Notícia

Concurso INSS: 34% dos servidores podem solicitar aposentadoria em 2019

Déficit de servidores evidencia necessidade de novo concurso INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social pode ter um aumento significativo no seu déficit de servidores em 2019. Segundo dados fornecidos com exclusividade ao Estratégia Concursos, 34% da mão de obra ativa do INSS já se encontra em condições de solicitar aposentadoria.

De acordo com o Instituto, há atualmente 32.108 mil servidores na ativa, dos quais cerca de 10,9 mil aguardam apenas a incorporação da gratificação de desempenho para solicitar aposentadoria. Somente em janeiro de 2019, 269 servidores já solicitaram aposentadoria.

Segundo o Painel Estatístico de Pessoal do Governo Federal, o INSS teve, entre janeiro e fevereiro deste ano, 1.933 aposentadorias homologadas no órgão. De acordo com o último levantamento divulgado pela autarquia, cerca de 19,2 mil cargos encontram-se vagos nas carreiras de Técnico, Analista e Perito.

Embora a autarquia tenha planos de ampliar a digitalização de seus processos operacionais, a falta de mão de obra prenuncia um cenário de crise de recursos humanos, pressionando para a realização de novos concursos públicos.

Concurso INSS – cargos vagos

TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL

VagosOcupadosVagosAposentadorias
14.850 19.380 34.230 701

ANALISTA DO SEGURO SOCIAL

VagosOcupadosVagosAposentadorias
2.247 4.327 6.574 3

PERITO MÉDICO PREVIDENCIÁRIO

VagosOcupadosVagosAposentadorias
2.113 3.682 5.795 9

Confirma a matéria completa sobre o concurso INSS

Ascom Estratégia
[email protected]

Cursos para concurso INSS

Gostou dessa oportunidade? Deseja se preparar para o concurso INSS? O Estratégia Concurso já possui cursos relacionados ao certame. Confira:

Analista – INSS

Técnico – INSS

Assinatura Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos de todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Assinatura Ilimitada Concursos abertos 11-03

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.