Concursos Públicos

Como se tornar um Funcionário Público? Saiba TUDO e inicie seus estudos!

Tornar-se funcionário público é o desejo de muitos brasileiros. Em tempos de crise, o desemprego cresce e o serviço público torna-se muito mais atraente do que trabalhar na iniciativa privada. Seja pela estabilidade, seja pelos benefícios pagos, o serviço público é o sonho de milhares de brasileiros.

Embora a carreira pública seja um objetivo comum de milhares de pessoas, há muita gente que não entende muito bem como se tornar um funcionário público. Ciente disso, escrevo esse artigo para acabar com todas as suas dúvidas. Isso o ajudará a decidir se esse é mesmo o objetivo para sua vida.

O que é funcionário público?

Funcionário público, ou servidor público, é toda pessoa investida em cargo público que atua nos órgãos da Administração Pública direta ou nas autarquias e fundações públicas da Administração Indireta. A Constituição Federal de 1988 não utiliza a expressão funcionário público, mas apenas servidor público. No entanto, a expressão ainda é utilizada na seara do direito penal, só que de forma mais ampla.

Também existe a figura do empregado público, que é a pessoa que atua em empresas estatais, quais sejam Empresas Públicas ou Sociedades de Economia Mista, ambas da Administração Pública Indireta. O acesso também é por concurso público. A diferença entre funcionário e empregado público é que este é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), da mesma forma que os empregados da iniciativa privada.

Vantagens de se tornar funcionário público

O grande diferencial da carreira pública em comparação com a iniciativa privada é a estabilidade. A possibilidade de não ser demitido é atrativa para muitas pessoas.  Poder contar com uma renda estável permite planejar sua vida financeira e novos objetivos a serem alcançados, sem a preocupação do desemprego.

Outro grande atrativo são os salários. O salário inicial de um funcionário público normalmente é superior aos pagos na iniciativa privada. Sem contar que ainda podem ocorrer outros acréscimos, tais como retribuição por exercício de função de direção, chefia e assessoramento.

Ser funcionário público ainda tem mais vantagens como:

  • jornada de trabalho bem definida e normalmente mais curta que a da iniciativa privada.  Você terá mais tempo para buscar novos desafios ou mesmo para se dedicar a atividades pessoais.
  • uma aposentadoria acima da média de um trabalhador comum. Não está limitada ao teto do Regime Geral da Previdência Social.
  • não há distinção de cor, sexo e nem idade (com raras exceções). É uma excelente opção tanto para quem está entrando no mercado e não tem experiência, quanto para quem tem mais de 40 anos e já tem dificuldade para conseguir novo trabalho na iniciativa privada.

O que fazer para se tornar um funcionário público?

Deve passar em um concurso público!!!! Porque segundo a constituição Federal: “a investidura em cargo ou emprego público depende da aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração”.

Conforme a Lei 8112/1990 (Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais), além da aprovação em concurso público, o futuro funcionário público deve preencher alguns requisitos, como:

  • nacionalidade brasileira;
  • gozo dos direitos políticos;
  • quitação com as obrigações militares e eleitorais;
  • nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;
  • idade mínima de dezoito anos;
  • aptidão física e mental.
  • as atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

Como falei anteriormente, existem cargos que exigem concurso público de provas e títulos. E o que é prova de títulos?

É uma etapa do concurso público em que os candidatos aprovados nas provas objetivas e/ou discursivas passam por uma análise curricular, considerando diversas opções: MBA, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, publicação de livros ou artigos, trabalhos científicos, cursos de especialização e experiência profissional. Se a formação não for um requisito para a vaga, serve para valorizar o candidato nessa etapa.

Essa etapa de títulos não é eliminatória, mas sim classificatória. Somente acrescenta pontos de acordo com os títulos apresentados e comprovados pelo candidato a funcionário público. Se nada for apresentado apenas deixa de pontuar.

Mas antes de sair estudando para ser um funcionário público de um cargo x, deve-se ler o edital do último concurso. Pode ser que existam requisitos com os quais você não se encaixa. Então, o que devo fazer se estou pensando em ser um funcionário público??

Funcionário Público: Saiba como estudar em casa sozinho para ser aprovado!

Passos a passo para se tornar um funcionário público

1. Escolha a área que deseja.

Você não pode pensar somente em bons salários. Você irá passar sua vida realizando esse trabalho. Então vale pesquisar sobre o cargo na internet, conversar ou ver vídeos com pessoas que já estão trabalhando nessa área.

Se for possível, converse com pessoas que trabalharam, não gostaram e mudaram de emprego para saber quais foram os motivos que as fizeram trocar. Hoje em dia, há muita informação útil na internet. Use isso a seu favor na hora da escolha.

2. Leia os editais de concursos anteriores.

Os editais ditam todas as regras do concurso público. Você que está sonhando em ser um funcionário público deve sempre ler o edital do cargo almejado. Imagine se você desconhece o edital, estuda para o concurso e depois descobre que não preenche todos os requisitos para o cargo…

Caso você deseje um cargo que ainda não preencha todos requisitos, qualifique-se e depois faça o concurso. Só não vale desistir do seu sonho de ser funcionário público por não ter hoje as qualificações necessárias. Vale a pena adiar um pouco o sonho do que desistir sem tentar.

