0

Concurso IMA: comissão formada; vagas para Assistente e Fiscal

Foi formada a Comissão de acompanhamento responsável pelo próximo concurso público do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA MG). Integram o grupo sete servidores do órgão e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, que serão responsáveis pelo planejamento, acompanhamento e fiscalização do certame.

Serão ofertadas vagas para cargos efetivos das carreiras de Assistente em Gestão da Defesa Agropecuária, Fiscal Assistente Agropecuário e Fiscal Agropecuário. O quantitativo de vagas deverá ser definido após estudos da Comissão.

O último concurso do Instituto foi realizado há 13 anos, em 2008. Na ocasião, foram ofertadas 296 vagas. Desde então, o IMA vem realizando apenas processos seletivos para contratação temporária.

Se você tem interesse no concurso IMA, chegou ao lugar certo! Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre o certame para que você possa ficar bem informado. Acompanhe pelos tópicos abaixo e não perca nada:

Situação atual do concurso IMA

Comissão formada

Já está formada a Comissão responsável pelo planejamento do próximo concurso público do IMA. O grupo é formado por integrantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, do Instituto Mineiro de Agropecuária e mais dois suplentes.

  • I – Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão:
    • Fabiano Rodrigues Marx
    • Daniela de Oliveira Soares
    • Idaiane Gomes de Oliveira
  • II – Instituto Mineiro de Agropecuária:
    • Fenando Evencio Rodrigues
    • Marieta Cristina Madureira
  • III – Suplentes:
    • Luisa Wener Oliveira Campos
    • Wagner Aquino Machado

Além disso, o documento publicado no Diário oficial de Minas Gerais também adianta quais cargos serão ofertados no certame. Serão eles: Assistente em Gestão da Defesa Agropecuária, Fiscal Assistente Agropecuário e Fiscal Agropecuário.

Sobre o IMA

O Instituto Mineiro de Agropecuária é responsável pela execução das políticas públicas de defesa sanitária animal e vegetal no estado de Minas Gerais. Atua também na inspeção de produtos de origem animal, certificação de produtos agropecuários, educação sanitária e no apoio à agroindústria familiar.
Todas as atividades exercidas pelo IMA visam à preservação do meio ambiente e da saúde pública e estão focadas no desenvolvimento do agronegócio obedecendo as diretrizes fixadas pelo Governo Estadual e Federal para o setor.

O Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criada em 7 de janeiro de 1992, possui sede e foro no município de Belo Horizonte e jurisdição em todo o Estado de Minas Gerais. 

Carreira no IMA

Requisitos

Fiscal Agropecuário: nível superior que compreende curso ou programa de graduação, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com registro em Conselho de Classe.

Fiscal Assistente Agropecuário: formação em ensino médio ou em curso de educação profissional de ensino médio, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, com registro em Conselho de Classe.

Assistente em Gestão da Defesa Agropecuária: formação em ensino médio ou em curso de educação profissional de ensino médio, na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Atribuições

Fiscal Agropecuário: fiscalizar, em todo o território estadual, a inocuidade e a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, a sanidade e a saúde das populações vegetais e animais e a segurança dos alimentos destinados aos consumidores, em consonância com as regras nacionais e internacionais, contribuindo assim para a promoção da saúde pública e preservação do meio ambiente, e outras atividades correlatas.

Fiscal Assistente Agropecuário: Executar, sob orientação e supervisão do Fiscal Agropecuário, as atividades de defesa sanitária animal e vegetal, a fiscalização do comércio e uso de insumos agropecuários, a fiscalização do trânsito de produtos de origem animal e vegetal, a inspeção da produção agropecuária e agroindustrial e a certificação da qualidade de produtos agropecuários, e outras atividades correlatas.

Assistente em Gestão da Defesa Agropecuária: Exercer atividades de apoio à gestão administrativa, financeira, logística e correlatas à fiscalização agropecuária, relativas ao exercício das competências legais a cargo do IMA, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para sua consecução, e outras atividades correlatas.

Último concurso IMA

O último concurso público do IMA foi realizado em 2008, sob organização do Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada – IGETEC. Foram ofertadas 296 vagas distribuídas entre os cargos de Assistente de Gestão de Defesa Agropecuária (62), Fiscal Agropecuário (56) e Fiscal Assistente Agropecuário (178).

Prova objetiva

A avaliação dos candidatos foi realizada através e um única etapa, sendo esta uma prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova foi composta por 50 questões com quatro alternativas cada (A, B, C, D) e uma única resposta correta. Foi considerado habilitado o candidato que obtivesse o mínimo de 50% do total de pontos, além de, pelo menos, um acerto em cada uma das disciplinas.


Quer estudar para o concurso IMA?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Informações do concurso ima mg

Informações do concurso IMA-MG

  • Data prevista: 2021
  • Vagas: a definir
  • Cargos: Assistente e Fiscal
  • Banca: a definir
  • Escolaridade: nível médio e superior

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *