Notícia

Concurso PC RJ: Investigador é nível médio ou superior?

O concurso público da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PC RJ) logo estará com o edital publicado na praça e um dos cargos que prometem contemplar muitas inscrições é o de Investigador, tendo em vista que o referido cargo ofertará o maior número de vagas: 200.

Entretanto, muitos candidatos ainda ficam em dúvida quanto à escolaridade desta função. Portanto, para sanar todas as perguntas, preparamos esse artigo sobre a real escolaridade a ser exigida no próximo certame da PCERJ. Confira!

Concurso PC RJ: Investigador é nível médio ou superior? | Imagem: PCERJ

Tudo começou quando o governador do estado, Claudio Castro, entrou com um Projeto de Lei defendendo a exigência de nível superior para a carreira de Investigador da PC RJ. Após receber 12 emendas, o texto voltou para análise nas comissões.

Na época, de acordo com o governador, a exigência de nível superior para o exercício do cargo melhoraria a qualidade do serviço prestado, trazendo benefícios diretos à sociedade.

Vale lembrar que, em 2017, um Projeto de Lei semelhante foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), realizando, assim, a alteração. Contudo, em 2019, Tribunal de Justiça do estado (TJ RJ) classificou a Lei como inconstitucional.

Em entrevista realizada em abril de 2021, o secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Allan Turnowski, bateu o martelo e afirmou que o cargo de Investigador da PC RJ exigirá apenas o nível médio de formação dos candidatos do próximo concurso.

Nível médio e o edital vai mostrar isso. A Polícia Civil é uma polícia de investigação, que trabalha em todas as camadas da sociedade. Então, você tem sim a importância do nível superior, mas você também tem que valorizar o profissional de nível médio”.

Sendo assim, se você deseja ingressar na carreira de Investigador da Polícia Civil do Rio de Janeiro basta possuir o nível médio completo, além de outros requisitos que serão especificados no edital de abertura.

Para conferir mais informações a respeito do cargo de Investigador e das demais funções a serem ofertadas no concurso PC RJ, acesse nosso artigo completo e exclusivo e fique sempre bem informado com o Estratégia!

Saiba mais: Concurso PC RJ

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.