Concurso Prefeitura Porto Alegre RS: formada comissão para certame de professor
Décio Terror Filho

Concurso Prefeitura Porto Alegre RS: formada comissão para certame de professor

Na última quinta-feira, 31 de outubro, a Secretaria de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Porto Alegre RS designou os servidores que irão compor a comissão do concurso público para provimento cargos de professor nas especialidades de Anos Iniciais e Educação Infantil do Ensino Fundamental. Trata-se do Concurso Prefeitura Porto Alegre RS.

Concurso Prefeitura Porto Alegre RS

O último certame para esses dois cargos ocorreu em julho de 2018, tendo seu resultado homologado em março deste ano. Contudo, a demanda por professores no Município ainda é grande, tendo sido necessária a realização de algumas contratações temporárias ao longo de 2019.

Com a comissão do certame formada, provavelmente seu edital deve abrir novamente em breve. Por isso, acompanhe nosso site e fique atento a todas as novidades sobre este e diversos outros concursos!

Cargos e atribuições do concurso Prefeitura Porto Alegre RS

O último edital para Professor em Porto Alegre foi publicado em julho de 2018 e ofertou 01 vaga + CR para o cargo de Professor Educação Infantil e 01 vaga + CR para Professor Anos Iniciais. A remuneração inicial oferecida para os dois cargos foi de R$ 1.463,61, podendo chegar a R$ 2.658,48 a depender do grau de habilitação do docente.

O professor concursado, a critério da Administração, pode ser convocado para cumprir Regime Suplementar de Trabalho, com carga horária semanal de 30 horas, tendo um acréscimo de 50% em seus vencimentos, ou Regime Complementar de Trabalho de 40 horas semanais, tendo nos vencimentos o acréscimo de 100%.

Além disso, o exercício do cargo pode exigir a prestação de serviço à noite, sábados, domingos e feriados, conforme dispositivo estatutário.

Os requisitos para provimento no cargo de Professor Educação Infantil-Nível Fundamental são: Licenciatura Plena em Pedagogia ou Licenciatura em Pedagogia/ Pré- escolar ou Licenciatura em Pedagogia/ Educação Infantil ou Magistério ou Curso Normal de pós-médio normal ou Ensino Médio modalidade normal ou Curso Normal Superior.

Já para o cargo de Professor Anos Iniciais são os seguintes: Licenciatura Plena em Pedagogia ou Licenciatura em Pedagogia/ Séries Iniciais ou Magistério ou Curso Normal de pós-médio normal ou Ensino Médio modalidade normal ou Curso Normal Superior

Atribuições

De acordo com o descrito no edital, são atribuições detalhadas dos professores Anos Iniciais e de Educação Infantil – Ensino Fundamental:

  • Planejar e executar o trabalho docente;
  • Participar da elaboração do Plano Global da Escola, do Regimento Escolar e das Grades Curriculares;
  • Participar do planejamento de classes paralelas, de área ou disciplinas específicas e das atividades específicas ou extraclasse;
  • Coletar e interpretar dados e informações sobre a realidade da clientela; prestar aconselhamento à clientela em áreas específicas;
  • Realizar levantamentos diversos no sentido de subsidiar o trabalho docente; constatar necessidades e encaminhar a clientela aos setores específicos de atendimento;
  • Preparar, coordenar e avaliar o processo ensino-aprendizagem, participar de atividades cívicas e de promoções internas e externas;
  • Participar ou coordenar reuniões e conselhos de classe; manter-se atualizado sobre a legislação do ensino, atuar junto aos setores e serviços da escola com vistas ao aprimoramento do trabalho docente;
  • Manter atualizados os registros sobre o aproveitamento escolar das turmas sob sua responsabilidade; zelar pela disciplina e pelo material docente;
  • Encaminhar relatórios das unidades recreativas;
  • Contribuir para o aprimoramento da qualidade do tempo-livre da clientela; acompanhar o trabalho desenvolvido pelo estagiário;
  • Instrumentalizar o educando para que participe e se integre com os demais; exercer o cargo de diretor ou vice-diretor, quando eleito;
  • Executar tarefas afins.

Etapas do último concurso Prefeitura Porto Alegre RS

O último certame realizado para os cargos de Professor Anos Iniciais e Professor Educação Infantil contou com as seguintes fases:

  • Prova Objetiva: caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Redação: caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de Títulos (Formação Acadêmica): caráter classificatório;
  • Provas de Títulos (Experiência Profissional) – caráter classificatório.

