Artigo

Como estudar pedagogia para concursos públicos

A área educacional traz inúmeras possibilidades sendo certo que muitas delas se encontram no magistério em Institutos Federais, Universidades, Secretarias de Educação (Estaduais, Distrital e municipais).

Entretanto, há diversas outras opções, como Técnico de Assuntos Educacionais, diretores de escola, inspetores, coordenadores, supervisores, além da atuação do pedagogo em órgãos como Tribunais, Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e muitos outros.

Alguns órgãos dispõem de suas próprias Escolas de Formação de Servidores, o que viabiliza uma atuação mais ligada ao desenvolvimento de projetos internos envolvendo treinamento, gestão de pessoas, qualidade de vida e formação continuada.

Importante lembrar que, em alguns casos, ainda que apareça no Edital o nome do cargo como “técnico”, na verdade, exige-se a graduação, o nível superior.

Independentemente do cargo e do órgão ao qual você deseja concorrer a uma vaga na área de Educação, a boa notícia é que aqui você tem boas ferramentas a sua disposição.

Mas, antes de trazer algumas dicas de como se preparar para os certames na área de Pedagogia, acompanhe este levantamento sobre a incidência dos temas.

Raio-X Estratégico – O que mais cai em provas de concursos públicos sobre Pedagogia?

Realizamos um levantamento com mais de 6 mil questões nos últimos anos. Veja no
gráfico a seguir como os assuntos estão presentes:

O que mais cai em concursos públicos da área de Pedagogia
O que mais cai em concursos públicos da área de Pedagogia

O resultado não nos surpreende!

  • A nossa queridinha dos concursos, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, vem com tudo em primeiro, com 13,6% das questões, sendo o tema mais recorrente!
  • A parte de legislação educacional, que engloba a própria LDB, a CF88, as Diretrizes, o PNE, a BNCC e o ECA, entrega mais de 38% das questões.
  • Do percentual de “Autores” (7,9%), 40% são questões sobre Vygotsky e outros 25% sobre Piaget
  • “PEA e Didática” (8,4%) referem-se a questões ligadas ao Processo de Ensino e Aprendizagem e Didática como um todo – o que traz muito conteúdo.
  • “Avaliação” e “Tecnologia da Educação” também têm importante presença nas provas, com mais de 5% cada.
  • “Currículo” e “PCN” entregam 2% cada um.
  • Em “Outros” (5,9%) estão englobados: “Pesquisa em Educação”, “Ensino Médio”, “Filosofia” e “Gestão Democrática”.

Esse levantamento ilustra bem como os temas mais recorrentes vêm sendo cobrados. É claro que se fizermos um levantamento focado em diferentes bancas, teremos diferentes resultados em termos percentuais, mas os conteúdos certamente estarão listados ali.

A boa notícia é que aqui no Estratégia Concursos, nós dispomos de aulas completas sobre todos esses assuntos, o que nos leva ao próximo ponto: “Como se preparar?”

Como se preparar para os concursos na área de Pedagogia

Antecipe-se

Ainda que o edital do concurso no qual você pretende garantir a sua vaga não tenha saído, comece a estudar agora mesmo. Geralmente, temos pacotes pré-edital com base nos últimos certames e com apostas dos professores da casa. E esses pacotes são atualizados assim que o novo edital sai, dando todo o acesso ao curso pós-edital aos alunos que adquiriram no pré

Tenha Foco

Escolhido seu cargo, tenha em mente a importância do seu projeto. Informe aos seus próximos para que consiga ter apoio e compreensão. Tenha motivação para que o estudo em si não seja um martírio. Permita-se desfrutar de momentos com a sua família, fazer atividades físicas, mas FOCO no seu projeto. – inclusive, atente-se: o seu smartphone pode ser útil, mas pode ser um grande vilão!

Organize-se

Não adianta querer estudar 12 horas líquidas se a sua realidade não te possibilita isso. Seja realista na sua organização. Monte um cronograma de estudos, ajuste seus horários, separe um espaço para estudar, tenha o edital em mãos (pode ser o anterior, caso o atual não tenha sido publicado ainda). Equilíbrio é tudo, organize-se e tenha foco!

Faça revisões adequadas

A melhor forma de aprender é você quem vai identificar. Cada pessoa aprende e internaliza de forma única. Identifique o que funciona para o seu estudo: grifar, ouvir, assistir, criar mapas, responder flashcards etc. Lembre-se de resolver muitas questões e realizar revisões dos conteúdos já estudados.

Importante! Não fique estudando somente aquilo o que lhe apraz. Enfrente seus medos e destrave os bloqueios com disciplinas que você não tenha afinidade.

Por exemplo, o estudo da Legislação Educacional pode ser cansativo, mas pode ser mais prazeroso e simples! Lembre-se de que com PERSISTÊNCIA e ESFORÇO você será capaz de compreender melhor os normativos.

Duas dicas importantes: fazer a LEITURA DA LEI, o que chamamos de “Lei seca”. E DESTACAR EXPRESSÕES ESPECÍFICAS, tais como: todo, nenhum, preferencialmente, permitido, defeso, sempre, nunca, deve, pode, somente, apenas, obrigatoriamente, entre outras. Isso porque há grandes chances de questões estarem atreladas a alguma dessas expressões!

Selecione seu material

Não é justo direcionar tanta energia em um projeto e querer estudar com material desatualizado. Por isso, busque estudar com ferramentas que favoreçam seu estudo.

O ideal é ter material direcionado e atualizado – a boa notícia é que aqui você encontra!

Os materiais do Estratégia Concursos voltados para a área da Educação são completos: livros digitais (PDFs) completos e simplificados, com teoria e milhares de questões comentadas, videoaulas de apoio, fórum de dúvidas, resumos, bizus, materiais esquematizados, entre muitas outras ferramentas.

Fique ligado também nos nossos e-books gratuitos para a Educação, bem como nossas videoaulas, também gratuitas, transmitidas semanalmente no Canal do Youtube do Estratégia Concursos.

QUERO ME PREPARAR PARA CONCURSOS DE EDUCAÇÃO

Com Raio-X Estratégico e dicas valiosas, agora está mais fácil enfrentar os
concursos da área de Pedagogia e garantir a sua vaga, não é?

Eu sou @aProfessoraCarlaAbreu e espero pela sua mensagem, contando sobre o
seu desempenho nas provas! #PartiuAprovação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.