito.

Assim, selecionando questões desses tipos elencados acima, você consegue fazer uma revisão bem completa dos pontos mais importantes e dos que você está com uma maior dificuldade.

Resumo – 5 Dicas para melhorar percentual de acertos na prova da PC-GO

Como falamos, a 4° Dica é talvez a mais importante de todas para você melhorar o seu percentual de acertos na prova da PC-GO é você resolver o máximo de questões que você conseguir nesse pós-edital.

Na maioria das vezes, o estudante estuda o material completo, mas não consegue obter um percentual bom de acertos, então ao invés dele treinar questões e identificar o porquê ele está indo mal, ele decide ler todo o conteúdo novamente, o que não é nada produtivo.

Assim, além da importância de entender como a Banca cobra determinado assunto e quais os pontos você deve se aprofundar, responder questões de concursos é um método de estudo e de revisão extremamente eficiente.

Por fim, como falamos, se você conseguir finalizar as questões do Instituto AOCP para a sua prova, você pode pegar algumas questões de Bancas similares.

Espero que você tenha gostado do artigo de hoje!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

https://www.policiacivil.go.gov.br/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.