Concurso Inmetro 2018/2019: pedido com 435 vagas volta a traminar no MPOG
Fernando Brito

Concurso Inmetro 2018/2019: pedido de autorização para certame com 435 vagas volta a tramitar no MPOG

Pedido de concurso Inmetro segue em análise desde maio de 2017

Voltou a tramitar na sexta-feira do dia 26 de outubro, o documento protocolado pelo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia para que seja realizado um novo concurso para o Inmetro. O pedido de concurso do Inmetro foi protocolado no Ministério do Planejamento ainda em maio do ano passado.

Conforme a movimentação de ontem, no protocolo integrado, a solicitação chegou à Secretaria Executiva e seguiu para demandas de análise que deve ser feita pelo diretor da unidade.

Segundo informações obtidas pela equipe de jornalismo do Estratégia Concursos, a expectativa é que o pedido contenha uma solicitação para abertura de concurso com 435 vagas. A distribuição das vagas nem os cargos foram divulgados até o momento.

Embora essa informação não tenha sido divulgada espera-se que abra concurso para as principais carreiras do Instituto. Os cargos exigem formação em Nível Médio e Superior com salários que variam entre R$ 4 mil e R$ 18 mil.

Assistente em metrologia e qualidade
Técnico em metrologia e qualidade
Pesquisador-tecnologista em metrologia e qualidade
Especialista em metrologia e qualidade
Analista em metrologia e qualidade

O documento que solicita a autorização do concurso chegou à Assessoria Técnica e Administrativa ASTEC no dia 11 de outubro de 2018 e desde então o pedido continua em análise.

concurso inmetro

Através do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), o Estratégia Concursos obteve o quantitativo atual de cargos vagos no órgão, que ultrapassam 1.000 vacâncias:

  • Analista Executivo em Metrologia e Qualidade – 154 cargos cargos
  • Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade – 318 cargos cargos
  • Especialista em Metrologia e Qualidade – 35 cargos cargos
  • Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade – 352 cargos cargos
  • Técnico em Metrologia e Qualidade – 174 cargos cargos
  • TOTAL: 1.033 cargos cargos

Último concurso Inmetro

Publicado em novembro de 2014, o último edital de concurso Inmetro foi organizado pela banca Idecan. O edital abriu seleção pública com a oferta de vagas para os cargos de Analista Executivo e Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade, que exigem formação em nível superior e médio, respectivamente, com vagas par o Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul.

Foram ofertadas vagas para as especialidades abaixo relacionadas:

Analista Executivo de Metrologia

Administração Geral e Pública
Análise e Des. de Sistemas
Ciências Contábeis
Comunicação/Ouvidoria
Controle e Execução Interna
Tecnologia da Informação e Comunicação
Psicologia do Trabalho

Assistente Executivo de Metrologia

Administração
Contabilidade
Informática

Mais de 8 mil candidatos se inscreveram para os cargos e especialidades. O cargo com maior número de inscritos foi o cargo de Assistente Executivo de Metrologia da área Administração, que exige formação em Nível Médio.

Com a oferta de 58 vagas, foram convocados 80 candidatos conforme abaixo:

  • Analista Executivo em Metrologia e Qualidade – 39
  • Assistente Executivo em Metrologia e Qualidade – 19
  • Especialista em Metrologia e Qualidade – 02
  • Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade – 11
  • Técnico em Metrologia e Qualidade – 09

A jornada de trabalho dos cargos é de quarenta horas semanais, sendo oito horas diárias para todos os cargos/áreas, conforme o Art. 143 da Lei nº 11.355, de 19 de outubro de 2006, alterada pela Lei nº 11.907, de 2 de fevereiro de 2009.

As provas do concurso Inmetro

Os candidatos aos cargos de nível médio foram submetidos a duas etapas que corresponderam a uma prova objetiva de Conhecimentos Básicos e Específicos, de caráter eliminatório e classificatório, além da Avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter classificatório.

Já os candidatos aos cargos de nível superior, na primeira etapa do concurso, responderam a uma prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos além de uma prova discursiva, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Em seguida, os classificados passaram pela avaliação de títulos e por fim participaram de Curso de Formação de caráter eliminatório e classificatório.

As provas aconteceram realizadas nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Somente o Curso de Formação aconteceu no Rio de Janeiro.

As provas de ambos os cargos foram compostas de 60 questões objetivas com questões de múltipla escolha e duração máxima de 4 horas para os cargos de nível médio e 5 horas aos cargos de nível superior. As questões continham cinco alternativas (A, B, C, D e E) cujos itens apenas um era o correto.

Cursos Concurso Inmetro 2018/2019

Gostou dessa oportunidade e deseja se preparar para este concurso?
Esteja mais preparado com nossos cursos. Acompanhe as novidades!

CURSOS PARA CONCURSO INMETRO

Ficha técnica concurso

►Último concurso Inmetro

Edital: 2014
Vagas: 58 vagas
Cargos: Analista e Assistente
Lotações: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás
Banca: Idecan
Escolaridade: Nível Médio, Técnico e Superior

Cursos Estratégia ConcursosCURSOS CONCURSO INMETRO 2018/2019
Edital: Edital Inmetro 2014

Fernando Brito
Ascom Estratégia
[email protected]

Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Inscreva-se no Curso Online Grátis!

curso online gratis

Posts Relacionados

Compartilhe:

Fernando Brito

Fernando Brito

Jornalista com experiência em web, TV, impresso, assessoria de comunicação, mídias sociais, cerimonial e media training. Atualmente é responsável pelo jornalismo do Estratégia Concursos, atuando como analista de SEO e coordenador de conteúdo. Por dois anos foi repórter no G1, o site de notícias da Globo. Atuou ainda como repórter da editoria de esportes do Jornal Diário do Povo. Foi assessor de comunicação da Fundação Municipal de Saúde de Teresina-PI, e ainda fez trabalhos como freelancer tendo como clientes sindicato, políticos e autoridades públicas. Atuou ainda no treinamento de mídia (Media Trainning) de todo o secretariado da Prefeitura de Timon-MA e de gestores em saúde na Prefeitura de Teresina-PI.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.