Concurso PGE RJ: Edital em 2020! Comissão será formada em breve!
Concursos Públicos

Concurso PGE RJ: Edital em 2020! Comissão será formada em breve!

Certame para a área de apoio é confirmado para 2020

O concurso PGE RJ está cada vez mais próximo. Está circulando na internet um documento assinado pelo Subprocurador- Geral do Estado do Rio de Janeiro, Reinaldo Afonso Frederico Silveira, que reforça a realização de concurso para servidores do órgão.

Além disso é provável que tenha concurso público para Procurador. Vale destacar que a equipe de jornalismo do Estratégia aguarda confirmação do órgão para saber se á existe ou não comissão para o certame.

No início deste ano de 2020 a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro retomou os preparativos e confirmou a ocorrência de abertura de do concurso PGE RJ na área de apoio ainda no primeiro semestre.

Em contato direto com a Assessoria de Imprensa do órgão, a equipe de jornalismo do Estratégia Concurso confirmou algumas informações que vinham sendo veiculadas em nome do Procurador Geral do Estado, Marcelo Lopes da Silva e pelo subprocurador-geral, Reinaldo Silveira.

De acordo com a assessoria, é verdade que a Procuradoria do Estado está retomando os estudos e o procedimento para abertura de vagas, notadamente para os cargos de técnico e analista processual, para os quais se exige, nível médio de escolaridade e formação superior em Direito, respectivamente.

Além dos vencimentos iniciais, que transitam entre R$ 3.860,00 e R$ 5.700,00, o servidor também fará jus aos benefícios de auxílio-alimentação e auxílio-refeição. Em breve haverá mais detalhes quanto à formação da comissão organizadora do certame.

Enquanto o edital não está disponível, saiba neste artigo as principais informações sobre o Concurso PGE RJ e se atualize para o próximo certame:

  1. Situação Atual do Concurso PGE RJ
  2. Requisitos dos cargos
  3. Atribuições dos cargos da PGE RJ
  4. Remuneração
  5. Cargos previstos em lei
  6. O último Concurso PGE RJ (2009)
  7. Etapas do concurso
  8. Disciplinas cobradas
  9. Ficha Técnica

1) Situação Atual do Concurso PGE RJ

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro autorizou no fim de 2018 o novo concurso público para o quadro de servidores do órgão. O órgão, no entanto, ainda não divulgou nenhum procedimento preparatório para a execução do certame.

Trata-se de um concurso muito esperado: desde 2009 sem realizar seleções amplas, a PGE RJ enfrenta um déficit significativo de quadros. De acordo com levantamento divulgado pela ASPROERJ, a associação dos servidores do órgão, a Procuradoria tem hoje um déficit de mais de 100 cargos.

A PGE RJ planejava realizar pelo menos dois concursos em 2019: vale lembrar que além da área de apoio, foi autorizado o concurso para Procurador. No início do ano, no entanto, a seleção para novos procuradores foi suspensa, restando autorizado somente o concurso da área de apoio. Segundo a APROERJ, o certame está mantido.

Em 2016 o concurso para área de apoio chegou a ser autorizado e até teve a comissão organizadora alterada, mas devido à crise no estado, foi adiado.

O último concurso para o órgão aconteceu em 2012, porém ofertou vagas apenas para Técnico Superior Bibliotecário. Em 2009 foram ofertadas 129 vagas para Técnico Superior e Técnico Assistente, ambos em diversas especialidades.

2) Concurso PGE RJ: requisitos

CargoEscolaridade/Pré-requisito (a serem comprovados na data da posse)
Analista Administrador  Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Administração, reconhecido pelo Ministério da  Educação e registro profissional no Conselho correspondente.  
Analista Contábil  Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Contabilidade, reconhecido pelo Ministério da  Educação e registro profissional no Conselho correspondente.  

