Artigo

Chegou o TAF! E agora?

A melhor hora chegou!!! Ótimo!!!

A notícia que todo candidato quer ler ou ouvir….mas e agora? O que devo fazer?

Vai lá e executa o planejamento estabelecido, ou seja, corre, nada e faz a força necessária para alcançar e ultrapassar os índices exigidos.

A tarefa parece ser simples, direta e objetiva.

Você construiu as capacidades físicas que serão testadas e medidas no dia do TAF. Treinou, descansou, treinou, descansou e simulou todas as situações possíveis para o dia do TAF

Portanto, você é o responsável pelo seu desempenho. O teste é apenas um instrumento para medir a aptidão física.

Domine o TAF!!!

Fique atento para a convocação descrita no edital do seu concurso, por exemplo, a data e o horário de realização do TAF. Se possível, faça uma visita ao local de prova. Verifique a distância da sua casa até lá. Estabeleça o caminho a ser percorrida até chegar ao local. Quais linhas de ônibus estarão disponíveis? Como é o tráfego no dia e horário do TAF? Faça uma lista com o material necessário e deixe-o separado no dia anterior ao TAF.

Separe o atestado de saúde, a banca tem um modelo próprio e você deverá segui-lo. Deixe a mochila pronta com o material de prova, short, camiseta, tênis correto, garrafa de água, relógio, boné (se preferir correr com ele). Não invente nada de diferente da sua rotina de treinamento. Hidrate-se e alimente-se de forma adequada e regular.

Revise todos os pontos específicos dos testes previstos. A saber:

Teste de barra estático (mulheres): posição inicial de saída com o queixo sobre a barra. Iniciar o movimento sem “saltar para a barra”. Solicite ao avaliador o posicionamento correto do banco ou mesa de apoio para atingir a posição que você treinou. Segure a barra com a empunhadura correta, força de preensão manual. Aproxime o tronco da barra, baixe os cotovelos ao longo do tronco. Puxe a barra em sua direção. Deixe o corpo na posição vertical, faça a contração do abdomem em conjunto com a força isométrica.

Teste de barra dinâmico (homens): dependurar-se na barra e estender os cotovelos. Lembrar da “pegada” prevista no edital, pronada ou supinada. Aguardar o comando do avaliador para iniciar o movimento. Ao sinal, flexionar os cotovelos e ultrapassar o queixo da barra. Retornar a posição inicial com os cotovelos estendidos. Faça a repetição em um ritmo próprio e cuidado para não “pendular” ou seja, oscilar o corpo para frente e atrás. Contraia o abdomem para “travar o corpo”.

Teste de corrida 12 minutos: lembre-se do ritmo ou pace por volta para alcançar o índice, homens 2400 metros 2’00”/volta, mulheres 2200 metros 2’12”/volta. Faça a progressão de ritmo na prova…claro…em torno da média…não iniciei muito rápido junto com o pelotão acelerado….controle a volta…você treinou o ritmo e sabe o quanto precisa fazer. O miolo do teste vai decidir se você vai alcançar ou não o índice. Por isso, guarde energia para chegar ao final e superar a distância determinada.

Teste de natação 50 metros: Atentar para a saída ao ouvir o sinal sonoro…ganhe tempo e impulsione a borda da piscina ou realize o salto para água. Controle o ritmo de braçada e respiração. Isso é importante para chegar ao final de forma segura. Não invente um tipo de nado. Essa não é a hora.

Ao final, fique atento as instruções da banca para assinar algum documento ou atestar a sua performance.

Pronto!

Um abraço!

Parabéns!! Você está no caminho para dominar o TAF!

Até logo!

Eduardo Schneider

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.