Prova Objetiva

A prova objetiva, realizada no dia 23 de setembro de 2018, foi composta de 100 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, sendo apenas uma considerada correta, e contou com a seguinte divisão de disciplinas, todas com peso 1,0 e de caráter eliminatório:

Disciplina Número de questões Pontuação mínima
Conhecimentos Específicos 4024
Língua Portuguesa 156
Base Nacional Comum e Plano Nacional de Educação 104
Legislação 104
Raciocínio Lógico 104
Atualidades de História e Geografia do Brasil 156

Foi considerado habilitado após a prova objetiva o candidato que tivesse marcado ao menos 60 pontos cumprida a pontuação mínima por disciplina.

Prova de Redação

A Prova Objetiva e a Prova de Redação foram aplicadas juntas, de maneira que o tempo máximo de permanência do candidato nas salas de realização do certame foi de 5 horas e 30 minutos.

A Prova de Redação, também de caráter eliminatório e classificatório, consistiu na elaboração de texto dissertativo com nota máxima de 30 pontos, devendo ser baseada no padrão formal escrito da variante brasileira e ocupando, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas da folha de texto definitivo.

Para ser aprovado, o candidato deveria obter a nota mínima de 15 pontos, sendo corrigidas apenas as redações dos 2.500 candidatos aprovados com maior pontuação na prova objetiva para o cargo de Professor Anos Iniciais e dos 1.000 melhores aprovados para o cargo de Professor Educação Infantil, em ordem decrescente de notas, considerando-se os empatados na última posição, por cargo.

A avaliação da redação se deu quanto à apresentação, conteúdo, estrutura e expressão linguística e considerou a seguinte metodologia:

  1. Apresentação do texto (legibilidade, respeito às margens e indicação de parágrafos) – 0,0 a 2,0 pontos
  2. Objetividade na abordagem do tema proposto – 0,0 a 5,0 pontos
  3. Seleção e articulação dos argumentos – 0,0 a 5,0 pontos
  4. Progressividade textual/ consistência da argumentação – 0,0 a 5,0 pontos
  5. Coesão e coerência 0,0 a 5,0 pontos
  6. Domínio da norma culta (pontuação, grafia, emprego de conectores, acentuação, construção do período, concordância, regência, propriedade vocabular) – 0,0 a 8,0 pontos

Prova de Títulos (Formação Acadêmica)

A Prova de Títulos de formação acadêmica teve caráter classificatório, com pontuação máxima de 5,0 pontos, podendo o candidato apresentar apenas um título, seguindo o critério abaixo:

Títulos Valor UnitárioValor máximo
Especialização / MBA 1,01,0
Mestrado 1,51,5
Doutorado 2,52,5
Pontuação Máxima 5,0

Prova de Títulos (Experiência Profissional)

A Prova de Títulos de Experiência profissional tem caráter classificatório, com pontuação máxima na avaliação do tempo de experiência profissional de 15 pontos.

O certame entende como tempo de experiência a comprovação do exercício das funções do emprego pleiteado, considerado o período de cada 12 meses completos em um mesmo contrato de trabalho, sem sobreposição de tempo.

O candidato poderia apresentar, no máximo, 5 títulos de experiência profissional de magistério em regência de classe (contados a partir de 2000), cada qual com valor de 3,0 pontos.

Quer se preparar para o concurso Prefeitura Porto Alegre RS?

CURSOS PARA CONCURSOS

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

PROMOÇÃO: É MELHOR QUE BLACK FRIDAY!

Ficha técnica concurso celesc

♦Informações do concurso Prefeitura Porto Alegre RS

►Vagas: a definir
►Cargos: Professor Anos Iniciais e Professor Educação Infantil
►Escolaridade: Nível Superior
►Lotações: Porto Alegre – RS
►Banca: a definir
►Edital: Edital Prefeitura Porto Alegre 2018

Ascom Estratégia
[email protected]

Posts Relacionados

Compartilhe:

Décio Terror Filho

Décio Terror Filho

Décio Terror Filho é formado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Professor concursado na área federal, com especialização na didática, no ensino a distância e na produção de texto. Atua no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000. Tem vários artigos publicados em revistas direcionadas para concurso público, portais de ensino, além de seus dois livros: Resoluções de Provas de Português - banca ESAF  e Resoluções de Provas de Português + breve teoria - banca FCC, ambos lançados pela Editora Ímpetus.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x