Artigo

Como usar mapas mentais e infográficos para otimizar sua rotina de estudos!

Estudos mostram que cerca de 65% das pessoas aprendem melhor visualmente. Se você é uma delas e está tentando aprender exclusivamente com textos, pode estar perdendo uma boa oportunidade de potencializar o seu raciocínio e sua memória.
Criar e usar recursos visuais eficazes vai além de adicionar simples imagens ao longo do material para dividir grandes blocos de texto. Se você quer melhorar a sua compreensão dos conteúdos e tornar a sua rotina de estudos mais eficaz, pense de forma estratégica sobre como visualizar as informações que você precisa. Para isso, veja a seguir 6 tipos de recursos visuais essenciais para dar um impulso no seus estudos e tornar o conhecimento mais atraente e memorável.

1. Mapas Mentais

Mapas mentais são uma ótima ferramenta para conectar ideias e visualizar como diversas partes compõem um todo. Isso pode ser muito útil se você quer entender como um tópico do seu estudo se encaixa dentro de um conjunto mais amplo de conhecimentos que você quer adquirir, ou como cada aula de um curso está relacionada com as outras. 

Em geral, os mapas mentais começam com uma ideia central, da qual outras vão sendo ramificadas, como no exemplo abaixo:

mapa mental

Você pode notar como os recursos visuais hierarquizam as informações visualmente, através do tamanho das formas, e organizam as informações, através das cores, pontos e linhas. 

Os mapas mentais também são uma ótima ferramenta para gerenciar o tempo destinado a cada atividade que você deseja completar, e usar o tempo com eficiência é determinante para o sucesso de qualquer programa de estudos.

2. Cronogramas

Os cronogramas são um dos tipos de recursos visuais mais utilizados: desde gestão de projetos, visualização de processos e progressos até a definição de objetivos e prazos.

Por isso eles são facilmente reconhecidos e uma ferramenta útil também para organizar os estudos, principalmente quando é preciso focar em diversas disciplinas e assuntos em um período determinado. Dividir um grande objetivo em etapas menores é ótimo para diminuir a pressão e ter a satisfação de pequenas conquistas ao longo do processo, além de servir como um mapa para as suas atividades.

Veja no exemplo abaixo como ícones, barras e cores ajudam a organizar as etapas por semana e assunto a ser trabalhado:

Este cronograma divide o processo em passos segmentados por cores que correspondem ao período definido para cada tarefa, e pode ser um lembrete interessante de ter sempre ao alcance da vista. Você pode encontrar na internet diversos modelos de cronograma e personalizar textos, cores, ícones e imagens de acordo com a sua criatividade e necessidade.

Se a sua rotina de estudos inclui diversas matérias e assuntos a cada semana ao invés de determinar uma cor por semana, também é possível definir uma cor para cada disciplina e pequenas variações na paleta de cores para cada assunto. 

3. Infográficos

Os infográficos são um dos recursos visuais mais versáteis que você pode criar. Eles são perfeitos para condensar informação, simplificar conceitos complexos e dividir etapas. Você pode usar modelos de infográficos, para criar recursos visuais para diversas finalidades. 

Os infográficos de lista, ou checklist, por exemplo, são ótimos para resumir dicas importantes ao fim de uma aula. Além de ajudar a entender o conteúdo, isso serve como um ótimo recurso para uma consulta rápida, ao invés de resumos puramente escritos, porque cores, formas e ícones ajudam a relacionar, hierarquizar e separar as informações em seções afins. 

Os infográficos também são ótimos para comparar e contrastar ideias e conceitos, apresentar estatísticas, dividir processos em etapas, entre outras atividades. 

4 Infográficos de Processo

Outra ideia interessante é criar um mapa com as diversas etapas que você precisa cumprir para alcançar determinado objetivo. E é exatamente isso que um infográfico de processo representa de forma visual e fácil de entender.

Com esse tipo de recurso visual, você resume rapidamente um processo complexo e divide um grande objetivo em diversas etapas, dispondo as tarefas na ordem que devem ser finalizadas, como em um caminho a ser seguido.

Isso é útil para entender e organizar pré-requisitos necessários para entender determinado conteúdo mais complexo, como estudar multiplicação antes de aprender fórmulas que vão exigir essa habilidade. Veja o exemplo abaixo como é simples visualizar um caminho dessa forma, determinando um ícone para cada passo a ser seguido:

5. Infográficos estatísticos


Memorizar dados brutos e estatísticas é uma tarefa dura para muitos de nós. Especialmente ao seguir uma longa jornada de estudos para uma prova, é fácil acabar misturando os números e qual contexto eles pertencem. 
Mas você pode usar bons recursos visuais para apoiar a sua memória.

Veja o infográfico abaixo, que apresenta dados sobre refugiados. Ao usar imagens, cores e textos curtos, ele apresenta as informações de forma fácil de entender e memorizar, graças à associação que fazemos entre os elementos visuais e os dados.

6 . Infográficos de comparação

Infográficos de comparação são ótimos para contrastar diferentes conceitos, ideias e opções, e também ajudam a memorizar as informações por oposição de suas diferenças. 
Um infográfico comparativo pode ser útil para fins pedagógicos quando se quer destacar diferentes características de dois conceitos ou projetos semelhantes. Veja esse exemplo, onde os dois hemisférios do cérebro são apresentados lado a lado para destacar suas características mais marcantes e contrastantes:

Conclusão: Pense Visualmente

Essas são apenas algumas formas de visualizar informações para tornar os seus estudos mais claros e memoráveis. Combinar imagens, estatísticas, cores e textos curtos pode ajudar a absorver informações e tornar o aprendizado atraente e permanente. As possibilidades são ilimitadas, e os recursos visuais podem simplificar conceitos e contextualizar dados, tornando mais fácil relacionar e memorizar as informações através da aprendizagem visual.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.