Fiscal - Estadual (ICMS)

Custos diretos, indiretos, fixos e variáveis – Resumo SEFAZ-MT

Confira neste artigo uma análise sobre os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, na Contabilidade de Custos, para o concurso da SEFAZ-MT.

Olá, pessoal! Como vocês estão?

O edital da SEFAZ-MT está na praça, para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais, com uma remuneração inicial que pode alcançar o valor de R$ 39.063,76.

Dessa maneira, no artigo de hoje, iremos aprender sobre os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, na Contabilidade de Custos, para o concurso da SEFAZ-MT.

O que são custos diretos?

Os custos diretos, como o próprio nome já diz, são aqueles que podem ser diretamente atribuídos aos produtos ou serviços.

Dessa maneira, não é necessário rateio para atribuí-lo ao objeto que está sendo custeado.

Os exemplos clássicos são a matéria-prima utilizada na produção de uma mercadoria, bem como a mão-de-obra direta aplicada na fabricação de tal item.

O que são custos indiretos?

Já os custos indiretos são aqueles que não podem ser diretamente atribuídos aos produtos fabricados.

Por isso, geralmente, são apropriados aos objetos a serem custeados por meio de rateios.

Um exemplo é o aluguel da fábrica. Vamos supor que determinada empresa fabrique cadernos e mochilas em uma mesma fábrica. Desse modo, não é possível atribuir diretamente o custo do aluguel a determinado produto, pois os dois são beneficiários do imóvel alugado. Assim, são utilizados métodos de rateio para distribuir tal custo para as duas mercadorias produzidas. De modo similar, está o custo com a energia elétrica utilizada na produção.

Outro exemplo é a mão-de-obra indireta, como os funcionários do controle de qualidade dos produtos, que trabalham no controle das duas mercadorias.

O que são custos fixos?

Os custos fixos são aqueles custos que não sofrem variação no seu valor quando o volume de produção se altera. Dessa maneira, é possível afirmar que os custos fixos independem do nível de atividade da produção.

Um exemplo é o valor do aluguel de um maquinário utilizado na produção. Vamos supor que em determinado mês o nível de produção dobre. Neste caso, o valor do aluguel da máquina não se altera. De modo semelhante, caso não haja nenhuma produção no período, a empresa ainda teria que pagar pelo aluguel, pois ele independe da produção. Por isso ele é um custo fixo.

FIQUE ATENTO: Custo fixo não quer dizer custo imutável. Perceba que o valor do aluguel poderá ser reajustado após 1 ano, por exemplo. Contudo, ele continua sendo um custo fixo, pois o valor da alteração não possui relação com o volume de produção.

Dessa maneira, um custo de produção pode variar todos os meses. Todavia, caso essa variação não seja decorrente do volume de produção, ele será considerado fixo.

O que são custos variáveis?

Por sua vez, os custos variáveis são aqueles cujos valores são alterados em decorrência da variação do volume de produção.

O maior exemplo deste tipo de custo é a matéria-prima direta. Suponhamos que o volume de produção triplique durante determinado período. Assim, é natural que o volume de matéria-prima utilizada também aumente, não é mesmo? Por isso ele é classificado como custo variável.

Outros exemplos de custos variáveis são aqueles decorrentes de embalagens, insumos produtivos diretos, entre outros.

Custos semifixos e semivariáveis

Há também na literatura a presença de dois custos intermediários, os semifixos e os semivariáveis.

Os custos semifixos são, à priori, custos fixos. Contudo, com o aumento da produção, ocorre a também a elevação de tais custos. Assim, após se ajustarem à nova posição, eles passam a apresentar novamente características de custo fixo.

Já os custos semivariáveis são aqueles que possuem um comportamento de custo fixo até certo ponto, sendo que depois passam a se comportar como custo variável.

Finalizando – Custos direitos, indiretos, fixos e variáveis

Bom, pessoal! Finalizamos o nosso estudo sobre os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, na Contabilidade de Custos, para a SEFAZ-MT. Esperamos que tenham gostado.

Caso queira se preparar para chegar competitivo nesta prova, invista nos  cursos para a SEFAZ-MT do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Não deixem de conferir.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2023

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Kassio Henrique Sobral Rocha

Posts recentes

Carta aos Assinantes do Estratégia Concursos – 187

Confira, em nossa centésima octogésima sétima carta aos assinantes, a nossa programação semanal, as novidades…

49 minutos atrás

Concurso TCDF: Cebraspe é a possível banca; 8 vagas!

Conforme já antecipado exclusivamente pelo time do Estratégia, o concurso TCDF (Tribunal de Contas do…

10 minutos atrás

Concurso Minas Novas: inscrições abertas para 239 vagas!

A inscrições para o concurso público da prefeitura de Minas Novas, no estado de Minas…

18 minutos atrás

Concursos PF e PRF serão solicitados com mais de 7 mil vagas!

Novos concursos públicos para a Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) serão solicitados…

19 minutos atrás

Reunião de planejamento do concurso Olinda nos próximos dias!

Com banca organizadora já definida, o concurso público da Prefeitura de Olinda, Pernambuco, segue nos…

29 minutos atrás

Concurso Macaé RJ terá 647 vagas; FGV contratada!

Edital previsto para o 2º semestre A banca do novo concurso público da prefeitura de…

37 minutos atrás