0

Concurso IPSEMG: comissão FORMADA; Edital em breve!

Mais um certame sairá em breve no estado de Minas Gerais! Isso porque, está oficialmente formada a Comissão do novo concurso público do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG).

O documento anuncia a previsão de vagas para as carreiras de Analista de Seguridade Social – ANSS, Médico da Área de Seguridade Social – MEDSS e Técnico de Seguridade Social – TSS. Contudo, não é especificado o quantitativo de vagas, o que deve ser definido após estudos.

Confira a publicação na íntegra:

Concurso IPSEMG: comissão FORMADA

Se você tem interesse no concurso IPSEMG, chegou ao lugar certo! Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre o certame. Acompanhe pelos tópicos abaixo e não peca nada:

Situação atual do concurso IPSEMG

Comissão formada

Foi formado o Grupo de Trabalho específico para realizar estudos técnicos para planejamento, organização e execução do concurso IPSEMG.

Os membros escolhidos para a Comissão ficarão responsáveis pelas seguintes atividades:

  • Definir as competências de cada um de seus membros quanto aos procedimentos a serem adotados;
  • Planejar, acompanhar e fiscalizar os procedimentos necessários para realização do certame;
  • Acompanhar todas as etapas do concurso;
  • Planejar e monitorar as atividades de execução do concurso, bem como solicitar relatórios a instituição executora para acompanhamento do processo;
  • Deliberar junto à instituição executora contratada para realização do certame, assuntos pertinentes aos editais, prazos, publicações e homologações;
  • Acompanhar a execução do contrato com a instituição executora contratada para realização do concurso, realizando o registro por meio de atas toda e qualquer reunião, ocorrências, solicitações relacionadas com a execução dos serviços e determinando as providências cabíveis;
  • E também competência da Comissão a deliberação acerca dos casos omissos e duvidosos.

Cargos e vagas previstas

A expectativa é que sejam contemplados os cargos de Analista de Seguridade Social – ANSS, Médico da Área de Seguridade Social – MEDSS e Técnico de Seguridade Social – TSS. O quantitativo de vagas deverá ser definido somente após estudos técnicos da Comissão.

Sobre o IPSEMG

Na área previdência, compete ao Fundo Financeiro de Previdência – FUNFIP, cujo IPSEMG compõe o grupo coordenador com a Secretaria de Estado de Fazenda e Secretaria de Planejamento e Gestão, prover os recursos orçamentários e financeiros necessários para pagar os benefícios previdenciários aos servidores inativos e a seus dependentes.

Carreira no IPSEMG

Atribuições

Médico da Área de Seguridade Social: Participar de todos os atos pertinentes ao exercício da Medicina nas unidades de atenção à saúde do IPSEMG, realizando exames, diagnósticos, prescrevendo e ministrando tratamentos para diversas doenças, perturbações e lesões do organismo e aplicando os métodos e protocolos da Medicina aceitos e reconhecidos cientificamente , praticar atos cirúrgicos, e correlatos; emitir laudos e pareceres participar de processos educativos e de vigilância em saúde; praticar atos de gestão em processos de trabalho considerando a especialidade médica.

Analista de Seguridade Social: Planejar, desenvolver e coordenar atividades ligadas à formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação de processos e serviços ligados à gestão institucional. Executar e coordenar programas e projetos estratégicos, identificando e promovendo soluções de problemas de natureza técnica, administrativa e operacional. Analisar e acompanhar elaborando ou atendendo indicadores de processo e de resultados. Promover a interface entre as áreas e profissionais responsáveis por projetos, definindo processos, métodos de controle, gerindo pessoas e avaliando as necessidades de recursos institucionais. Atuar de forma independente e autônoma, pesquisando e desenvolvendo soluções para alcance das metas cumprindo e fazendo cumprir os prazos, atendendo e definindo requisitos de qualidade inerentes ao produto e/ou serviço

Técnico de Seguridade Social: variável conforme a especialidade definida no edital.

Requisitos

Médico da Área de Seguridade Social: Diploma de Curso Medicina + Registro no respectivo Conselho de Classe + Títulos de especialidade médica reconhecidos por convênio entre o Conselho Federal de Medicina – CFM,
Associação Médica Brasileira – AMB, e a Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, equivalem à
pós graduação lato sensu.

Analista de Seguridade Social: Curso de graduação em Administração ou Tecnologia em Gestão Pública ou Ciências Contábeis ou Estatísticas ou Ciências Econômicas ou Ciências Atuariais ou Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ou Biblioteconomia + Registro no respectivo Conselho de Classe + Certidão de regularidade expedida pelo órgão de fiscalização do exercício da profissão.

Técnico de Seguridade Social: Diploma de conclusão de ensino médio + Curso Técnico em área específica.

Último concurso IPSEMG

O último concurso IPSEMG aconteceu há sete anos, em 2014. Na ocasião, sob responsabilidade da banca IBFC, foram ofertadas 698 vagas para os cargos de Médico da Área de Seguridade Social, Analista de Seguridade Social e Técnico de Seguridade Social.

  • 07 vagas – Médico da Área de Seguridade Social;
  • 186 vagas – Analista de Seguridade Social;
  • 505 vagas – Técnico de Seguridade Social.

Provas Objetivas

A avaliação dos candidatos foi realizada através de uma única etapa, sendo esta uma Prova Objetiva (eliminatório e classificatório), com 50 questões de múltipla escolha, contendo quatro alternativas de resposta. Para ser considerado habilitado, foi necessário acertar no mínimo 25 pontos (50%).

  • Médico da área de Seguridade Social:
  • Analista de Seguridade Social e Técnico de Seguridade Social:

Quer estudar para o concurso IPSEMG?

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Caso você queira acompanhar de perto as novidades nos concursos públicos, recomendamos visitar os seguintes artigos:

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Concurso IPSEMG
Ficha técnica concurso IPSEMG.

Informações do concurso IPSEMG

  • Data prevista: 2021
  • Vagas: a definir
  • Cargos: Analista, Médico e Técnico
  • Banca: a definir
  • Escolaridade: Nível médio/técnico e superior
  • Último edital: Edital IPSEMG 2014

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *