Notícia

IBGE: Recenseadores fazem treinamento para coleta de dados

O Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística será realizado a partir do dia 1º de agosto. Com isso, o IBGE já inicia a fase presencial de treinamento dos mais de 180 mil futuros Recenseadores convocados.

O curso de capacitação também será oferecido ao cargo de Agente Censitário de Pesquisa por Telefone (ACT), responsáveis por atuar no Centro de Apoio ao Censo (CAC). Os convocados atuarão no Censo ajudando a esclarecer dúvidas daqueles que optarem por preencher o questionário pela internet ou por telefone.

Para os Recenseadores, o treinamento acontece em cerca de 5 mil locais espalhados por todo o país. O período de aprendizado terá carga horária de 8 horas, com duração de 5 dias, encerrando no dia 22 de julho.

Os profissionais que coletarão dados dos povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, terão um dia a mais de capacitação, na segunda-feira (25).

“Começaremos a etapa presencial do treinamento dos recenseadores, mas eles já estão sendo treinados há tempos. Preparamos um curso a distância com conceitos fundamentais do Censo, e esse conteúdo caiu na prova do processo seletivo simplificado. Os recenseadores passaram também por uma etapa auto instrucional com a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, disponíveis no site do Censo 2022. Eles já iniciaram o treinamento bem antes de estarem em sala de aula.” afirmou Cynthia Damasceno, gerente de Treinamentos de Censos

O concurso IBGE, sob organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ofertou 206.891 vagas para as funções de Agente Censitário Supervisor (ACS), Agente Censitário Supervisor Municipal (ACM) e Recenseador.

Concurso IBGE – efetivos

O IBGE aguarda resposta do Ministério da Economia quanto à solicitação de um concurso público para o quadro efetivo do Instituto. Se autorizada, a seleção será realizada em 2023, com contratação da banca prevista para janeiro e publicação do edital em fevereiro.

Fique por dentro de todos os processos seletivos e concursos do IBGE através do artigo exclusivo e muito mais completo que preparamos para você:

Saiba mais: IBGE

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.