Notícia

Concurso Capes: recursos para analista em Ciência e Tecnologia

As provas objetivas do concurso do concurso CAPES foram aplicadas no último domingo (17/03) e aqui você poderá conferir as sugestões de recursos para o cargo de analista em Ciência e Tecnologia.

Os recursos foram elaborados pelos professores e especialistas do Estratégia Concursos com base neste caderno.

Lembre-se que o recurso é individual e a cópia pode resultar na anulação da sua interposição. Confira as sugestões na transcrição logo abaixo!

Concurso CAPES: recursos para Língua Portuguesa

QUESTÃO 4

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: CERTO

GABARITO PRETENDIDO: ERRADO

FUNDAMENTAÇÃO:

No texto, entende-se que um dos desafios impostos pela “sociedade da ignorância” está em relacionar quem ignora o que, isto é, todos ignoram algo, mas faz-se necessário correlacionar o conhecimento ignorado à pessoa específica que o ignora. 

Na paráfrase trazida na questão 4, há uma restrição que o texto original não apresenta: ao dizer que o estudo da história social envolveria descobrir as pessoas que ignoram algo, a oração subordinada adjetiva restritiva “que ignoram algo” indica que há, pelo menos, dois grupos de pessoas no mundo — as que ignoram e as que não ignoram. Assim, o que se pode entender dessa restrição é que a tarefa é identificar TÃO SOMENTE as que ignoram. 

Tal restrição vai de encontro às ideias apresentadas pelo autor no texto, uma vez que se afirma que há tanto conhecimento acumulado que sempre haverá alguém ignorando algum tipo de conhecimento; não existe um grupo de pessoas que não ignoram nada. Logo, a assertiva está incorreta.

Com base nisso, solicita-se a alteração do gabarito.

Concurso CAPES: recursos para Políticas Públicas

32. No âmbito do conceito de política pública, o termo política refere-se à atividade humana ligada à obtenção e à manutenção dos recursos necessários para o exercício do poder sobre o ser humano.

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: CERTO

GABARITO PRETENDIDO: ERRADO

Comentários:

Essa definição apresenta uma interpretação do termo “política” mais alinhada com a concepção geral de política como atividade relacionada ao poder e à governança, mas não abrange o conceito de “política pública” como usualmente entendido no campo do estudo de políticas.

No âmbito do conceito de política pública, “política” se refere mais especificamente ao conjunto de ações, decisões e programas empreendidos por entidades governamentais (e às vezes em parceria com o setor privado e a sociedade civil) com o objetivo de atender a necessidades e resolver problemas da sociedade. Dessa forma, enquanto a definição apresentada capta aspectos importantes do exercício do poder e da política no sentido amplo, a concepção de política pública foca mais na formulação, implementação e avaliação de estratégias governamentais destinadas a alcançar objetivos sociais específicos.

Para entender o conceito de política pública, temos de entender os dois sentidos da palavra “política”. Nos países de língua inglesa, estes dois conceitos são diferenciados, com a utilização das palavras politics e policy.

Entretanto, em nossa língua utilizamos a palavra política para os dois conceitos. O primeiro conceito de política em nossa língua (politics) se refere ao poder de influenciar outras pessoas, ou de disputa política em si. Este é o conceito mais comum do termo em nosso país.

Desta forma, quando estamos nos referindo às disputas eleitorais ou aos debates entre senadores, por exemplo, estamos utilizando este conceito do termo política.

O outro conceito de política – que seria o policy na língua inglesa– se refere às decisões e ações concretas em torno de um problema específico.  Assim sendo, quando dizemos que: “a política habitacional do governo está melhorando a vida das pessoas”, estamos utilizando este outro significado do termo política.

Portanto, a definição de política pública envolve não apenas a obtenção e a manutenção de recursos para o exercício do poder, mas principalmente a aplicação desse poder para a criação e implementação de medidas que visam ao bem-estar coletivo e à resolução de problemas públicos.

Com base nisso, solicita-se a alteração do gabarito.

33. A fase conhecida como identificação do problema se caracteriza por um conjunto de problemas ou temas relevantes que integram a pauta política atual e que merecem ser foco da ação governamental.

GABARITO PRELIMINAR DA BANCA: ERRADO 

GABARITO PRETENDIDO: CERTO

Comentários:

Essa afirmação está correta em relação à fase de identificação do problema no ciclo de políticas públicas. Esta fase é essencialmente sobre reconhecer e definir claramente problemas ou questões que necessitam de intervenção governamental. 

O processo envolve a compreensão de que certas situações se desviam do que é considerado aceitável ou desejável pela sociedade ou por partes dela, tornando-se, assim, merecedoras de atenção e ação por parte do governo.

Com base nisso, solicita-se a alteração do gabarito.

Concurso CAPES: recursos para Administração

Item 96

Solicito a alteração do gabarito do item para ERRADO. 

A redação dada ao item, especialmente no trecho “por meio de uma visão panorâmica acerca de onde as variações estão ocorrendo” entra em contradição com um dos princípios do controle: foco na exceção, conforme leciona Maximiano (2004), que enfatiza a importância de um sistema de controle capaz de identificar rapidamente desvios, além de fornecer orientações claras para a correção efetiva desses desvios. Percebe-se que uma visão panorâmica, conforme se afirma no item, não condiz com a especificidade da atuação corretiva da atividade de controle. A especificidade do controle e a ênfase na exceção, conforme discutido por Maximiano (2004), sublinham a necessidade de um sistema de controle que não apenas detecte desvios, mas também indique precisamente onde estão ocorrendo e como podem ser corrigidos.

Para que o item fosse considerado CERTO, seria necessária a substituição do termo “panorâmica” por “específica”, indo ao encontro dos princípios supracitados.

Dada a argumentação, solicita-se a mudança de gabarito da assertiva.

Referência

Maximiano, A. C. A. (2004). Introdução à administração (6ª Ed.). São Paulo: Atlas.

Quer saber mais informações sobre o concurso do CAPES? Então confira o nosso artigo completo:

Mais informações sobre o concurso CAPES


Quer estudar para concursos com o líder de aprovações?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.