Analista: Análise de Sistemas e  Métodos  
Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação, reconhecido pelo Ministério da Educação, da  área de Computação e Informática, com as seguintes ou equivalentes denominações: Bacharelado em Ciência da  Computação;  Engenharia  de  Computação;  Bacharelado  em  Sistemas  de  Informação;  Licenciatura  em  Computação; Tecnologia em Processamento de Dados; Bacharelado em Informática; Engenharia de Informação;  Engenharia de Processamento de Dados; Engenharia de Software.  
Analista Bibliotecário  Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Biblioteconomia, reconhecido pelo Ministério  da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.  
Analista Médico  Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Medicina, reconhecido pelo Ministério da  Educação e registro profissional no Conselho correspondente.  
Analista ProcessualDiploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Direito, reconhecido pelo Ministério da  Educação.  
Analista de Perícias e Avaliações 
Imobiliárias  
Diploma ou Certificado de curso de nível superior de graduação em Engenharia Civil ou Arquitetura, reconhecido  pelo Ministério da Educação e registro profissional no Conselho correspondente.  
Técnico ProcessualComprovante de Conclusão de Curso de Ensino Médio (antigo 2º grau) ou equivalente, devidamente reconhecido.  

3) Concurso PGE RJ: atribuições dos cargos

Analista Administrador (antigo Técnico Superior Administrador): Atividades que envolvem criatividade, supervisão, orientação, coordenação, planejamento, execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, compreendendo estudos, pesquisas, análises e projetos sobre administração adjetiva de pessoal, material, orçamento, organização e métodos, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista Contábil (antigo Técnico Superior de Análise Contábil): Atividades que envolvem supervisão, planejamento, coordenação, controle e execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, de trabalhos relativos à administração financeira e patrimonial, contabilidade e auditoria, compreendendo análise, perícia de balanços, cálculos judiciais e laudos periciais contábeis, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista de Sistemas e Métodos ( antigo Técnico Superior de Análise de Sistemas e Métodos): Atividades que envolvem criatividade, supervisão, orientação, coordenação, planejamento, execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, compreendendo a implantação de projetos de sistemas, definição e avaliação de arquivos, rotinas, programas e sistemas, avaliação de estrutura e de performance de sistemas, definição de padrões e avaliação de documentação de sistemas, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista Bibliotecário (antigo Técnico Superior Bibliotecário): Atividades que envolvem criatividade, supervisão, orientação, coordenação, pesquisa e execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, de trabalhos biblioteconômicos e bibliográficos, objetivando o desenvolvimento e conservação de bibliotecas e seus acervos ou centros de documentação, bem como colocando as informações à disposição dos usuários, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista Médico ( antigo Técnico Superior Médico): Atividades que envolvem criatividade, supervisão, orientação, pesquisa e execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, relativas a trabalhos de assistência técnica na área médica, analisando e elaborando laudos de avaliação e perícias em feitos judiciais, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista Processual ( antigo Técnico Superior de Procuradoria): Atividades que envolvem criatividade, supervisão, orientação, pesquisa e execução especializada, em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, de tarefas de natureza acessória e complementar, em apoio à atividade-fim da Procuradoria Geral do Estado, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

Analista de Perícias e Avaliações Imobiliárias (antigo Técnico Superior de Perícias e Avaliações Imobiliárias): Atividades que envolvam criatividade, planejamento, coordenação, controle e execução especializada em grau de maior complexidade, ou execução, sob supervisão superior, de trabalhos de auditoria, com análise, crítica e elaboração de perícias e laudos, judiciais ou extrajudiciais, em matéria imobiliária, e outras que, por sua natureza, se incluam no âmbito das profissões de engenheiro civil e arquiteto.

Técnico Processual (antigo Técnico Assistente de Procuradoria): Atividades de mediana complexidade, em grau de auxílio, e execução qualificada de tarefas relacionadas com as atividades-meio da Procuradoria Geral do Estado, nas áreas de profissionalização definidas em ato do Procurador-Geral do Estado, e outras atribuições compatíveis com sua especialização.

4) Concurso PGE RJ: remuneração

Classe Nível GRUPO I (Nível Superior) GRUPO II (Nível Médio)
A I 5.700,00 3.860,00
A II 5.956,50 4.033,70
A III 6.224,54 4.215,22
A IV 6.504,65 4.404,90
B I 6.829,88 4.625,15
B II 7.000,63 4.740,77
B III 7.140,64 4.835,59
B IV 7.212,05 4.883,95
C I 7.248,11 4.908,37
C II 7.284,35 4.932,91
C III 7.320,77 4.957,57
C IV 7.357,37 4.982,36

5) Concurso PGE RJ: cargos previstos em lei

GRUPO I – NÍVEL SUPERIOR CARGOS
Analista Administrador 30
Analista Contábil 30
Analista de Sistemas e Métodos 24
Analista Bibliotecário 18
Analista Médico 09
Analista de Comunicação Social 06
Analista Processual 450
Analista de Perícias e Avaliações Imobiliárias 45
GRUPO II – NÍVEL MÉDIO CARGOS
Técnico Processual 240
Técnico de Sistemas e Métodos 18
Técnico Contábil 30

Fonte: Lei Estadual 6.818/2014.

