Como me tornei Auditora-Fiscal da Receita Federal aos 23 anos
Concursos Públicos

Como me tornei Auditora-Fiscal da Receita Federal aos 23 anos

Olá pessoal, meu nome é Caroline Segatto, sou Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil e coach do Estratégia Concursos, quero me apresentar e contar um pouco da minha trajetória até a aprovação no concurso de AFRFB (2009).

Na infância ao ouvir uma professora contar sobre sua filha que era analista de comércio exterior decidi que seria isso o que eu iria fazer da minha vida. No entanto, a única faculdade na minha cidade (Santa Maria/RS) que tinha esse curso era particular e meus pais não estavam dispostos a pagar.

Após muita insistência fizemos um acordo; eu faria essa faculdade na condição de que também faria um curso na universidade federal. E foi assim que escolhi o curso de Economia, por que acreditava que me ajudaria com comércio exterior.

Em 2004 comecei as duas faculdades, foi um ano bem intenso e mesmo com muito pouco tempo para estudar percebi que a faculdade de Comércio Exterior, assim como a turma, eram muito precárias e não atendiam minhas expectativas. Por isso, decidi ficar apenas com o curso de economia e fazer uma especialização na área depois de formada.

Terminei a faculdade e não consegui encontrar emprego. Sem emprego não tinha possibilidade de custear a minha sonhada especialização. Somente me restava, novamente, pedir ajuda ao meu pai.  No entanto, com ele não havia negociação, meu futuro deveria ser o cargo de Auditora Fiscal da Receita Federal.

Na falta de opção resolvi comprar alguns livros e iniciar meus estudos. O começo é muito complicado, demorei para conseguir criar um método adequado. Inicialmente eu estudava uma matéria de cada vez, lia e resumia o livro todo, levava meses para estudar cada uma.

Naquela época a atividade de coach, se existia, não era propagada e eu não tive acesso a essa ferramenta. Criei meu método de estudos testando diversas maneiras possíveis até encontrar aquela que eu acreditei ser a mais eficiente.

Desisti dos livros, optei por estudar apenas por PDF’s. Também abri mão de fazer resumos e comecei a revisar utilizando meu próprio material de estudos. Com isso ganhei muita agilidade e meu estudo ficou muito mais eficiente.

Meus dias de estudos iniciavam sempre com a leitura de lei seca, depois eu ia para a leitura dos materiais. Estudava de 7 a 8 horas liquidas por dia, fazendo um rodizio entre as matérias estudadas. Aos finais de semana via vídeo-aulas das matérias que eu estava com maior dificuldade e revisava o conteúdo estudado ao longo da semana. As revisões eram feitas por meio da leitura das marcações e anotações feitas no meu material e da realização de exercícios.

Fiz isso até ir fechando o edital. Com o tempo meus dias de estudos se resumiam a releitura do material, na verdade uma revisão do conteúdo, e a realização de exercícios. Fiz muitos exercícios, de todas as matérias, e acredito ter sido esse o ponto alto da minha preparação.

Depois de aberto o edital foquei em estudar somente as matérias novas (dir. civil, dir. penal, dir. comercial, auditoria, Adm. Pública, etc.) e continuei realizando exercícios para revisar o conteúdo que eu já havia estudado.

Já para a prova discursiva, dado a imensidão do conteúdo, optei por confiar no conhecimento que eu já possuía e apenas treinar a escrita em si. Respondia diversas questões e enviava para a correção. Minha mãe, que é professora de português, fazia as correções.

Seguindo esse roteiro, com apenas 23 anos, meu tornei Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil. Lembro como se fosse hoje quando saiu resultado, meu pai todo feliz me abraçando e eu só chorava. A sensação era de alívio, mas ao mesmo tempo eu estava triste pois sentia que estava vivendo o sonho que era dele e não meu.

Pois bem, diante das vagas disponíveis para a lotação, a melhor opção, na minha opinião, era a cidade de São Paulo e aqui eu vim parar na Inspetoria da Receita Federal do Brasil em São Paulo. Para quem não sabe, na época a IRF/SPO estava entre as maiores unidades aduaneiras do país (hoje ela foi desmembrada em Alfândega de São Paulo e DELEX/SPO).

E o que isso quer dizer?  Que eu me tornei uma Auditora Fiscal da Receita Federal especialista em comércio exterior.

É meus caros, Deus escreve certo por linhas tortas. Eu com medo de estar vivendo o sonho do meu pai me dei conta que cheguei onde eu sempre quis.

Portanto, deixo aqui meu conselho: acreditem, busquem seus sonhos, batalhem por eles, dediquem-se, tenham fé e vocês também poderão viver o sonho de vocês.

É uma sensação incrível e desejo que todos possam sentir isso um dia. É por isso que resolvi entrar para o time de coachees do Estratégia, para ajudar vocês a provarem isso.

Contem comigo.

Abraços.

Caroline Cerezer Segatto

Auditora-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Coach do Estratégia Concursos

Caroline Segatto

Caroline Segatto

  Auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil (concurso de 2009) e coach do Estratégia Concursos. Formada em Ciências Econômicas pela  Universidade  Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-graduada em Direito Tributário pelo Institudo Brasileiro de Direito Tributário (IBET).  

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados