26

Concurso Agepen CE: validade do certame é prorrogada!

Concurso Agepen CE agora estará no âmbito da Polícia Penal

Atenção! A Secretaria de Administração Penitenciária resolveu prorrogar a validade do último Concurso AGEPEN CE. Segundo o documento, a nova validade será até 29 de agosto de 2021. Confira aqui!

Lembrando que o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, por meio das redes sociais, a ‘autorização imediata’ de convocação dos últimos 52 aprovados no último concurso Agepen CE, agora Polícia Penal CE.

Segundo as informações, os novos convocados vão reforçar a equipe que está sendo treinada para atuar na nova unidade penal do Ceará, a CPPL 6, que será inaugurada nas próximas semanas, com capacidade para mil internos.

Novo edital

Mais um indicativo para a realização do concurso Agepen CE: o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021, aprovado pela Assembleia Legislativa, que prevê orçamento para o novo certame.

Lembrando que no mês de agosto de 2020, a PEC 104/2019, que criou a Polícia Penal no estado do Ceará, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará.

A aprovação da proposta possibilitará que quase 3.700 servidores, que atualmente ocupam o cargo de Agente Penitenciário, sejam adaptados como Policiais Penais.

A normatização chega para regulamentar as ações práticas que os policiais penais do Ceará realizam com muito empenho. Além disso, a PEC gera uma aposentadoria justa e um respaldo mais forte na segurança pessoal e institucional para o trabalho dos agentes”, pontuou o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque.

O último concurso público para o cargo de Agente Penitenciário do Ceará ofertou 1.000 vagas e ficou vigente até julho de 2020.

Ao longo deste artigo você confere todas as novidades sobre o concurso e os principais pontos do último edital. Acompanhe pelos tópicos a seguir:

1) Situação atual do concurso Agepen CE
2) Concurso Agepen CE: remuneração
3) Concurso Agepen CE: atribuições do cargo de Agente Penitenciário
4) Último concurso Agepen CE
5) Assinatura ilimitada e cursos: concurso Agepen CE
6) Ficha técnica

1) Situação atual do concurso Agepen CE

Foi aprovado, pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Projeto de Lei Orçamentária Anual. Entre os concursos públicos previstos, está a seleção para a Secretaria da Administração Penitenciária. Confira a seguir:

A PEC que criou a carreira de Policial Penal foi aprovada e aguarda a sanção do governador Camilo Santana. Quase 3.700 servidores ativos se beneficiarão da Lei que, segundo o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, gera uma aposentadoria justa e um respaldo mais forte na segurança pessoal e institucional para o trabalho dos agentes.

2) Remuneração

Conforme consta na Transparência do Ceará, um servidor admitido em 2013 e com carga horária de 40 horas semanais ganha cerca de R$ 7 mil reais, já com as gratificações, auxílios e descontos:

Tabela de remuneração dos servidores do concurso Agepen CE.
Tabela de remuneração dos servidores do concurso Agepen CE.

A remuneração mensal inicial do cargo de Agente Penitenciário é composta de vencimento atribuído à referência 1 do Grupo de Atividades de Apoio Administrativo Operacional – ADO, da Carreira de Segurança Penitenciária mais Gratificação de Atividades Especiais e de Risco – GAER e Adicional Noturno, somente quando o Agente estiver submetido ao plantão no período noturno.

3) Concurso Agepen CE: atribuições do cargo de Agente Penitenciário

São atribuições do cargo de Agente Penitenciário a vigilância, custódia, guarda, escolta, assistência e orientação de pessoas recolhidas aos estabelecimentos penais estaduais.

4) Último concurso Agepen CE

O último concurso AGEPEN CE foi realizado em 2017 sob organização do Instituto AOCP. Foram ofertadas 1.000 vagas para o cargo de Agente Penitenciário, sendo 850 para candidatos do sexo masculino e 150 para candidatas do sexo feminino.

Homologado em 14 de junho de 2018, o certame fica válido até 2020, podendo ser prorrogado por mais dois anos, caso necessário.

4.1) Etapas do concurso Agepen CE

A primeira fase constou de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório e a segunda fase constou das 5 etapas seguintes:

  • Inspeção de Saúde que compreendeu exames médico, odontológico e toxicológico (eliminatório);
  • Avaliação de Capacidade Física (eliminatório);
  • Avaliação Psicológica (eliminatório);
  • Investigação Social e Funcional (eliminatório);
  • Curso de Formação Profissional com duração de 200 horas (classificatório e eliminatório).

Todas as fases e etapas do concurso foram realizadas na cidade de Fortaleza/CE, assim como o Curso de Formação Profissional.

4.2) Prova objetiva

Para ser aprovado na prova objetiva, foi necessário acertar no mínimo 50% das questões em cada área de conhecimento do caderno de provas e obter no mínimo 37 pontos da pontuação máxima da prova.

  • Língua Portuguesa – 12 questões (peso 1.5)
  • Noções de Informática – 6 questões (peso 0.5)
  • Noções de Direito – 10 questões (peso 1)
  • Direitos Humanos e Cidadania – 10 questões (peso 1)
  • Legislação Especial – 10 questões (peso 1.5)
  • Conhecimentos Específicos – 12 questões (peso 1.5)

4.3) Avaliação de capacidade física concurso Agepen CE

A Avaliação de Capacidade Física foi constituída das seguintes provas:

  • a) Prova de salto em distância;
  • b) Prova de salto em altura;
  • c) Prova de corrida de 12 minutos.

A avaliação de capacidade física foi realizada e avaliada de acordo com idade e sexo do candidato(a).

4.4) Curso de formação profissional

O Curso de Formação Profissional (CFP) teve duração de 200 horas e grade curricular que abrangeu conteúdos adequados à Matriz Curricular Nacional para a Educação em Serviços Penitenciários, do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN.

Durante o período de realização do Curso de Formação, o candidato matriculado faz jus a uma ajuda de custo correspondente a 50% do valor do vencimento básico da referência I, do cargo de Agente Penitenciário.

A Prova Objetiva do CFP conteve 70 itens, cuja pontuação máxima foi de 70 pontos. O candidato devia obter, no mínimo, 60% da nota total prevista, ou seja, 42 pontos, para ser aprovado.

4.5) Macrorregiões de distribuição das vagas

  • 1. Região metropolitana de Fortaleza;
  • 2. Litoral Oeste;
  • 3. Sobral/Ibiapaba;
  • 4. Sertão dos Inhamuns;
  • 5. Sertão Central;
  • 6. Baturité;
  • 7. Litoral Leste/Jaguaribe;
  • 8. Cariri/Centro Sul.

4.6) Quantitativo de inscritos no concurso Agepen 2017

Foram registrados no total 76.906 inscritos, uma concorrência de aproximadamente 761 candidatos por vaga. Desses, cerca de 15 mil candidatos faltaram a prova.


Quer estudar para o Agepen CE?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para Agepen CE:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Ilimitada

Assinatura 1 a 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 a 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2020

mais de 11 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Ficha técnica Concurso Agepen CE

6) Ficha Técnica

Informações do último concurso Agepen CE

►Data: 2017
►Vagas: 1.000 
►Banca: Instituto AOCP
►Escolaridade: Nível médio
►Edital: Edital Agepen CE 2017

Ascom Estratégia

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *