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Comentários das questões de TI da SEFAZ/RJ – Oficial de Fazenda

Olá pessoal!

Venho aqui para analisar as questões de Tecnologia da Informação aplicadas pela CEPERJ no dia 04/08/2013, para o cargo de Oficial da Fazenda.
Dentro do esperado, as questões não foram muito profundas, exigindo do candidato apenas o entendimento conceitual de determinados assuntos. O lado ruim foi ter tirado algumas questões de bibliografias muito específicas, dificultando a vida do candidato que não leu determinados textos, em específico. Vejamos:
71. Um Sistema de Informação tem por objetivo armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Existem diversos tipos de sistemas de informações, dos quais dois são caracterizados a seguir:
I- sistemas que têm por objetivo unir os diversos sistemas transacionais de uma organização, permitindo integrar os departamentos, de forma a agilizar processos e ainda gerar o Just-in-time;
II- sistemas que têm por objetivo agilizar a tomada de decisões sem onerar bases transacionais, sendo constituídos de uma base de dados centralizada OLAP, preenchida com dados copiados a partir de bases remotas e distribuídas OLTP.
Esses dois sistemas são conhecidos, respectivamente, como:
A) de Gestão Empresarial Integrada e de Workflow
B) de Gestão Eletrônica de Documentos e de Workflow
C) de Gestão Empresarial Integrada e de Database Marketing
D) de Gestão Eletrônica de Documentos e de Data Warehouse
E) de Gestão Empresarial Integrada e de Data Warehouse
Comentários:
Questão bem amarrada, pois copia, ipsis literis, as definições de Gestão Empresarial Integrada e Data Warehouse, respectivamente. Essa gestão empresarial integrada pode, ainda, ser realizada por meio de um Portal Corporativo.

72.No que diz respeito à segurança na internet, um termo está associado à forma mais comum de roubo de identidades online, sendo uma técnica de obtenção de informações pessoais, geralmente mediante e-mail fraudulento. Na maioria das vezes, essa fraude ocorre por meio do envio de e-mails que parecem originários de empresas fidedignas e legítimas, com aparência oficial e logotipo. Esse termo é denominado:
A) phishing
B) sniffing
C) hoaxing
D) spoofing
E) spamming
Comentários:
Descrição clara de phishing. Aqueles emails da “Receita Federal” ou de “Bancos” que pedem pra você ajustar o seu cadastro, ou renovar a sua senha, conduzindo a sites falsos com o objetivo de roubar dados pessoais são exemplos clássicos dessa prática.

73. No que tange a ciclo de vida de sistemas de software, um modelo sugere uma abordagem sistemática e sequencial no desenvolvimento, que começa com a especificação de requisitos pelo cliente e progride ao longo do planejamento, modelagem, construção e implantação, culminando com a manutenção progressiva do software acabado. Esse modelo é conhecido como:
A) em espiral
B) em cascata
C) incremental
D) orientado a objetos
E) baseado em componentes
Comentários:
Não cabe outro modelo que não seja o cascata, ou ciclo de vida clássico. Nele, as etapas de planejamento, modelagem, construção, etc, são bem definidas e seguidas sequencialmente.

74. Entre os tipos de Centrais de Serviços, um representa a arquitetura mais comumente encontrada nas organizações, tendo toda a sua infraestrutura implementada em um local físico diferente da localização dos serviços de TI, geralmente junto ao ambiente de Data Center. Apresenta, como vantagens, a otimização de sua capacidade e o alto grau de escalabilidade. Essa Central de Serviços é do seguinte tipo:
A) local
B) distribuída
C) descentralizada
D) centralizada
E) virtualizada
Comentários:
Esta classificação das Centrais de Serviço veio lá do livro Gerenciamento de Serviços de TI na prática – Magalhães e Pinheiro. Questão difícil, pois sua classificação se confunde com o ITIL, framework mais famoso. Entretanto, a questão descreve literalmente uma arquitetura de Central de Serviços centralizada.

75. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos. Nesse contexto, o princípio da Responsabilidade Corporativa preconiza que os agentes de governança devem cumprir o seguinte preceito:
A) tratar com justiça todos os funcionários nos seus ambientes de trabalho, evitando a adoção de políticas ou atitudes discriminatórias de qualquer natureza.
B) incentivar o uso das redes sociais para melhorar a comunicação entre os funcionários das organizações, visando à maximização de lucro.
C) zelar pela sustentabilidade das organizações, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações.
D) implementar novas tecnologias de mercado, com o objetivo de aumentar a produtividade e competitividade das organizações.
E) prestar contas de seus atos e atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.
Comentários:questão mais difícil, sem dúvidas, pois exige do candidato o conhecimento dos diversos princípios de Governança Corporativa, e suas descrições. Vejamos esses princípios, então:
Transparência: disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seus interesses, além daquelas que obrigatoriamente devem ser mostradas.
Equidade: tratar com justiça todos os funcionários nos seus ambientes de trabalho, evitando a adoção de políticas ou atitudes discriminatórias de qualquer natureza. (alternativa a)
Responsabilidade Corporativa: zelar pela sustentabilidade das organizações, incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios e operações. (alternativa c)
Prestação de Contas (accountability): prestar contas de seus atos e atuação, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões.(alternativa e)
Alternativas b) e d) não são princípios de Governança Corporativa.
76. No que diz respeito à terminologia utilizada na Gestão da Qualidade, dois termos são definidos a seguir:
I- parte da gestão da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessários para atender a esses objetivos;
II- extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e alcançados os resultados planejados.
Esses termos denominam-se, respectivamente:
A) Controle da Qualidade e Eficiência
B) Planejamento da Qualidade e Eficiência
C) Garantia da Qualidade e Eficácia
D) Planejamento da Qualidade e Eficácia
E) Controle da Qualidade e Eficácia
Comentários:
Esta a banca retirou diretamente da NORMA ISO 9000, de 2005. Vejamos:
Planejamento da qualidade é a parte da gestão da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessários para atender a esses objetivos; e
Eficácia, por sua vez, extensão na qual as atividades planejadas são realizadas e alcançados os resultados planejados. Difere da eficiência, que é a relação entre os resultados alcançados e os recursos usados.
Avaliação final: a prova não foi fácil, em especial se o candidato não estiver familiarizado com os assuntos abordados. Quem possui um leque abrangente de estudo, mesmo sem ter lido as bibliografias da banca, alcançou um bom resultado.
Quanto a recursos, acho muito difícil recorrer em algo, uma vez que a banca copiou descrições literais de fontes conhecidas.
Espero que o esforço de vocês tenha sido recompensado.  Abraço!
Coordenação

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