Artigo

Cansaço mental ao estudar muito

Estudar para concursos públicos é um desafio físico e psíquico. Entretanto, enquanto nossos limites físicos são facilmente detectáveis, os mentais são mais discretos e acabam sofrendo em silêncio até que uma crise seja gerada. Durante toda a minha preparação, eu ouvi muito atentamente os sinais do meu corpo e da minha mente e ajustei minha rotina. Eu estava em casa o dia todo mas estudava apenas 6 horas líquidas por dia antes de o edital sair. Sabia que havia pessoas estudando mais, mas se eu passasse daquele limite, não aguentaria o estudo no longo prazo. Mas o que fazer se você ultrapassou seu limite e está sentindo os sintomas claros do cansaço mental? É o que eu trato nesse vídeo!

Portanto, ouça os sinais que seu corpo lhe dá. Se você aumentar a carga horária hoje e sentir queda de produção no dia seguinte, significa que passou do limite.

Lembre-se de que a jornada do concurseiro pode durar anos! O ritmo tem que ser sustentável.

Abraços e até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu estou estudando tem uns seis meses... Mantive um bom tempo estudando 45 horas por semana, o máximo foi 51 horas. O triste é que estou cansado, não consigo mais passar de 5 horas por dia, em nenhum dia da semana, e como dizem os parentes:"Não faço nada." Vai dando uma frustração que só piora. Vou seguir as dicas...(só depois do ano novo...kkkkk)... Se funcionar volto aqui para comentar sobre o que deu certo Obrigado pelas dicas
    Luciano em 16/12/17 às 18:41
  • Maravilhoso, amei as dicas reais, temos que ouvir nosso corpo e não dar bola aos comentários alheios! Até hoje sinto um grande cansaço mental por ter quebrado o que meu corpo sinalizava. Resultado: não passei no concurso e parei de estudar!! E para voltar a começar, ai, ai, fico ensaiando!
    Marina L em 15/12/17 às 14:38
  • Prof, excelente dicas..As vezes vejo um ou outro falando, ahhhh estudo 12 horas por dia, nossa, sempre me assusto. A noite mesmo é um horário que não consigo estudar. A pergunta é, faço exercícios, tenho meu momento pra tv, pra uma leitura que não seja concursos e ainda tenho meus baixos. As vezes mais de uma semana que não consigo me concentrar, um cansaço mental grande, mesmo tendo esse tempo só pra mim. Como trabalhar isso? Como trabalhar o cansaço mental para quem estudar há mais de 1 ano e meio? Obrigada!!
    Viviane em 12/12/17 às 12:42
  • Bom dia Diogo! Muito sensato seu comentário. Obrigada.
    Ana Maria em 12/12/17 às 09:38
  • Oi Professor esse vídeo caiu como uma luva. Estudei demais para um concurso de 12 a 14h por dia, no dia da prova fui pior que os outros que não tinha estudado tanto. Enfim, a qualidade de estudo não está na quantidade de horas que se estuda, hj eu mal consigo estudar de tanto cansaço mental que tive neste último concurso. No entanto, isso vai passar pq preciso continuar a caminhada, mas essa loucura já vi que não dá certo. Abraço e obrigada pelos conselhos.
    Caroline Nazareth Machado em 11/12/17 às 22:41
  • Boa noite Professor. Sempre leio seus artigos, pois eles sempre trazem assuntos pertinentes à vida concurseira. Parabéns e obrigado. Adivaldo.
    Adivaldo em 11/12/17 às 20:52
  • Show Professor! :)
    Caroline em 11/12/17 às 16:37
  • Professor, boa tarde!! Parece que você detectou minha angústia com esse texto! Já tentei de várias formas aumentar minha carga horária diária, mas não consigo!
    Maysa Monteiro em 11/12/17 às 12:22
  • Olá Professor, Suas dicas são ótimas, muito proveitosas. Obrigada!
    Mari em 11/12/17 às 11:42