Concurso DMAE Porto Alegre: BANCA definida; edital até fevereiro
Coordenação

Concurso DMAE Porto Alegre: BANCA definida; edital até fevereiro

Já está definida a banca do novo certame para o Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre. De acordo com contato exclusivo da Coordenação de Julgamentos e Contratos, a Objetiva Concursos foi a empresa ganhadora e irá organizar o próximo concurso DMAE Porto Alegre.

Ainda segundo a Coordenação, o prazo recursal da decisão é até 21 de janeiro. Após seis anos, o edital de abertura deve ser publicado até o final de fevereiro. A informação foi confirmada pelo setor de Recursos Humanos do órgão.

Confira neste artigo as informações mais quentes sobre o concurso público do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre. Acompanhe os tópicos abaixo para não perder nenhum detalhe e começar a se preparar desde já.

Status atual do concurso DMAE Porto Alegre

O novo concurso público do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre está cada vez mais próximo de acontecer. Isso porque a Objetiva Concursos foi a empresa ganhadora e será a banca organizadora do certame.

A informação foi confirmada, exclusivamente, pelo setor de Coordenação de Julgamentos e Contratos. Vale lembrar que a Objetiva estava concorrendo com a Legalle Concursos. Com isso, o prazo recurso está aberto e segue até o dia 21 de janeiro.

Em contato com o setor de Recursos Humanos do Dmae, o jornalismo do Estratégia Concursos obteve a informação de que o edital está previsto para ser publicado até o final de fevereiro.

O concurso DMAE Porto Alegre visa ofertar duas vagas imediatas para os cargos de Técnico em Tratamento de Água e Esgotos e Técnico em Saneamento, ambos com exigência do nível técnico.

A avaliação do certame será feita através de duas etapas, sendo elas uma Prova Objetiva com 80 questões, para os dois cargos, e uma Prova Prática, somente para o cargo de Técnico em Tratamento.

Confira abaixo resultado de julgamento que definiu a banca organizadora:

Objetiva é definida como banca do concurso DMAE Porto Alegre
Resultado de Julgamento que definiu a Objetiva como banca do concurso DMAE Porto Alegre

Projeto básico do concurso DMAE Porto Alegre

Cargos e vagas

De acordo com o Projeto Básico, o certame ofertará 02 vagas, distribuídas igualmente entre cargos de Técnico em Tratamento de Água e Esgotos e Técnico em Saneamento.

Para concorrer ao primeiro cargo, é necessário possuir curso Técnico reconhecido pelo MEC, com registro no respectivo conselho, em uma das seguintes áreas: Técnico em Química, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Hidrologia, Técnico em Saneamento e Técnico em Tratamento de Água, Esgotos ou Efluentes Industriais.

Já aqueles interessados em ingressar no segundo cargo, devem possuir curso Técnico reconhecido pelo MEC, com registro no respectivo conselho, em uma das seguintes áreas: Desenho de Projetos, Edificações, Hidrologia ou Saneamento.

Provas

Prova Objetiva: De caráter eliminatório, constará de questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, sendo apenas uma correta. Versará sobre os conteúdos indicados no Edital de Abertura a cada uma das disciplinas que vão compor a prova.

  • Português – 10
  • Conhecimentos Gerais – 30
  • Conhecimentos Específicos – 40

Prova Pratica: De caráter eliminatório, será aplicada somente aos 200 primeiros candidatos aprovados na prova objetiva para o cargo de Técnico de Saneamento.

A prova prática tem caráter eliminatório e classificatório, sendo considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 50% de aproveitamento do total de pontos nas referidas provas.

Último concurso DMAE Porto Alegre

Sob organização da Objetiva Concursos, o último concurso do DMAE de Porto Alegre aconteceu em 2014. Ao todo, foram ofertadas 75 vagas para cargos de nível fundamental, médio e técnico. Os salários variaram de R$ 777,30 a R$ 1.364,40.

  • Agente de Saneamento – 20 vagas
  • Agente de Serviços Externos – 05 vagas
  • Montador Eletromecânico – 07 vagas
  • Operador de Máquinas Especiais – 06 vagas
  • Soldador Industrial – 3 vagas
  • Técnico em Construção ou Técnico em Desenho de Construção Civil ou Técnico em Desenho de Projetos ou Técnico em Edificações ou Técnico em Estradas ou Técnico em Hidrologia ou Técnico em Saneamento – 21 vagas
  • Técnico Eletricista – 02 vagas
  • Técnico em Meio Ambiente ou Gestão Ambiental – 01 vaga
  • Técnico em Mecânica – 03 vagas
  • Técnico em Química – 07 vagas

Etapas do último concurso DMAE Porto Alegre

Prova Objetiva

A prova objetiva foi de caráter eliminatório e classificatório, composta por questões de múltipla escolha com 05 alternativas, compatíveis com o nível de escolaridade, com a formação acadêmica exigida e com as atribuições dos cargos. Foram considerados aprovados os candidatos que obtiveram 50% ou mais na nota final.

  • Cargos de nível fundamental:
    • Português – 10
    • Matemática – 10
    • Legislação – 10
    • Conhecimentos Específicos – 30
  • Cargos de nível médio/técnico:
    • Português – 10
    • Conhecimentos Gerais – 30
    • Conhecimentos Específicos – 40

Prova Prática

A prova prática de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada aos cargos de Agente de Saneamento, Agente de Serviços Externos, Montador Eletromecânico, Operador de Máquinas Especiais, Soldador Industrial, Técnico em Saneamento (exceto Técnico em Meio Ambiente ou Gestão Ambiental).

Prova de Aptidão Física

Esta prova foi aplicada somente aos aprovados na prova objetiva do cargo de Agente de Serviços Externos. O teste consistiu na avaliação das condições físicas, através dos seguintes exercícios e respectivos índices mínimos exigidos:

  • Teste de corrida de 12 minutos:
    • Sexo Feminino: foi considerada aprovada a candidata que percorrer nos 12 minutos a distância de 800 metros
    • Sexo Masculino: foi considerado aprovado o candidato que percorrer nos 12 minutos a distância de 1.000 metros

Quer estudar para o concurso DMAE Porto Alegre?

Gostou desta oportunidade e deseja se preparar? Então, confira nossos cursos exclusivos para este concurso e inicie seus estudos agora mesmo:

CURSOS DMAE PORTO ALEGRE

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

CONCURSOS RS

Ficha técnica do concurso DMAE Porto Alegre

Informações sobre o concurso DMAE Porto Alegre-RS

Data prevista: 2020
Vagas: 02
Cargos: Técnico
Banca: Objetiva Concursos
Escolaridade: Nível médio/técnico
Concorrência – Projeto Básico
Último edital DMAE Porto Alegre – 2014


Ascom Estratégia
[email protected]

Compartilhe:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados