Artigo

Comentários às questões de Direito da Criança e do Adolescente

Olá! Analisamos as questões de Direito da Criança e do Adolescente aplicadas na prova do XXVIII Exame de Ordem. São questões da FGV fresquinhas para você treinar.

Caso você fique em dúvida, por favor, no contate:

SITE: https://sites.google.com/prod/view/proftorques

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/proftorques/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/dpcparaconcursos

E-MAIL: [email protected]

Vamos às questões

Questão 42

Bruno, com quase doze anos de idade, morador de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi aprovado em um processo de seleção de jogadores de futebol, para a categoria de base de um grande clube, sediado no Rio de Janeiro, capital – cidade contigua à de sua residência.

Os treinamentos na nova equipe implicam deslocamento de Niterói ao Rio de Janeiro todos os dias, ida e volta. Ocorre que os pais de Bruno trabalham em horário integral, e não poderão acompanhá-lo.

Os pais, buscando orientação, consultam você, como advogado(a), sobre qual a solução jurídica para que Bruno frequentasse os treinos, desacompanhado.

Assinale a opção que apresente sua orientação.

A) Bruno precisará de um alvará judicial, que pode ter validade de até dois anos, para poder se deslocar sozinho entre as comarcas.

B) Bruno pode, simplesmente, ir aos treinos sozinho, não sendo necessária qualquer autorização judicial para tanto.

C) Não é possível a frequência aos treinos desacompanhado, pois o adolescente não poderá se deslocar entre comarcas sem a companhia de, ao menos, um dos pais ou do responsável legal.

D) Bruno poderá ir aos treinos desacompanhado dos pais, mas será necessário obter autorização judicial ou a designação de um tutor, que poderá ser um representante do clube.

Comentários

A alternativa B está correta e é o gabarito da questão.

Art. 83. Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.

§ 1º A autorização não será exigida quando:

a) tratar-se de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana;

b) a criança estiver acompanhada:

1) de ascendente ou colateral maior, até o terceiro grau, comprovado documentalmente o parentesco;

2) de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável.

§ 2º A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por dois anos.

Questão 43

Carla, de 11 anos de idade, com os pais destituídos do poder familiar, cresce em entidade de acolhimento institucional faz dois anos, sem nenhum interessado em sua adoção habilitado nos cadastros nacional ou internacional.

Sensibilizado com a situação da criança, um advogado, que já possui três filhos, sendo um adotado, deseja acompanhar o desenvolvimento de Carla, auxiliando-a nos estudos e, a fim de criar vínculos com sua família, levando-a para casa nos feriados e férias escolares.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, de que forma o advogado conseguirá obter a convivência temporária externo de Carla com sua família?

A) Acolhimento familiar.

B) Guarda estatutária.

C) Tutela.

D) Apadrinhamento.

Comentários

A alternativa D está correta e é o gabarito da questão.

Art. 19-B.  A criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar poderão participar de programa de apadrinhamento. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

§ 1º  O apadrinhamento consiste em estabelecer e proporcionar à criança e ao adolescente vínculos externos à instituição para fins de convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.             (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

§ 2º  Podem ser padrinhos ou madrinhas pessoas maiores de 18 (dezoito) anos não inscritas nos cadastros de adoção, desde que cumpram os requisitos exigidos pelo programa de apadrinhamento de que fazem parte.  (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

§ 4º  O perfil da criança ou do adolescente a ser apadrinhado será definido no âmbito de cada programa de apadrinhamento, com prioridade para crianças ou adolescentes com remota possibilidade de reinserção familiar ou colocação em família adotiva.  (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)

É isso. Bons estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor Ricardo, quero enaltecer o trabalho desenvolvido pelo Estratégia, com uma metodologia excepcional. E com um plus diferencial : o da disponibilização para os que buscam de forma gratuita. Esse despreendimento é muito louvável , acredite. A disponibilização , de forma gratuita, de provas comentadas, aplicadas pela FGV nos ajuda muito, acredite. Agradeço muito por isso. Consulto-o sobre a possibilidade de repassar-me as provas comentadas relativas aos exames XXV a XXVIII primeira fase, pois estou estudando para o Exame. Muito Agradecida.
    Rosa Anete em 22/05/19 às 00:42
  • Boa tarde! Professor obrigado pelas aulas que são excelente, não foi desta vez,mas as aulas de Estratégia Concursos são demais.
    Anabel em 19/03/19 às 17:59
  • Muito bem explicado. Ocorre que, no primeiro enunciado (BRUNO), não foi informado tratar-se de transporte urbano ou rodoviário. Creio que no transporte urbano o menor viaje sem problemas porem, já observei que no terminal rodoviário do Jabaquara na cidade de São Paulo/SP, que cobre as cidade de Santos, por várias vezes já vi casos de crianças impedidas de embarcar com parentes e dirá, sozinhas. De São Bernardo do Campo para Santos também já vi. Essa observação me fez errar a questão
    ue em onibus urbano não ocorra nenhum problema e o menor viaje mas em 19/03/19 às 15:13