Executivo (Administrativa)

Concurso IBAMA: confira os possíveis recursos para Técnico!

O concurso IBAMA teve suas provas aplicadas no último domingo (30). Com isso, já estão disponíveis para consulta os gabaritos preliminares da referida etapa.

E você, estrategista, pretende interpor recurso contra o gabarito para Técnico Ambiental? O processo poderá ser realizado entre às 10h do dia 02 e 18h do dia 03 de fevereiro, no site da banca Cebraspe.

E para te ajudar, assim como realizaram na correção extraoficial da prova, nossos professores também analisaram os gabaritos provisórios e identificaram algumas possibilidades de recursos. Confira abaixo e não perca o prazo!

Recurso para Língua Portuguesa

Profa. Patrícia Manzato

QUESTÃO Nº 10

TEXTO DA QUESTÃO: O período “’Toda escolha que fazemos pode ser para apoiar ou não a sustentabilidade’, diz Mariana” (quarto parágrafo) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Mariana afirma que toda escolha que é feita pode ter o objetivo de apoiar ou não a sustentabilidade.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
GABARITO PRETENDIDO: CERTO

FUNDAMENTAÇÃO:
O enunciado é claro ao propor uma reescritura que mantenha a correção gramatical, apenas. Para tanto, o item foi considerado, em gabarito preliminar, como errado, mas, com todo o respeito à Banca, discorda-se desse gabarito, pelos fundamentos apresentados a seguir.

O trecho delimitado no item apresenta a fala da professora de sustentabilidade sobre escolhas e o apoio à sustentabilidade, A citação direta, com a utilização de aspas e uso dos elementos de discurso direto confirmam tal estrutura linguística.

A proposta de reescritura, por sua vez, tem como base a transposição do discurso direto para o indireto. Sobre essa transposição, BECHARA (“Moderna Gramática Portuguesa”. Lucerna, 2001) e CEGALLA (“Moderna Gramática Portuguesa”. Nacional, 2008) são enfáticos ao afirmarem que, além da manutenção da correlação verbal, é necessário que sejam mantidos o verbo declarativo (dizer, afirmar, ponderar, confessar, responder etc.) e a fala que, em discurso direto é apresentada entre aspas, será transformada em oração subordinada substantiva.

Ao retomar o trecho do enunciado, observam-se todos os elementos de transposição de discursos utilizados de forma correta, quais sejam (I) correlação verbal: Presente do Indicativo (“fazemos”, “pode” e “diz”) para Presente do Indicativo (“afirma”, “é feita”); (II) manutenção de verbo discendi ou declarativo (“diz” e “afirma”) e a transformação em oração subordinada substantiva (“que toda escolha que é feita pode ter o objetivo de apoiar ou não a sustentabilidade”).

Dessa forma, constata-se que ambas as orações (original e reescrita) estão gramaticalmente corretas.

Ressalte-se ainda que o item não traz o comando de manutenção de sentido ou coerência textuais, o que não leva o candidato a se ater, exclusivamente, à correção gramatical.

Assim, com todo o respeito e consideração à Banca e seus examinadores, requer, portanto, a ALTERAÇÃO do gabarito preliminar para se considerar o item CERTO, a partir da fundamentação supra.

Recursos para Conhecimentos Específicos

Prof. André Davila

QUESTÃO Nº 103

Gabarito da banca: CERTO
Gabarito Extraoficial: ERRADO

O plástico perde suas propriedades, ou seja, se decompõe, em decorrência da ação de um conjunto de fatores abióticos como luz ultravioleta (UV), água e calor. Certamente os mais importantes fatores para decomposição destes compostos são a luz UV e o oxigênio. Fato é que uma garrafa de plástico leva centenas e até milhares de anos para se decompor completamente e, durante esse processo, participam todos os fatores abióticos relatados e alguns fatores bióticos.

Assim, dado um período curto de tempo, há de se considerar que todos os fatores atuam em conjunto para essa decomposição, mesmo havendo mais participação do oxigênio e da luz UV. A questão em tela aceita a afirmativa de que a luz do sol decompõe o plástico, mas ignora a atuação da água do rio neste processo, já que considera errada o item 100.

Assim, dentro do contexto científico, se a banca aceita que o sol decompõe o plástico, deve aceitar que a água também o faz, mesmo que em uma escala menor.

REFERÊNCIAS:

Gewert, B. Plasssman, M. Macleod, M. Pathways for degradation of plastic polymers floating in the marine environment.Environmental Science: Processes & Impacts. 9. 2015.

Royer, SJ. Ferrón, S. Wilson, S.T. Karl, D. Production of methane and ethylene from plastic in the environment. PLOS ONE. 2018

Summers, J. W. & Rabinovitch, E. B. Weathering of Plastics. Elsevier. 1999. p 61–68.


Prof. André Rocha

QUESTÃO Nº 95

TEXTO DA QUESTÃO: Em cidade onde se decretou situação de emergência sanitária, a queima de resíduos sólidos a céu aberto deve ser autorizada e acompanhada pelos órgãos competentes.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO
GABARITO PRETENDIDO: ANULAÇÃO da questão

FUNDAMENTAÇÃO: Da forma como está escrita, a frase dá margem para duas interpretações possíveis:

1) Quando houver a queima de resíduos a céu aberto em uma cidade que tenha decretado situação de emergência sanitária, essa queima deve ser autorizada e acompanhada pelos órgãos competentes. Essa interpretação foi a que a banca utilizou para considerar a questão como correta.

