Notícia

Concurso ANEEL: conheça o cargo Especialista em Regulação

Apesar de já encerradas as inscrições, o concurso ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) pode ser uma boa aposta futura. Por isso, que tal conhecer o cargo contemplado?

Com cerca de 40 oportunidades, a carreira ofertadas nos editais do Concurso Nacional Unificado é, sem dúvidas, uma das mais atrativas do “ENEM dos concursos”.

Assim, ficar por dentro de tudo, seja suas atribuições, requisitos e remuneração, é primordial para se programar caso um novo concurso ANEEL apareça. Veja tudo aqui!

Concurso ANEEL: conheça o cargo Especialista em Regulação
Concurso ANEEL: conheça o cargo Especialista em Regulação | Reprodução: internet

Cargo do concurso ANEEL:

Salários

Foi sancionado em 2023 o reajuste salarial de 9% dos servidores do executivo federal. Com isso, as remunerações da ANEEL passaram a ser os seguintes:

  • Especialista em Regulação:
    • de R$ 15.058,12 para R$ 16.413,35.

Requisitos dos cargos

Especialista em Regulação: Nível superior em áreas específicas, conforme definido no edital.

Atribuições

Especialista em Regulação: Atividades especializadas de regulação, inspeção, fiscalização e controle da prestação de serviços públicos e de exploração da energia elétrica, bem como à implementação de políticas e à realização de estudos e pesquisas respectivos a essas atividades.

Sobre a ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica, autarquia em regime especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia, foi criada para regular o setor elétrico brasileiro, por meio da Lei nº 9.427/1996 e do Decreto nº 2.335/1997.

A ANEEL iniciou suas atividades em dezembro de 1997, tendo como principais atribuições:

  • Regular a geração (produção), transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica;
  • Fiscalizar, diretamente ou mediante convênios com órgãos estaduais, as concessões, as permissões e os serviços de energia elétrica;
  • Implementar as políticas e diretrizes do governo federal relativas à exploração da energia elétrica e ao aproveitamento dos potenciais hidráulicos;
  • Estabelecer tarifas;
  • Dirimir as divergências, na esfera administrativa, entre os agentes e entre esses agentes e os consumidores, e
  • Promover as atividades de outorgas de concessão, permissão e autorização de empreendimentos e serviços de energia elétrica, por delegação do Governo Federal.

Quer saber mais informações sobre o concurso ANEEL, além do cargo? Então, confira o nosso artigo completo e exclusivo acerca do certame:


Quer estudar para o concurso ANEEL?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.