3. Escolha os melhores materiais e professores.

Para ser um funcionário público, é preciso investimento. Ter o melhor material à sua disposição e contar com os melhores professores não é barato, mas irá economizar bastante o seu tempo de preparação.

4. Estude com dedicação.

Estude como se não houvesse amanhã (brincadeirinha!). Estude muito, revise, faça o maior número de exercícios que puder. Use todo lugar e tempo livre para estudar até conseguir se tornar funcionário público no cargo dos seus sonhos.

Vale a pena ouvir um áudio no carro ou até mesmo durante o banho. Só não esqueça de dosar seu estudo com momentos de lazer e exercícios físicos. De nada adianta saber toda a matéria se o seu lado psicológico está abalado.

Muitas vezes, durante sua trajetória até se tornar um funcionário público, você poderá fraquejar. Isso é normal! Estudar em alto nível é desgastante!

Algumas pessoas irão tentar te desmotivar, dizendo que ser funcionário público não é para qualquer um. Quando isso acontecer, lembre-se de uma frase de uma música do Charlie Brown Jr: “pra quem tem pensamento forte, o impossível é só questão de opinião”. E ótimos estudos futuro funcionário público!!

Concursos Abertos

Como Estudar para Concursos

Rosenval Júnior

Graduado pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Pós-graduado em Direito Ambiental. Graduado também em Gestão Ambiental, com três especializações na área ambiental. Mestrando em Engenharia Ambiental. Servidor público do Ministério da Justiça e professor de Direito Ambiental, Meio Ambiente, Direito Agrário e Direito Urbanístico para concursos públicos. Professor de Direito Ambiental para o Exame de Ordem. Aprovado em 15 concursos públicos na área de Meio Ambiente como Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA; Analista Pericial - Especialidade Engenharia Florestal do Ministério Público da União - MPU; Analista de Infraestrutura - Área de Especialização Ambiental do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT; Especialista em Regulação - Área Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal, com ênfase em Meio Ambiente da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT; Consultor Legislativo em Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional da Câmara dos Deputados; entre outros. Autor do livro "Direito Ambiental para Concursos e Exame de Ordem", Editora Juruá. Iniciou sua carreira no serviço público federal em 2006, quando obteve aprovação em 1° lugar para o cargo de engenheiro florestal da Casa Civil da Presidência da República/Arquivo Nacional. Alguns concursos em que foi aprovado: 1° lugar para Analista do Ministério Público de MG; 1º lugar para Engenheiro da Casa Civil da Presidência da República; 1° lugar para Técnico em Recursos Naturais – nível II – Área Engenharia Florestal do IDAF; 2° lugar para Analista Pericial do Ministério Público da União - MPU; 2° lugar para Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do INCRA; 7º lugar Engenheiro Júnior da Caixa Econômica Federal; 10º lugar para Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG; 6º lugar para Analista de Infraestrutura (Área de Especialização Ambiental) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT (Prova objetiva e discursiva); 2° lugar para Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro –PCERJ (Resultado na Prova objetiva, TAF, Avaliação Médica, e Psicotécnico); 10º lugar para Perito Criminal da Polícia Federal – DPF – Área 9 (Resultado definitivo na prova objetiva e discursiva); 2° lugar para Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA (Prova objetiva e discursiva); 1° lugar para Especialista em Regulação Engenharia Ambiental e Engenharia Florestal (com ênfase em meio ambiente) da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos); 10º lugar para Consultor Legislativo em Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional da Câmara dos Deputados. (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos) Entre em contato comigo pelo facebook e pelo Youtube. Basta colocar na busca: Rosenval Júnior. Ou copiar e colar o endereço: www.facebook.com/rosenvaljr Acesse o meu site e saiba mais: www.aprendadireitoambiental.com.br

Posts recentes

Concurso Venâncio Aires Saúde: até R$ 19,7 mil; provas em maio!

Foram adiadas para o dia 11 de maio as provas do concurso Venâncio Aires Saúde,…

3 horas atrás

Concurso Venâncio Aires RS: provas em 11 de maio!

O concurso público da Prefeitura de Venâncio Aires, município do estado do Rio Grande do…

3 horas atrás

Governador do RS recomenda adiamento das provas do CNU

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, durante coletiva de imprensa realizada nesta…

7 horas atrás

Confira quais são as etapas e provas do concurso Politec PE

Provas serão aplicadas em 21 de julho! O aguardado edital do concurso Politec PE (Polícia…

7 horas atrás

Concurso ISS Cabedelo PB: saiu o gabarito preliminar

Foi divulgado o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso ISS Cabedelo, aplicada no dia…

8 horas atrás

Concurso Cabedelo PB: saíram os gabaritos preliminares

Mais de 9 mil inscritos! Com provas devidamente aplicadas, foram divulgados os gabaritos preliminares da…

9 horas atrás