Artigo

Como me tornei Auditora-Fiscal da Receita Federal aos 23 anos

Olá pessoal, meu nome é Caroline Segatto, sou Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil e coach do Estratégia Concursos, quero me apresentar e contar um pouco da minha trajetória até a aprovação no concurso de AFRFB (2009).

Na infância ao ouvir uma professora contar sobre sua filha que era analista de comércio exterior decidi que seria isso o que eu iria fazer da minha vida. No entanto, a única faculdade na minha cidade (Santa Maria/RS) que tinha esse curso era particular e meus pais não estavam dispostos a pagar.

Após muita insistência fizemos um acordo; eu faria essa faculdade na condição de que também faria um curso na universidade federal. E foi assim que escolhi o curso de Economia, por que acreditava que me ajudaria com comércio exterior.

Em 2004 comecei as duas faculdades, foi um ano bem intenso e mesmo com muito pouco tempo para estudar percebi que a faculdade de Comércio Exterior, assim como a turma, eram muito precárias e não atendiam minhas expectativas. Por isso, decidi ficar apenas com o curso de economia e fazer uma especialização na área depois de formada.

Terminei a faculdade e não consegui encontrar emprego. Sem emprego não tinha possibilidade de custear a minha sonhada especialização. Somente me restava, novamente, pedir ajuda ao meu pai.  No entanto, com ele não havia negociação, meu futuro deveria ser o cargo de Auditora Fiscal da Receita Federal.

Na falta de opção resolvi comprar alguns livros e iniciar meus estudos. O começo é muito complicado, demorei para conseguir criar um método adequado. Inicialmente eu estudava uma matéria de cada vez, lia e resumia o livro todo, levava meses para estudar cada uma.

Naquela época a atividade de coach, se existia, não era propagada e eu não tive acesso a essa ferramenta. Criei meu método de estudos testando diversas maneiras possíveis até encontrar aquela que eu acreditei ser a mais eficiente.

Desisti dos livros, optei por estudar apenas por PDF’s. Também abri mão de fazer resumos e comecei a revisar utilizando meu próprio material de estudos. Com isso ganhei muita agilidade e meu estudo ficou muito mais eficiente.

Meus dias de estudos iniciavam sempre com a leitura de lei seca, depois eu ia para a leitura dos materiais. Estudava de 7 a 8 horas liquidas por dia, fazendo um rodizio entre as matérias estudadas. Aos finais de semana via vídeo-aulas das matérias que eu estava com maior dificuldade e revisava o conteúdo estudado ao longo da semana. As revisões eram feitas por meio da leitura das marcações e anotações feitas no meu material e da realização de exercícios.

Fiz isso até ir fechando o edital. Com o tempo meus dias de estudos se resumiam a releitura do material, na verdade uma revisão do conteúdo, e a realização de exercícios. Fiz muitos exercícios, de todas as matérias, e acredito ter sido esse o ponto alto da minha preparação.

Depois de aberto o edital foquei em estudar somente as matérias novas (dir. civil, dir. penal, dir. comercial, auditoria, Adm. Pública, etc.) e continuei realizando exercícios para revisar o conteúdo que eu já havia estudado.

Já para a prova discursiva, dado a imensidão do conteúdo, optei por confiar no conhecimento que eu já possuía e apenas treinar a escrita em si. Respondia diversas questões e enviava para a correção. Minha mãe, que é professora de português, fazia as correções.

Seguindo esse roteiro, com apenas 23 anos, meu tornei Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil. Lembro como se fosse hoje quando saiu resultado, meu pai todo feliz me abraçando e eu só chorava. A sensação era de alívio, mas ao mesmo tempo eu estava triste pois sentia que estava vivendo o sonho que era dele e não meu.

Pois bem, diante das vagas disponíveis para a lotação, a melhor opção, na minha opinião, era a cidade de São Paulo e aqui eu vim parar na Inspetoria da Receita Federal do Brasil em São Paulo. Para quem não sabe, na época a IRF/SPO estava entre as maiores unidades aduaneiras do país (hoje ela foi desmembrada em Alfândega de São Paulo e DELEX/SPO).

E o que isso quer dizer?  Que eu me tornei uma Auditora Fiscal da Receita Federal especialista em comércio exterior.

É meus caros, Deus escreve certo por linhas tortas. Eu com medo de estar vivendo o sonho do meu pai me dei conta que cheguei onde eu sempre quis.

Portanto, deixo aqui meu conselho: acreditem, busquem seus sonhos, batalhem por eles, dediquem-se, tenham fé e vocês também poderão viver o sonho de vocês.

É uma sensação incrível e desejo que todos possam sentir isso um dia. É por isso que resolvi entrar para o time de coachees do Estratégia, para ajudar vocês a provarem isso.

Contem comigo.

Abraços.

Caroline Cerezer Segatto

Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Coach do Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns moça... pelo teu pai!
    Fábio em 21/05/18 às 00:31
  • Olá Caroline, eu também sou formada em Comércio Exterior e minha especialização também é comex (Logística Internacional). Eu escolhi esse curso porque desde pequena sempre tive o sonho de ser Auditora Fiscal da RFB. Quando entrei na graduação me apaixonei por Gestão Pública, Legislação Aduaneira e Tributária, aí eu tive a certeza do que eu queria para a minha vida. No momento sou servidora pública na universidade em que me formei e estudo para Receita. É muito bom ler depoimentos como o seu para lembrarmos que o nosso sonho não é impossível, gostaria de parabeniza-la pelo seu esforço porque sabemos o quanto é difícil não termos condições financeiras para realizarmos nossos sonhos e mesmo assim batalharmos por ele (passei por isso durante minha graduação e pós).
    Anelise Diniz em 18/05/18 às 20:37
  • Motivador!!!
    Letícia em 18/05/18 às 18:47
  • Parabénsssss, me dá ânimo ver depoimentos assim. O sonho é entrar para o INSS.
    rosana araujo alves em 18/05/18 às 17:26
  • O triste é só que eu leio este depoimento incrível, que me identifico totalmente e agradeço, mas quando leio os comentários me deparo com dizeres, tipo, "oh, não sei se é possível.... é difícil demais...'' Não leio mais comentários a partir de hoje.
    ENRICO em 18/05/18 às 08:35
  • É muito difícil tem que ter muita doação parabéns, não é pra qualquer um.
    Carla em 17/05/18 às 19:59
  • Boa, Caroline! Obrigado por compartilhar sua história e ainda mais sucesso na sua carreira profissional. Grande abraço!
    Vitor Petillo em 17/05/18 às 19:40
  • Gostei da sua história, qro muito ser auditor fiscal...vc acha necessária para minha aprovação somente esse pacote. Do estratégia....Sou bacharel em Direito...
    ROGÉRIO em 17/05/18 às 18:24
  • Sonho! QUEM SABE UM DIA,...
    Tabatha em 17/05/18 às 18:00
  • Excelente! Parabens.
    Aloisio Batista em 17/05/18 às 16:47