Notícia

CNU é pauta em Seminário; veja os principais detalhes!

Edital do Concurso Unificado segue previsto para dezembro

Acontece ao longo desta quarta-feira, 29 de novembro, o seminário “Concursos Públicos – Fazer Diferente para Fazer a Diferença“, que traz, dentre as pautas, novos detalhes sobre o CNU (Enem dos Concursos).

Entre os presentes no evento, estão a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o Secretário de Gestão de Pessoas do MGI (SGP/MGI), José Celso Cardoso.

Segundo José Celso, a criação do CPNU politizou a discussão sobre seleção pública no país que, antes, era tratado como “um fenômeno burocrático”, e também democratizando o acesso.

Além disso, o mesmo afirmou que um novo decreto sobre concursos públicos está sendo preparado, de modo a reduzir a burocracia e promover a isonomia entre os órgãos da administração. Inclusive, a minuta já está pronta.

Falou também sobre a institucionalização do Concurso Unificado que pode, futuramente, reduzir o tempo de contratação de um servidor para cerca de três meses.

Abertura do Seminário

Edital em dezembro

Também está presente no evento o Superintendente de concursos da Fundação Cesgranrio, Álvaro Freitas que, em resposta à equipe de jornalismo do Estratégia, afirmou que o cronograma de publicação do edital na segunda quinzena de dezembro segue mantido.

Aplicação das provas

Questionado sobre a possibilidade da realização das provas em datas posteriores, conforme o método TRI, José Celso disse que é possível, tendo em conta a expertise da banca contratada (Cesgranrio) e o grande porte do concurso, que será realizado em todo o país.

Sobre a data de aplicação das provas, ainda não há uma data cravada, o que depende de quando o edital será publicado (previsto até 22/12). Além disso, será levada em conta, também, toda a questão logística, como a disponibilidade de locais de aplicação, por exemplo.

Amanhã (30) haverá uma reunião com a Cesgranrio para definição das disciplinas que serão contempladas em cada bloco temático, fase crucial para elaboração dos editais.

Entretanto, o secretário ressaltou que essas informações serão divulgadas apenas no edital de abertura. Isso porque, o MGI tem evitado divulgar informações parciais de modo a não gerar interpretações equivocadas.

Além disso, de acordo com a ministra Esther Dweck, “Todos terão uma prova geral, sem ser algo muito específico da carreira e a formação da pessoa vai ser desenvolvida no dia a dia de trabalho. Mesmo dentro dos órgãos, as pessoas podem mudar de áreas, então, os conhecimentos serão adquiridos no trabalho.

O mais importante é conseguir, por meio dos concursos, fazer com que a burocracia reduza no Brasil, o que propicia a implantação de boas políticas públicas”, disse a ministra. Fazer novos concursos, discutir como fazê-los e garantir uma diversidade de servidores é algo que nos honra muito”, destacou. 

Ademais, vale frisar que as 6.640 vagas serão distribuídas em oito blocos, conforme já havia sido anunciado anteriormente.

Sobre o evento

Seminário promovido pelo MGI em parceria com a Enap, com o objetivo de qualificar o debate sobre a modernização dos concursos públicos no país por meio da troca de experiências entre autoridades governamentais, especialistas internacionais e nacionais, integrantes da academia, sociedade civil, Legislativo e Judiciário.

Para ficar por dentro de todos os detalhes sobre o edital do Concurso Unificado, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Mais informações CNU

Participe do nosso Grupo de Estudos gratuito do CNU


Uma boa preparação é a chave para a aprovação. Se você quer garantir umas das muitas vagas que serão ofertadas no “ENEM dos concursos”, confira os nossos cursos e estude com o líder de aprovações!

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.