Artigo

Análise da prova de Execução Orçamentária e Financeira – TFCE – Concurso TCU

Pessoal, seguem pontos importantes sobre a prova do Concurso TCU:

1. 12 das 13 questões (92%) estavam de forma direta e clara no material (a única que não estava de forma direta foi a questão 72).

2. Não caiu nenhuma questão de Retenção e nenhuma questão de programação orçamentária e financeira.

3. A Discursiva constava na aula 03: lei 4320/1964, suprimento de fundos.

Não identifiquei recursos. Sucesso.

Aos alunos matriculados que tiverem dúvidas, podem em enviar as mesmas via fórum.

Cordialmente, Giovanni Pacelli

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, também acho que a questão referida pela Carolina está correta embasada no art. 14 da LRF. Para tanto o que você acha de um recurso?
    Paula em 12/08/15 às 19:37
  • Pablo, a situação é a seguinte: no caput do art 14 da LRF fala que TEM QUE ATENDER O DISPOSTO NA LDO + pelo uma das medidas (dos incisos). Portanto, tem que atender a LDO. E a LDO obriga a compensação.
    Carolina Alves em 12/08/15 às 10:37
  • Muito bom, professor! Só vacilei na de GRU! Todas muito bem aplicadas no programa, e olha que vi EOF pela primeira vez na vida. Andréia, acredito que seja porque quando a renúncia de receita estiver calculada já na estimativa de receita da lei orçamentária, não é necessária a imposição de medidas compensatórias, ou seja, é necessário impacto orçamentário e financeiro e pelo menos UMA das duas medidas: ou medidas compensatórias, ou consideração na estimativa de receita, ou as duas juntas. Fundamento: Art. 14, inciso I, LC 101.
    Pablo em 12/08/15 às 00:12
  • Professor, vi em um grupo que faço parte esse texto, em relação à resposta da renúncia de receita e compensação: "Pessoal, quem quiser entrar no recurso na questão de AFO sobre renúncia de receita ("A modificação de base de cálculo ..."), estou utilizando como fundamento o caput do art. 14 da LRF, que diz que para conceder a renúncia deverá ser ATENDIDO ao disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias. O art. 109, §3º,da LDO 2015 (Lei nº 13.080, de 2015) EXIGE a compensação, nos seguintes termos: “as proposições que tratem de renúncia de receita, ainda que sujeitas a limites globais, DEVEM ser acompanhadas de estimativa do impacto orçamentário-financeiro E correspondente COMPENSAÇÃO, consignar objetivo, bem como atender às condições do art. 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal”. " Com base nesses dispositivos, pedi para alterar o gabarito para correto." O que vc acha?
    Carolina Alves em 11/08/15 às 23:34
  • A questão 69- Modificação da base de cálculo cabe recurso. Onde está o erro??
    Andréia Carvalho em 11/08/15 às 23:25
  • professor na redaçao o agente mesmo sendo encarregado do almoxerifado pode ser suprido?? epor ele nao ter prestado conta no prazo determinado deveria ser declaroo em alcance??
    ruben em 11/08/15 às 23:18