Artigo

Computação em Nuvem para o CNU

Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje trataremos sobre a Computação em Nuvem para o CNU (Concurso Nacional Unificado).

Basicamente veremos os aspectos gerais e as características principais da Computação em Nuvem (cloud computing).

Vamos lá.

Aspectos Gerais

Para iniciarmos o artigo sobre a Computação em Nuvem para o CNU (Concurso Nacional Unificado), vejamos a definição.

Computação em Nuvem: refere-se a um modelo de entrega de serviços de computação, incluindo armazenamento, processamento, redes e outros recursos, pela Internet. Em vez de os usuários possuírem e manterem seus próprios servidores e infraestrutura de tecnologia da informação, eles podem acessar esses recursos sob demanda a partir de provedores de serviços em nuvem.

E quais as vantagens de utilizar uma computação em nuvem? São diversas, como escalabilidade, flexibilidade, economia de custos, acessibilidade remota, e permite que as organizações se concentrem mais em suas operações principais, enquanto a gestão da infraestrutura é realizada pelo provedor de serviços em nuvem.

Entendido? Entretanto, o que de fato temos que gravar é que a principal vantagem é a redução de custos.

O estudo sobre computação em nuvem se divide em:

  • Características essenciais,
  • Modelos de serviço; e
  • Modelos de implantação (tipos de nuvem).

Características Essenciais

Agora veremos as características essenciais. Obviamente que isso pode ter uma pequena variação de autor para autor, mas vamos lá.

Características Essenciais:

  • Serviços Mensurados (Measured Service): praticamente tudo que é feito na nuvem é controlado e medido quantitativamente.
  • Elasticidade Rápida (Rapid Elasticity): capacidade de um sistema de se adaptar a uma variação na carga de trabalho quase instantaneamente e automática, se houver um aumento de acessos, a nuvem disponibilizará mais recurso.
  • Amplo Acesso à Rede (Broad Network Access): os serviços podem ser acessados de forma padronizada através de diversos equipamentos, sistemas operacionais; navegadores
  • Agrupamento de Recursos (Resource Pooling): Todos os recursos são compartilhados com o intuito de alcançar a máxima eficiência.
  • Autosserviço sob Demanda (On-Demand Self-Service): capacidade de fornecer funcionalidades computacionais de maneira automática, sem que haja a necessidade de o usuário interagir com provedor de serviço.

Modelos de serviço

Continuando com o artigo sobre a Computação em Nuvem para o CNU (Concurso Nacional Unificado), atenção máxima aos três modelos de serviço, a grande maioria das questões desse tema exploram esses conceitos.

Os modelos de serviço definem os tipos de serviços oferecidos pelos provedores de nuvem aos usuários. Cada modelo representa um nível diferente de gerenciamento e responsabilidade em relação à infraestrutura e aplicativos.

Principais Modelos:

  • IaaS (Infrastructure as a Service): capacidade que o provedor tem de oferecer uma infraestrutura de processamento e armazenamento de forma transparente –> ou seja, é possível contratar um computador virtual e configurá-lo.

Exemplo: Amazon Web Services

  • PaaS (Platform as a Service): fornece uma plataforma que permite aos desenvolvedores criar, implantar e gerenciar aplicativos sem se preocupar com a complexidade da infraestrutura subjacente. -> ou seja, uma plataforma com várias ferramentas (ex. ferramentas, ambientes etc.) para que o desenvolva execute suas aplicações.

Exemplo: Google AppEngine e Microsoft Azure

  • SaaS (Software as a Service): Oferece aplicativos de software pela Internet, geralmente acessados por meio de um navegador da web. Os usuários podem acessar o software sem precisar instalar ou manter aplicativos locais.

Exemplo: Google Apps, Google Drive, etc.

Em forma de diagrama, temos que:

Computação em Nuvem para o CNU

SaaS X IaaS
SaaS:  o cliente consumirá um software de armazenamento que está virtualizado na nuvem
IaaS: o consumidor é desenvolvedor que adquirirá máquinas virtuais definindo capacidade computacional e sistema operacional

Pessoal, ainda temos vários outros modelos, como o Communication As A Service (CAAS), Enterprise As A Service (EAAS), Data As A Service (DAAS), entre outros, mas que são poucos explorados em prova.

Modelos/Tipos de Implantação

Os modelos ou tipos de implantação na computação em nuvem referem-se à forma como os recursos em nuvem são disponibilizados e gerenciados. Existem vários modelos de implantação, cada um com suas características específicas.

Modelos/Tipos de Implantação

  • Nuvem Pública (Public Cloud): infraestrutura de nuvem aberta para o público em geral, gratuita ou não.

Exemplo: Google Drive, Office 365.

  • Nuvem Privada (Private Cloud): nuvem que pode ser acessada por um grupo exclusivo e restrito de pessoas de uma organização

Exemplo: de uma empresa; órgão público.

  • Nuvem Híbrida (Hybrid Cloud): combinação de duas ou mais infraestruturas de nuvens distintas (privadas, comunitárias ou públicas)
  • Nuvem Comunitária (Community Cloud): nuvem exclusiva e restrita para grupos que possuam interesses e preocupações em comum.

Exemplo: Nuvem de seguradoras; Nuvem de bancos

Considerações Finais

Pessoal, chegamos ao final do artigo sobre a Computação em Nuvem para o CNU (Concurso Nacional Unificado), espero que tenham gostado.

Fato é que o artigo é apenas um resumo dos principais conceitos, assim não exploram alguns assuntos como “Outros modelos”, “armazenamento em nuvem” e demais tópicos mais avançados, assim não deixe de estudar nossas aulas de forma completa.

Gostou do artigo? Siga-nos

https://www.instagram.com/resumospassarin/

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso do CNU?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.