Artigo

Como Acertar mais Exercícios!

Como acertar mais exercícios

Recebo muitas dúvidas sobre como aumentar o percentual de acerto nos exercícios! Eu também tive que lidar com isso quando era concurseiro. Em algumas disciplinas, eu resolvia muitos exercícios mas, ainda sim, continuava na faixa dos 70-75% de acertos.

Comecei a perceber, depois de algum tempo, que eu utilizava os exercícios da maneira errada durante à minha preparação. Muitas vezes, eu fazia vários exercícios das matérias e assuntos que eu gostava e pouco da parte da matéria que eu tinha maior dificuldade. Eu estava, na verdade, apenas fazendo um cafuné no meu ego. rs

Quantas vezes também eu acaba de fazer uma bateria de exercícios e não prestava atenção, não só nos erros, mas também nos acertos feitos com relativa insegurança.

Identificação das falhas através do foco nos assuntos!

Em virtude da importância desse assunto, eu gravei um vídeo falando sobre a atividade de fazer exercícios e de como podemos diminuir nossos erros em determinado assunto.

Ah! E antes de assistir ao vídeo, já clique aqui para se inscrever no meu Canal do YouTube e receber, em primeira mão, meus vídeos sobre Técnicas de Estudo.
Segue o vídeo:

Quantos exercícios devo fazer por assunto?

Outra pergunta recorrente. Vou aproveitar o artigo para respondê-la!

Aos meus alunos do coaching, eu vou dosando a quantidade de exercícios por assunto de acordo com a dificuldade que o próprio aluno percebe que ele tem, com o tamanho do assunto, complexidade do assunto e também com a carga horária disponível para estudo diário.

Mas, em geral, para não complicar, eu sugiro que o aluno faça entre 20 a 60 exercícios por assunto. Veja que não estou falando de quantidade de exercícios por dia ou por semana. Essa parte é questão de planejamento da rotina de estudo.

Nessa parte de planejamento da rotina do aluno, aí ele pode estudar por ciclos, até porque fazer 20 exercícios do assunto “verbos” em Português não vai tomar o mesmo tempo de fazer 20 exercícios de “direitos e garantias fundamentais” em Direito Constitucional.

Eu sugiro que o aluno faça pausas de acordo com o ciclo de estudos dele. Se ele tiver se organizado para estudar 45 minutos de exercícios de “verbos”, então que respeite o tempo programado e termine os exercícios de “verbos” na próxima vez em que Português aparecer no ciclo de exercícios desse aluno.

Caso queira saber mais sobre como montar o seu ciclo de estudos, recomendo que assista aos vídeo abaixo:

Como montar o seu planejamento completo de estudoshttps://youtu.be/ETk0-a-R3GY
Técnicas de estudohttps://youtu.be/Rtl2hxrwSJY
Ciclos de estudohttps://youtu.be/u5wlftk_Nm0

Caso tenha dificuldade de se organizar e de montar o seu ciclo de estudos, entre em contato com nossa equipe e conheça o programa de coaching para concursos do Estratégia: clique aqui.

Benefícios de se fazer exercícios por assunto

Fazer simulados (com várias disciplinas) ou fazer exercícios de vários assuntos de uma mesma disciplina é bacana, mas não traz todos os benefícios que essa prática pode nos trazer.

Fazer exercícios por assunto é melhor para identificar onde estão suas falhas, além de ser mais fácil de dedicar o tempo com mais eficiência.

Pense só… aluno fez todos os 50 exercícios da aula 01 de Direito Administrativo do Estratégia e acertou 90%. É um excelente percentual de acertos para concursos! Mas, dentro dessa aula 01 de Administrativo, o professor abordou diversos assuntos. Digamos que o professor tenha abordado a definição de Estado, Governo, Administração Pública, Regime Jurídico Administrativo, Fontes do Direito Administrativo e Princípios da Administração Pública. Digamos que o aluno tenha feito rendimento próximo a 100% em quase todos os assuntos, porém acertou apenas 1 questão das 4 de Princípios.

Pode ser que esse aluno, ao ver que acertou 90% dos 50 exercícios dessa aula 01, acabe não percebendo que está bem deficiente no assunto Princípios.

Em virtude disso, é importante que o aluno pratique os exercícios do material do Estratégia, mas que também pratique mais exercícios, priorizando ainda que o faça por assuntos para que possa, além de praticar, fazer o levantamento das suas deficiências e fortalezas.

Bônus
Dica rápida sobre estudo e revisão por assunto.
Passe o mouse na imagem abaixo e clique no botão branco de “play” que vai aparecer:

https://www.instagram.com/p/BbDJQ3tg5dD/?taken-by=coachluiseduardo

Quem sou eu?

Caso você não me conheça, eu me chamo Luis Eduardo.
Sou coach aqui no Estratégia, analista do Passo Estratégico e Auditor Fiscal do Estado de São Paulo.
(Saiba o que é Passo Estratégico para a Receita Federal clicando aqui.)

Bons estudos e grande abraço!

​Luis Eduardo
Coach e Analista do Passo Estratégico
Auditor Fiscal do Estado de São Paulo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Legal, Beatriz! Força aí nos estudos! Hoje estou na correria! Então tento sempre ajudar os concurseiros através do meu canal do YouTube. E a maneira que consigo ajudar mais pessoas com o tempo disponível hoje. rs Obrigado pelas palavras e sucesso nos estudos, Beatriz! Luis Eduardo
    Luis Eduardo em 27/03/18 às 14:56
  • Boa noite Luis, estou iniciando nesta caminhada de concursos e achei sua didática muito interessante e bem o que estou procurando para estudar. Gosto do deu método pois é otimizado e suas dicas são valiosas para quem precisa passar rápido no concurso. Quero fazer TRT 2ª Região. Quero te seguir para alcançar meu objetivo... você me ajuda???
    Beatriz Campos em 13/03/18 às 20:21
  • Bom artigo! Prezado Luis Eduardo, quando vai ser disponibilizado o plano de estudos para TRT-PE no site do estrategia?
    Tadeu Junior em 14/02/18 às 21:30