6) O último Concurso PGE RJ para a área de apoio (2009)

O concurso da Procuradoria Geral do Rio de Janeiro para a área de apoio de 2009 teve organização da Fundação Carlos Chagas, a FCC. Na ocasião, foram ofertadas 129 vagas para os cargos de Técnico Superior (nível superior) e Técnico Assistente (nível médio).

Os cargos ganharam nova denominação em 2014, chamando-se agora, respectivamente, Analista (nível superior) e Técnico (nível médio).

Os candidatos tinham como opção de local de trabalho não apenas o estado do Rio de Janeiro, mas também Brasília/DF, que possuía três vagas reservadas.

Quadro de vagas

Rio de Janeiro (RJ)

Cargo  Nº Total de vagasNº de Vagas Reservadas para PcD
Técnico Superior 
Administrador  
31
Técnico Superior de 
Análise Contábil  
81
Técnico Superior de 
Análise de Sistemas e 
Métodos  
31
Técnico Superior 
Bibliotecário  
21
Técnico Superior 
Médico  
21
Técnico Superior de 
Procuradoria  
573
Técnico Superior de 
Perícias e Avaliações 
Imobiliárias  
121
Técnico Assistente de  Procuradoria  392

Brasília (DF)

Cargo  Nº Total de vagasNº de Vagas Reservadas para PcD
Técnico Superior de 
Procuradoria  
21
Técnico Assistente de  Procuradoria  1*

7) Etapas do concurso PGE RJ

O concurso foi regido sob um única etapa de Prova Objetiva, divida entre Conhecimentos Gerais ou de Português (de acordo com o cargo) e Conhecimentos Específicos conforme tabela abaixo:

Técnico Assistente de Procuradoria (atualmente Técnico Processual)

  • Formato: prova objetiva
  • Número de questões: 60
  • Duração: 3h

Provas  Nº de Questões  Peso  
Conhecimentos Gerais  (Português e Noções de Informática)  301
Conhecimentos Específicos  302

Demais cargos

  • Formato: prova objetiva
  • Número de questões: 70
  • Duração: 3h:30min

Provas  Nº de Questões  Peso  
Português  251
Conhecimentos Específicos  452

8) Concurso PGE RJ: disciplinas cobradas

Técnico Assistente de Procuradoria

Conhecimentos gerais

  • Português
  • Noções de Informática

Conhecimentos específicos

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Processual

Técnico Superior de Procuradoria ( atualmente Analista)

Conhecimentos gerais

  • Português

Conhecimentos específicos (por especialidade)

Direito (Técnico Superior de Procuradoria, hoje Analista Processual)

  • Direito Constitucional
  • Direito Administrativo
  • Direito Processual

Administrador

  • Administração
  • Administração Pública
  • Direito Administrativo

Análise Contábil

  • Contabilidade Geral
  • Contabilidade Pública
  • Auditoria e Análise dos Demonstrativos Contábeis
  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Legislação Especial

Perícias e Avaliações Imobiliárias (Engenharia Civil ou Arquitetura)

  • Conhecimentos técnicos e normas técnicas da área.

Sistemas e Métodos

  • Programação
  • Desenvolvimento de Sistemas
  • Ambiente de Programação Java
  • Banco de Dados
  • Redes de computadores
  • Organização e métodos
  • Segurança da Informação
  • Gerenciamento de Projetos
  • Governança de TI

Bibliotecário

  • Documentação

Médico

  • Medicina Geral
  • Medicina do Trabalho
  • Medicina Legal
  • Legislação do Trabalho
  • Responsabilidade Civil

Provas anteriores do concurso PGE RJ

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Prepare-se para o concurso PGE RJ

CURSO PGE RJ

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS 2021

Ficha técnica concurso pge rj

►Informações do último concurso PGE RJ

Data: 2009
Vagas: 129
Cargos: Técnico Superior e Técnico Assistente
Banca: FCC
Escolaridade: Nível médio e superior

Último editalEdital PGE RJ – 2009

Ascom Estratégia
[email protected]

Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no link abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Posts Relacionados

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados