0

Concurso Prefeitura de Manaus: EDITAL até dezembro! Entenda

Em informações concedidas ao jornalismo do Estratégia Concursos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), informou que o cronograma para realização do novo concurso segue dentro do prazo estipulado no Termo de Ajustamento de Gestão (TAG).

Vale lembrar que em novembro 2020 um TAG previu a publicação do edital dentro de nove meses, entretanto, segundo informado pela Assessoria de Imprensa do município, o TAG teve seu prazo iniciado em março deste ano. Com isso, a expectativa é que o edital seja publicado até o mês de dezembro.

A Semad, enquanto gestora de recursos humanos do município, atua na avaliação das condições relativas à realização de concurso, como o levantamento de necessidades de áreas técnicas, cargos, vagas e demais atribuições.

A realização de certames se dará dentro da realidade orçamentária do município, considerando as recentes crises sanitárias e econômicas enfrentadas pelo país“, comunicou.

A assinatura do TAG aconteceu no dia 05 de novembro de 2020. A Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Ministério Público de Contas (MPC-AM) e a Procuradoria-Geral do Município (PGM) participaram da firma do documento.

O edital deverá conter o mesmo número de vagas de servidores temporários e celetistas desligados. Além disso, a prefeitura não poderá contratar novos temporários para as funções dos servidores objeto do Termo.

Confira neste artigo as principais informações e novidades a respeito do concurso da Prefeitura de Manaus. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:

Situação atual do concurso Prefeitura de Manaus

Um novo concurso público da prefeitura de Manaus deve acontecer até dezembro de 2021. É o que foi acordado entre o município e a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) em Termo de Ajustamento de Gestão.

Em contato com a Prefeitura de Manaus, fomos informados que o TAG segue dentro do prazo estipulado, e que sua vigência se iniciou em março deste ano. Sendo assim, a banca organizadora deve ser definida até setembro. Já o edital precisa ser publicado até dezembro de 2021.

Não foram divulgados cargos e número de vagas que serão ofertadas. A seleção tem por objetivo substituir servidores temporários e celetistas com até 10 anos de serviço.

Conforme o documento, “a obrigatoriedade constitucional do concurso público é uma das regras mais importantes e conhecidas da nossa Constituição, eis que por meio dela se concretiza o ideal do regime democrático, ou seja, o de dar oportunidades iguais a todos os indivíduos que desejam ingressar no serviço público, além de ser importante instrumento para seleção dos mais capacitados para o exercício da função pública”.

Apesar do acordo, cerca de 5 mil servidores temporários e celetistas que estão trabalhando há mais de dez anos, serão mantidos no quadro do Município.

Últimos Concursos da Prefeitura de Manaus

Concurso – 2019

Em 2019, a Prefeitura de Manaus realizou seu último concurso público voltado à área fiscal. Foram ofertadas 50 vagas para cargos de nível médio e superior, com lotação na Secretaria de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno. A organização foi da Fundação Carlos Chagas.

Com o resultado final e homologação já divulgada, o certame fica válido até março de 2022, podendo ser prorrogado uma única vez pelo mesmo período. No total, 93 candidatos foram aprovados na ampla concorrência e 05 na lista de candidatos com deficiência.

Etapas e provas

Os candidatos foram avaliados através de até duas etapas. A primeira foi composta por uma prova objetiva, aplicada a todos os cargos. Já os inscritos de nível superior foram avaliados ainda por uma prova discursiva.

Edital ISS Manaus – 2019

Concurso – 2018

No ano de 2018, foi realizado o concurso Prefeitura de Manaus para Procurador do Município. Na ocasião, foram ofertadas oito vagas imediatas mais formação de cadastro reserva, com salário de R$ 19.343,91.

Em setembro de 2020, o prazo de validade foi prorrogado por mais dois anos. Sendo assim, o certame segue válido até 2022. A intenção do prefeito é de convocar todos os aprovados até o encerramento deste prazo.

Etapas e provas

O certame foi segmentado em três etapas, sendo elas Prova objetiva (eliminatória e classificatória), Prova discursiva (eliminatória e classificatória) e Avaliação de Títulos (classificatória).

Sob organização do Cebraspe, a prova objetiva foi composta por 150 questões para julgamento agrupados por comandos, valorados como certo ou errado.

Edital PGM Manaus – 2018

Concurso – 2017

Em 2017, o concurso promovido pela Prefeitura de Manaus contemplou 400 vagas para o cargo de Professor em diversas especialidades. Os servidores foram lotados na Secretaria Municipal de Educação, em diferentes distritos.

Etapas e provas

Foram aplicadas aos candidatos provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, e avaliação de títulos, de caráter classificatório. As questões foram constituídas de quatro opções (A, B, C, D) e uma única resposta correta.

Edital SEMED Manaus – 2017


Quer estudar para o concurso Prefeitura de Manaus?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Caso você queira acompanhar de perto as novidades nos concursos públicos, recomendamos visitar os seguintes artigos:

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

ficha técnica concurso Prefeitura de Manaus-AM

Informações do concurso Prefeitura de Manaus-AM

  • Data: 2021
  • Vagas: a definir
  • Cargos: a definir
  • Banca: a definir
  • Escolaridade: a definir

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *