Artigo

Como conciliar trabalho e estudo para a Receita Federal

Olá, Pessoal, tudo bem com vocês? No artigo de hoje vamos falar sobre como conciliar trabalho e estudo para o concurso da Receita Federal.

Como conciliar trabalho e estudo para a Receita Federal

Não sei se você ficou sabendo, mas um dos concursos mais esperados dos últimos tempos está prestes a se tornar realidade!

Você sabe qual estamos falando?

Afinal, o concurso da Receita Federal, além de ser um dos concursos mais aguardados dos últimos anos, é o maior certame da área fiscal. No certame irão ser ofertadas 699 vagas para os cargos de Auditor Fiscal e de Analista Tributário.

Muitas vagas, não é mesmo? Uma baita oportunidade para você que estuda para a área fiscal!

Além disso, esses cargos aceitam nível superior em qualquer área de formação. Ou seja, independente da sua formação, você irá poder concorrer a esse certame.

E, o melhor de tudo, os cargos possuem remuneração inicial de R$ 11 mil (ATRFB) e R$ 21 mil (AFRFB).

Que tal iniciar 2023 com esse salário garantido?

No entanto, para garantir a sua aprovação neste concurso é necessário iniciar os estudos desde já. Afinal de contas, um concurso do porte da Receita Federal não dá para esperar o edital sair para começar a estudar.

Quando um concurso desse porte está prestes a sair, sempre tem aqueles questionamentos:

“Será que ainda dá tempo de estudar?”

“É possível manter um estudo de alto nível trabalhando?”

“Quem trabalha consegue passar em um certame desse?”

E, claro, a resposta você só irá saber se tentar. Mas, já adiantamos que uma grande parte dos aprovados (inclusive, nos certames da Receita Federal) trabalhavam enquanto estudavam para o concurso.

Então, é possível sim! Por isso, no artigo de hoje iremos dar algumas dicas de como conciliar estudos com o trabalho.

Como conciliar trabalho e estudo para a Receita Federal

Como falamos, a pergunta: “É possível estudar para concursos e trabalhar ao mesmo tempo?” é um questionamento muito comum dos concurseiros.

Com certeza você já deve ter escutado alguém fazendo essa pergunta, inclusive, muito provavelmente até você já fez essa pergunta, não é mesmo?

Como falamos, esse é um questionamento recorrente de muitos estudantes. E como adiantamos, é possível passar em concurso público trabalhando ao mesmo tempo. O que determina se o estudante vai ter sucesso nessa sua jornada é a força de vontade para manter uma rotina de estudos de qualidade.

Afinal, se você pesquisar na internet vai ver vários relatos de sucesso de pessoas que estudam e trabalham ao mesmo tempo e que mesmo assim conseguiram excelentes resultados nos certames que disputaram.

Inclusive, uma matéria realizada pela revista Exame, por exemplo, verificou que de 8 concurseiros aprovados em primeiro lugar de vários certames extremamente concorridos pelo país, a maioria conciliava o trabalho com o estudo para concursos.

Outro ponto é que muitos concurseiros fazem o chamado “concurso escada” de conciliar estudos com trabalho, para já ter seu cargo público garantido, já que o trabalho na iniciativa privada, geralmente, apresenta uma rotina mais pesada do que os órgãos públicos. Assim, o concurseiro consegue mais tempo para se dedicar aos estudos, além de já ter a sua estabilidade garantida.

Ou seja, muitos estudantes fazem a opção de ingressar em uma carreira pública intermediária, com menor carga horária que a da iniciativa privada, para conseguir estudar para o concurso desejado com uma maior tranquilidade.

1° Dica – Mantenha o Foco

A primeira dica de como conciliar trabalho e estudo para concursos é para você manter o foco.

Não importa se você trabalha no Poder Público ou na iniciativa privada, estudar para concursos públicos exige que você tenha foco.

Assim, principalmente se você trabalha, você deve escolher um método de estudos eficiente durante a sua preparação e, claro, manter o foco durante seus estudos.

Destarte, para você manter uma rotina de trabalho e estudo de qualidade, existem algumas palavras-chaves: Disciplina e planejamento. Essas duas palavras devem estar presentes na sua rotina de estudo, pois só com muita disciplina e planejamento é possível manter o estudo de qualidade.

2° Dica de como conciliar trabalho e estudo para a Receita Federal – Planeje o seu estudo

A segunda dica de como conciliar trabalho e estudo para concursos é para você criar um plano de estudos para o concurso que você quer concorrer.

Além disso, é importante que você crie um plano de estudos flexível e que seja adaptável a sua rotina.

