Concurso INMETRO: certame é SOLICITADO com 430 vagas
Déficit no quadro de servidores já chega a 1.177 vagas
Aguardado desde 2017, o concurso INMETRO pode sair em 2021. Em contato com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, através do e-SIC, foi confirmado um novo pedido de certame ao Ministério da Economia.
Ainda de acordo com o setor responsável, atualmente, existe o total de 1.177 cargos vagos que se distribuem entre várias carreiras. Vale lembrar que a petição realizada em 2019, com 430 vagas, não foi respondida.
Confira neste artigo as principais informações e novidades sobre o concurso INMETRO. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe:
Situação atual do concurso INMETRO
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) confirmou, ao jornalismo do Estratégia Concursos, através do e-SIC, que solicitou a autorização para a realização de um novo concurso público ao Ministério da Economia no âmbito do Módulo de Seleção de Pessoas do Sigepe.
Ainda de acordo com o órgão, foram solicitadas 430 vagas para os cargos pertencentes ao Plano de Carreiras e Cargos do INMETRO. Entretanto, o quantitativo solicitado não condiz com o déficit atual, que já chega a 1.177 cargos.
Vale lembrar que o pedido de concurso anterior, formalizado para o ano de 2020, também contemplou a oferta de 430 vagas. Contudo, o INMETRO não obteve resposta do setor responsável.
As principais carreiras do Instituto exigem dos candidatos formação de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 4 mil a R$ 18 mil. Confira abaixo os cargos:
- Assistente em Metrologia e Qualidade
- Técnico em Metrologia e Qualidade
- Pesquisador-tecnologista em Metrologia e Qualidade
- Especialista em Metrologia e Qualidade
- Analista em Metrologia e Qualidade
Cargos vagos do INMETRO
De acordo com resposta do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, com base no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos, em junho de 2020, o déficit de cargos atual se distribui conforme abaixo:
CARGOS | VAGOS |
---|---|
Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade | 375 |
Analista Executivo em Metrologia e Qualidade | 168 |
Técnico em Metrologia e Qualidade | 194 |
Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade | 405 |
Auxiliar Executivo em Metrologia e Qualidade | 0 |
Especialista em Metrologia e Qualidade Sênior | 35 |
Último concurso INMETRO
Publicado em novembro de 2014, o último concurso INMETRO foi organizado pela banca Idecan. Foram ofertadas 58 vagas, sendo 39 para Analista Executivo e 19 para Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade.
Os cargos exigem formação em nível superior e médio, respectivamente, com vagas no Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul.
- Analista Executivo de Metrologia
- Administração Geral e Pública
- Análise e Des. de Sistemas
- Ciências Contábeis
- Comunicação/Ouvidoria
- Controle e Execução Interna
- Tecnologia da Informação e Comunicação
- Psicologia do Trabalho
- Assistente Executivo de Metrologia
- Administração
- Contabilidade
- Informática
Mais de 8 mil candidatos se inscreveram no certame. O cargo com maior número de inscritos foi o cargo de Assistente Executivo de Metrologia da área Administração, que exige formação em Nível Médio.
Etapas e provas do último concurso INMETRO
Os candidatos aos cargos de nível médio foram submetidos a duas etapas, que corresponderam a uma Prova Objetiva de Conhecimentos Básicos e Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, além da Avaliação de Títulos e Experiência Profissional, de caráter classificatório.
Já os candidatos aos cargos de nível superior, na primeira etapa do concurso, responderam a uma Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais e Específicos, além de uma Prova Discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Em seguida, os classificados passaram pela Avaliação de Títulos e, por fim, participaram de Curso de Formação de caráter eliminatório e classificatório.
As provas do concurso INMETRO aconteceram nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Já o Curso de Formação aconteceu somente no Rio de Janeiro.
Prova Objetiva
As provas de ambos os cargos foram compostas de 60 questões objetivas com questões de múltipla escolha e duração máxima de 4 horas para os cargos de nível médio e 5 horas aos cargos de nível superior. As questões continham cinco alternativas (A, B, C, D e E).
Prova Discursiva
A prova discursiva para o cargo de nível superior, de caráter eliminatório e classificatório, consistiu de duas questões, de até 30 linhas, acerca dos conhecimentos específicos. Cada questão valeu 15 pontos, totalizando 30 pontos.
Avaliação de Títulos e Experiência Profissional
Nível superior:
A avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter classificatório, valeu, para o cargo de nível superior, no máximo, 20 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados ultrapassasse esse valor.
- A- Exercício de atividade profissional de nível superior na administração pública ou privada, em empregos ou cargos ou de gestão;
- B- Exercício de cargo de Direção, Coordenação, Assessoria, ou Chefia de departamentos, divisões, setores etc., de nível superior, na administração pública ou privada, em empregos/cargos;
- C- Comprovação de título de Doutor na área específica a que concorre ou na área de sua graduação;
- D- Doutorando que concluiu todos os créditos do doutorado com comprovação dos créditos e de que já tenha sido aprovado no exame de qualificação, acompanhado do histórico escolar, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
- E- Comprovação de título de Mestre na área específica a que concorre ou na área de sua graduação;
- F- Certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de pós-graduação, em nível de especialização na área específica a que concorre ou na área de sua graduação, com carga horária mínima de 360 horas.
Nível médio:
A avaliação de títulos e experiência profissional do último concurso INMETRO, de caráter classificatório, valeu, para o cargo de nível médio, no máximo, 18 pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos apresentados ultrapassasse esse valor.
- A- Curso concluído, com carga horária mínima de 180 horas, conforme a área de atuação para a qual concorre;
- B- Curso concluído com carga horária mínima de 40 horas e máxima de 180 horas, relacionado à área de atuação para a qual concorre;
- C- Exercício profissional na administração pública ou privada, em emprego ou cargo especializado ou de gestão, conforme a área de atuação para a qual concorre.
Quer estudar para o concurso INMETRO?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:
Assinatura Anual Ilimitada*
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.
ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada
Sistema de Questões
Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
Fique por dentro dos concursos abertos
Confira as oportunidades previstas

Informações do último concurso INMETRO
- Data: 2014
- Vagas: 58
- Cargos: Analista e Assistente
- Lotações: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás
- Banca: Idecan
- Escolaridade: Nível Médio, Técnico e Superior
- Edital: Edital Inmetro 2014
Ascom Estratégia
[email protected]
Veja os comentários