Notícia

Concurso Petrobras: confira quais são as atribuições!

O edital do concurso Petrobras foi publicado no final 2023 e segue com inscrições abertas para o preenchimento de 6.412 vagas para técnicos de ensino médio em diversas áreas de atuação.

Pensando na relevância da seleção, resolvemos trazer um artigo falando especificamente das atribuições informadas no edital. Acompanhe-nos até o final do artigo!

Concurso Petrobras: quais são as atribuições?

Sob a organização do Cebraspe, são ofertadas 916 vagas imediatas e 5.496 em cadastro de reserva para diversos cargos de nível técnico!

As inscrições do concurso Petrobras poderão ser feitas no site oficial da banca até o dia 31 de janeiro. A taxa de inscrição foi fixada em R$ 62,79.

As atribuições do concurso Petrobras foram sintetizadas no edital. Portanto, fique por dentro sobre as designações de cada cargo:

  • ÊNFASE 1: ENFERMAGEM DO TRABALHO: atuar nas atividades técnicas e administrativas na área de enfermagem do trabalho e assistencial, atuando de forma interdisciplinar, considerando as dimensões de saúde, segurança e meio ambiente de forma integrada; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 2: INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES: atuar nas atividades de inspeção e avaliação da integridade dos equipamentos e instalações, propondo soluções e medidas que garantam a continuidade operacional, obedecendo critérios técnicos, de segurança, qualidade, entre outras.
  • ÊNFASE 3: LOGÍSTICA DE TRANSPORTES – CONTROLE: atuar nas atividades de apoio logístico na área de transporte e movimentação de cargas e pessoas; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 4: MANUTENÇÃO – CALDEIRARIA: Atuar nas atividades de manutenção preventiva, preditiva e corretiva, dentro da sua área de conhecimento, empregando métodos e ferramental adequados, visando a atender as necessidades operacionais e o pleno funcionamento dos equipamentos e instalações; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 5: MANUTENÇÃO – ELÉTRICA: atuar nas atividades de manutenção preventiva, preditiva e corretiva, dentro da sua área de conhecimento, empregando métodos e ferramental adequados, entre outras.
  • ÊNFASE 6: MANUTENÇÃO – INSTRUMENTAÇÃO: atuar nas atividades de manutenção preventiva, preditiva e corretiva, dentro da sua área de conhecimento, empregando métodos e ferramental adequados, visando a atender as necessidades operacionais e o pleno funcionamento dos equipamentos e instalações; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 7: MANUTENÇÃO – MECÂNICA: atuar nas atividades de manutenção preventiva, preditiva e corretiva, dentro da sua área de conhecimento, empregando métodos e ferramental adequados, visando a atender as necessidades operacionais e o pleno funcionamento dos equipamentos e instalações; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 8: OPERAÇÃO: assegurar a operação contínua das instalações, equipamentos e sistemas industriais, de acordo com os padrões técnicos e princípios de gestão da organização, em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 9: OPERAÇÃO DE LASTRO: atuar nas operações dos sistemas de lastro, de amarração, de máquinas, de bombas e demais instalações de controle, bem como nas operações de carregamento, descarregamento e redistribuição de cargas na plataforma; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 10: PROJETOS, CONSTRUÇÃO E MONTAGEM – EDIFICAÇÕES: fiscalizar e executar as atividades de planejamento, projeto, fabricação, construção e montagem de instalações, equipamentos e obras de infraestrutura; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 11: PROJETOS, CONSTRUÇÃO E MONTAGEM – ELÉTRICA: fiscalizar e executar as atividades de planejamento, projeto, fabricação, construção e montagem de instalações, equipamentos e obras de infraestrutura; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 12: PROJETOS, CONSTRUÇÃO E MONTAGEM – INSTRUMENTAÇÃO: fiscalizar e executar as atividades de planejamento, projeto, fabricação, construção e montagem de instalações, equipamentos e obras de infraestrutura; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 13: PROJETOS, CONSTRUÇÃO E MONTAGEM – MECÂNICA: fiscalizar e executar as atividades de planejamento, projeto, fabricação, construção e montagem de instalações, equipamentos e obras de infraestrutura; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 14: QUÍMICA DE PETRÓLEO: Atuar nas atividades de análises e testes físicos, químicos e físicoquímicos, operação e manutenção de equipamentos analíticos, visando garantir o controle e qualidade dos processos e produtos, e atuar nas atividades técnicas associadas aos processos químicos e preparo e tratamento de fluidos. Executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 15: SEGURANÇA DO TRABALHO: atuar no desenvolvimento e implementação das ações preventivas e corretivas de segurança no trabalho, visando garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e das comunidades, bem como a continuidade operacional das instalações, em articulação com as áreas de meio ambiente e saúde; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.
  • ÊNFASE 16: SUPRIMENTO DE BENS E SERVIÇOS – ADMINISTRAÇÃO: atuar nas atividades relacionadas a aquisição de bens e serviços e das atividades de recebimento, armazenamento, expedição e preservação de bens, assim como o controle dos estoques, inventários, recuperação e alienação de bens; executar a fiscalização técnica e administrativa dos contratos de bens e serviços.

Para mais detalhes do concurso Petrobras, cujo artigo especifica as atribuições, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo, separado por tópicos, para facilitar a sua compreensão:

Saiba mais: concurso Petrobras


Cursos para o concurso Petrobras

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.