Como Acertar mais Exercícios nas Provas de Concursos?
Luis Eduardo

Como Acertar mais Exercícios!

Como acertar mais exercícios

Recebo muitas dúvidas sobre como aumentar o percentual de acerto nos exercícios! Eu também tive que lidar com isso quando era concurseiro. Em algumas disciplinas, eu resolvia muitos exercícios mas, ainda sim, continuava na faixa dos 70-75% de acertos.

Comecei a perceber, depois de algum tempo, que eu utilizava os exercícios da maneira errada durante à minha preparação. Muitas vezes, eu fazia vários exercícios das matérias e assuntos que eu gostava e pouco da parte da matéria que eu tinha maior dificuldade. Eu estava, na verdade, apenas fazendo um cafuné no meu ego. rs

Quantas vezes também eu acaba de fazer uma bateria de exercícios e não prestava atenção, não só nos erros, mas também nos acertos feitos com relativa insegurança.

Identificação das falhas através do foco nos assuntos!

Em virtude da importância desse assunto, eu gravei um vídeo falando sobre a atividade de fazer exercícios e de como podemos diminuir nossos erros em determinado assunto.

Ah! E antes de assistir ao vídeo, já clique aqui para se inscrever no meu Canal do YouTube e receber, em primeira mão, meus vídeos sobre Técnicas de Estudo.
Segue o vídeo:

Quantos exercícios devo fazer por assunto?

Outra pergunta recorrente. Vou aproveitar o artigo para respondê-la!

Aos meus alunos do coaching, eu vou dosando a quantidade de exercícios por assunto de acordo com a dificuldade que o próprio aluno percebe que ele tem, com o tamanho do assunto, complexidade do assunto e também com a carga horária disponível para estudo diário.

Mas, em geral, para não complicar, eu sugiro que o aluno faça entre 20 a 60 exercícios por assunto. Veja que não estou falando de quantidade de exercícios por dia ou por semana. Essa parte é questão de planejamento da rotina de estudo.

Nessa parte de planejamento da rotina do aluno, aí ele pode estudar por ciclos, até porque fazer 20 exercícios do assunto “verbos” em Português não vai tomar o mesmo tempo de fazer 20 exercícios de “direitos e garantias fundamentais” em Direito Constitucional.

Eu sugiro que o aluno faça pausas de acordo com o ciclo de estudos dele. Se ele tiver se organizado para estudar 45 minutos de exercícios de “verbos”, então que respeite o tempo programado e termine os exercícios de “verbos” na próxima vez em que Português aparecer no ciclo de exercícios desse aluno.

Caso queira saber mais sobre como montar o seu ciclo de estudos, recomendo que assista aos vídeo abaixo:

Como montar o seu planejamento completo de estudoshttps://youtu.be/ETk0-a-R3GY
Técnicas de estudohttps://youtu.be/Rtl2hxrwSJY
Ciclos de estudohttps://youtu.be/u5wlftk_Nm0

Caso tenha dificuldade de se organizar e de montar o seu ciclo de estudos, entre em contato com nossa equipe e conheça o programa de coaching para concursos do Estratégia: clique aqui.

 

Benefícios de se fazer exercícios por assunto

Fazer simulados (com várias disciplinas) ou fazer exercícios de vários assuntos de uma mesma disciplina é bacana, mas não traz todos os benefícios que essa prática pode nos trazer.

Fazer exercícios por assunto é melhor para identificar onde estão suas falhas, além de ser mais fácil de dedicar o tempo com mais eficiência.

Pense só… aluno fez todos os 50 exercícios da aula 01 de Direito Administrativo do Estratégia e acertou 90%. É um excelente percentual de acertos para concursos! Mas, dentro dessa aula 01 de Administrativo, o professor abordou diversos assuntos. Digamos que o professor tenha abordado a definição de Estado, Governo, Administração Pública, Regime Jurídico Administrativo, Fontes do Direito Administrativo e Princípios da Administração Pública. Digamos que o aluno tenha feito rendimento próximo a 100% em quase todos os assuntos, porém acertou apenas 1 questão das 4 de Princípios.

Pode ser que esse aluno, ao ver que acertou 90% dos 50 exercícios dessa aula 01, acabe não percebendo que está bem deficiente no assunto Princípios.

Em virtude disso, é importante que o aluno pratique os exercícios do material do Estratégia, mas que também pratique mais exercícios, priorizando ainda que o faça por assuntos para que possa, além de praticar, fazer o levantamento das suas deficiências e fortalezas.

No coaching, sugerimos que nossos alunos utilizem o TEC Concursos para fazer exercícios por assunto e também montar simulados. O TEC pode organizar e preparar listas de exercícios por assunto, e também por banca, por área de concurso, por nível de dificuldade e até por ano em que a questão foi cobrada em prova. Acesse clicando aqui.

Bônus
Dica rápida sobre estudo e revisão por assunto.
Passe o mouse na imagem abaixo e clique no botão branco de “play” que vai aparecer:

 

Quem sou eu?

Caso você não me conheça, eu me chamo Luis Eduardo.
Sou coach aqui no Estratégia, analista do Passo Estratégico e Auditor Fiscal do Estado de São Paulo.
(Saiba o que é Passo Estratégico para a Receita Federal clicando aqui.)

Bons estudos e grande abraço!

​Luis Eduardo
Coach e Analista do Passo Estratégico
Auditor Fiscal do Estado de São Paulo

 

Compartilhe:

Luis Eduardo

Luis Eduardo

Consultoria

Auditor Fiscal do Estado de São Paulo (ICMS-SP), aprovado no concurso de 2013.   Aprovado também nos seguintes concursos: - Auditor Fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre (ISS-Porto Alegre, em 2012, aos 22 anos)  - Técnico do Banco Central do Brasil (BACEN, em 2010) - Técnico do Ministério Público da União (MPU, em 2010)   Para ser aprovado em concursos, acho que a motivação é o aspecto mais importante que precisa ser desenvolvido! Quando estamos motivados, não ligamos para as dificuldades!   Gostaria de compartilhar o que vivenciei e o que aprendi durante os meus anos de estudo a fim de ajudar os concurseiros, principalmente aqueles que se encontram desmotivados e inseguros sobre o seu futuro no mundo dos concursos.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.