2) Em cidade onde se decretou situação de emergência sanitária, a queima de resíduos a céu aberto necessariamente deve ser autorizada e acompanhada pelos órgãos competentes. Neste caso, o sentido do verbo “deve” traz a ideia de exigência. Ou seja, a frase daria a entender que, sempre que houver decretação de emergência situação de emergência sanitária, deve haver a queima de resíduos a céu aberto autorizada e acompanhada pelos órgãos competentes, o que não é verdade, uma vez que os órgãos competentes podem, simplesmente, vetar a queima de resíduos a céu aberto, ainda que em situação de emergência sanitária.

Lembremos que o § 1º do art. 47 da Lei nº 12.305/10 assevera que a queima pode ser realizada, não que isso necessariamente ocorrerá. Ou seja, ainda no caso de haver emergência sanitária, a queima de resíduos a céu aberto pode não ser autorizada.

Em razão da dupla interpretação que a questão suscita, entende-se como mais adequada a anulação da mesma.

QUESTÃO Nº 111

TEXTO DA QUESTÃO: Recomenda-se a inclusão da educação ambiental em todos os níveis e modalidades de ensino, tendo-se como referência os parâmetros e as diretrizes de experiência exitosas até mesmo em outros países, observando-se a integração da educação ambiental às disciplinas de modo transversal, contínuo e permanente, e a adequação dos programas já vigentes de formação continuada de educadores.

GABARITO PRELIMINAR: ERRADO
GABARITO PRETENDIDO: CORRETA ou, subsidiariamente, ANULAÇÃO da questão.

FUNDAMENTAÇÃO: Entende-se que a banca  considerou como errada somente pelo fato de a questão não trazer a literalidade do art. 5º do Decreto nº 4.281/2002, que menciona que se recomenda, como referência, os Parâmetros e as Diretrizes Curriculares Nacionais.

No entanto, o termo “até mesmo” da frase confere um caráter de adição e exemplificação à mesma, não a ideia de que somente experiências exitosas de outros países devem ser consideradas. Ou seja, o fato de se recomendar, como referência, os Parâmetros e as Diretrizes Curriculares Nacionais não invalida a possível contribuição de experiências exitosas internacionais, pelo contrário: estas são sim muito bem-vindas. Além disso, a ideia de “recomendação” (e não de “exigência”), como referência, dos Parâmetros e Diretrizes Curriculares Nacionais, corrobora a ideia de que outras contribuições também são possíveis, tais quais experiências exitosas em outros países. Ressalta-se que a questão não faz alusão ao Decreto nº 4.281/2002 em nenhum momento.

Tendo em vista tais aspectos, considera-se que a questão deve ser considerada como CORRETA, ou, subsidiariamente, ANULADA (em virtude de ter dado margem às duas interpretações supracitadas).

QUESTÃO Nº 113

TEXTO DA QUESTÃO: A definição de diretrizes para a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental em âmbito nacional e a indicação de critérios e metodologias qualitativas e quantitativas para a avaliação de programas e projetos de educação ambiental são, respectivamente, uma atribuição e uma competência dos colegiados do Programa Nacional de Educação Ambiental.

GABARITO PRELIMINAR: CERTO
GABARITO PRETENDIDO: Gabarito sugerido: ANULAÇÃO da questão.

FUNDAMENTAÇÃO: A questão claramente faz alusão à 3ª edição do ProNEA, de 2005.

Contudo, o edital não especificou qual versão do ProNEA seria cobrada e é de se esperar que a banca cobrasse a versão mais atual, de 2018, do Programa (5ª edição), a qual não prevê a atribuição e a competência mencionadas na questão como sendo dos órgãos colegiados do ProNEA. Na verdade, o art. 3º do Decreto nº 4.281/2002 prevê tais competências como sendo do órgão gestor da Política Nacional do Meio Ambiente (Ministério do Meio Ambiente), não de qualquer órgão colegiado do ProNEA como dá a entender a questão.

Desse modo, considerando tanto que o conteúdo não se encontra na versão mais recente do ProNEA quanto o fato de haver lei (Lei nº 9.795, art. 15) e decreto federal dispondo de forma distinta, os candidatos, no momento da prova, podem ter ficado induzidos ao erro ao não saber o entendimento claro que se esperava da banca.

Sendo assim, entende-se que a anulação da questão é a melhor medida a ser tomada.


Mais informações: Concurso IBAMA

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Rafaela Teixeira

Sou advogada e produtora de conteúdo, atuando no convênio entre a OAB e a Defensoria Pública de SP. Além disso, escrevo textos jurídicos e tenho experiência em órgãos públicos, incluindo um estágio no TRE. No mais, há 5 anos estou envolvida com concursos públicos, produzindo artigos em SEO diariamente.

Posts recentes

Concurso Prefeitura de Santa Rosa: provas adiadas!

Foram adiadas as provas do concurso público da Prefeitura de Santa Rosa, no Rio Grande…

38 minutos atrás

Como se tornar um Policial Federal

Olá, nobres! Vamos abordar um tema que gera bastante curiosidade e necessidade por informações que…

49 minutos atrás

Poucas vagas: a importância de botar o nome na lista

Saudações colegas concurseiros, concursos públicos são marcados por períodos de grandes oportunidades, mas também por…

49 minutos atrás

Concurso CRF RS: inscrições abertas! Ganhe até R$ 7,5 mil

Foi publicado o edital do novo concurso para o Conselho Regional de Farmácia do Rio…

1 hora atrás

Concurso MP GO: link de consulta ao gabarito definitivo disponível!

Você fez a prova do concurso MP GO (Ministério Público de Goiás) para o cargo…

1 hora atrás

Concurso Alegrete RS: inscrições ENCERRADAS!

As inscrições para o concurso da Prefeitura de Alegrete, no Rio Grande do Sul, foram…

2 horas atrás