Ademais, você deve antes de tudo analisar quanto tempo do seu dia você terá livre para se dedicar aos estudos. Desse modo, você consegue criar um plano que esteja condizente com a sua rotina e que possa ser de fato cumprido.

Uma dica é criar um plano de estudos baseado no último edital do cargo que você quer concorrer e definir a ordem que você irá estudar cada matéria. Além disso, é importante ao criar o plano que você faça uma análise das matérias que têm mais dificuldade e das que possuem um maior peso na sua prova, para que você possa colocar com uma maior intensidade nos seus estudos.

Afinal, como falamos, quando você estuda para concursos e trabalha ao mesmo tempo é importante que você consiga ser o mais eficiente possível nos seus estudos, aproveitando da melhor forma o seu horário disponível para estudar.

3° Dica – Determine um local para os seus estudos que seja possível se concentrar

A terceira dica de como conciliar trabalho e estudo para concursos públicos é para você determinar um local para os seus estudos que seja possível se concentrar sem ser atrapalhado.

Ou seja, depois de analisar o seu dia a dia de estudos, você deve determinar um local adequado para os seus estudos, de preferência um local que você seja atrapalhado o mínimo possível, para conseguir se concentrar bem no seu horário definido para estudos.

É importante que o seu local definido para estudos tenha as seguintes características:

  • seja silencioso;
  • seja confortável (mas não o suficiente para você dormir rs);
  • não tenha distrações;
  • ofereça uma conexão com a internet (mas fique atento ao uso das redes sociais, para elas não tomarem seu tempo de estudo);
  • tenha os materiais necessários para o seu estudo;
  • seja arejado e iluminado.

É importante que você evite o uso das redes sociais e do WhatsApp no momento do seu estudo. Se possível, deixe o celular silencioso e em um local diferente do que você está estudando.

Outro ponto, é importante você deixar todos os materiais para o seu estudo perto de você no local que você está estudando, isso impede de ter que ficar levantando constantemente para buscar algo, seja um PDF impresso, caneta, lápis, água, comida, etc. Assim, você deve deixar ao seu alcance todos os materiais necessários para o seu estudo.

4° Dica de como conciliar trabalho e estudo para a Receita Federal – Regre os seus horários de estudo

A quarta dica de como conciliar trabalho e estudo para concursos públicos é para você regrar os seus horários definidos para o estudo.

De preferência, acorde um pouco mais cedo do que de costume para estudar e divida os seus horários de estudo em pequenos blocos ao longo do dia. Afinal, se você dividir o seu estudo em pequenos blocos ao longo do seu dia fica mais fácil de você conseguir cumprir uma carga horária maior de estudos do que se estudasse apenas em um horário.

Lembre que o estudo é algo temporário que você irá colher os benefícios o resto da sua vida. Assim, durante o tempo de estudo, procure formas de encaixar o máximo que conseguir o estudo na sua rotina.

Principalmente quando o edital está prestes a sair, como é o caso da Receita Federal, é importante você diminuir os momentos de lazer. Claro, diminuir não é extinguir, você precisa ter alguns momentos de lazer para conseguir voltar com gás para os estudos.

Você pode, por exemplo, estipular um dia por semana ou um período do dia como “livre” para você se divertir e voltar com gás para estudar.

Quando você trabalha e estuda ao mesmo tempo, você deve ter em mente que finais de semana, feriados e férias serão momentos preciosos para você colocar as matérias estudadas em dia. Como falamos, é necessário separar intervalos para lazer, mas essa não deve ser a regra.

Outro ponto é que quem estuda e trabalha ao mesmo tempo pode organizar as férias para serem tiradas depois da publicação do edital do concurso que deseja concorrer. Desse modo, você consegue um tempo maior para se dedicar àquele certame, priorizando a banca organizadora.

5° Dica – Separe momentos do estudo para fazer revisões

A quinta dica de como conciliar trabalho e estudo para concursos públicos é para você separar momentos do seu estudo para fazer revisões.

Segundo a curva do esquecimento de Ebbinghaus, mais de 50% do que estudamos é perdido apenas nas primeiras 24 horas.

Mas como solucionar isso?

Para solucionar isso é fundamental realizar revisões periódicas. Afinal de contas, a exaustão, leva à perfeição. Assim, tão importante quanto planejar os estudos é separar momentos para realizar revisões periódicas dos assuntos estudados.

Você sabe como podem ser feitas as suas revisões?

As suas revisões podem ser realizadas por resumos, flashcards, mapas mentais ou por meio da realização de questões de provas passadas.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.