Artigo

Comentários da Prova de Engenharia Civil p/ CGE-PI

Olá pessoal,

A prova específica de engenharia civil para a CGE-PI apresentou um nível de dificuldade intermediário, com algumas questões com texto confuso.

Seguem as questões em que, preliminarmente, apresento divergência quanto ao gabarito preliminar:

Questão 104 – Custo horário de utilização: O SICRO prevê que ele é composto pelo custo de propriedade, de operação e de manutenção. Depreciação e juros do capital imobilizado fazem parte do custo de propriedade. (Manual de Custos Rodoviários do DNIT, p. 39)

Questão 106 – na fase de projeto básico desenvolve-se o orçamento analítico, que contempla as composições dos custos unitários, conforme se verifica no art. 7, parágrafo 2º da Lei 8.666/93. Já o orçamento sintético é elaborado no anteprojeto, conforme se verifica no inciso II do parágrafo 2º do art. 9º da Lei 12.462/2011 (RDC).

Questão 107: De acordo com a NBR 8545 –  Execução  de  Alvenaria  sem Função  Estrutural  de  Tijolos  e  Blocos  Cerâmicos,  as  vergas  e  as contravergas  devem  exceder  a  largura  do  vão  de  pelo  menos  20  cm de cada lado e devem ter altura mínima de 10 cm.

Boa sorte e abraços!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, o que você achou do Parecer Técnico?
    Carol em 16/04/15 às 17:42
  • Prezado Prof. Marcus, entrei com recurso hj pela manha justamente nas questões 106 e 107, coincidentemente com o msm fundamento utilizado por vc. Espero que o CESPE reveja o gabarito, visto que alunos preparados podem ser prejudicados. Por fim, se possível, comente sobre a questão que trata do licenciamento ambiental de âmbito regional pelo IBAMA. Na prova tipo 1, a qual costa no site do CESPE, é a número 100. Att. Marcos Carvalho
    Marcos Carvalho em 25/03/15 às 18:15