Artigo

Backup para SEFAZ-SP – Tecnologia da Informação

Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos sobre Backup para SEFAZ-SP, tema dentro da matéria de tecnologia da informação (T.I).

O artigo se dividirá da seguinte forma:

  • Conceitos Básicos
  • Tipos Principais de Backup
  • Outro Tipos de Backup
  • Outras informações

Preparado (a)? Vamos lá!

Conceitos Básicos

Dando início ao Backup para SEFAZ-SP, entendamos que o Backup está diretamente ligado a Política de Segurança da Informação (PSI), essa que é um conjunto de diretrizes, regras e práticas estabelecidas por uma organização para garantir a segurança, confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações que ela manipula.

Perfeito, e o que seria o backup? Trata-se de serviço que garante que você pode sempre recuperar informações de forma confiável e tempestiva

É de suma importância que você entenda o funcionamento do Backup.

Todo arquivo possui um atributo de arquivamento chamado “Flag Archive”, um único bit que pode possuir o valor 1 (marcado) ou 0 (desmarcado).

Sempre que criamos/salvamos um arquivo, esse atributo fica marcado (1) e – ao fazer um backup normal ou incremental – ele é desmarcado (0) para indicar que já sofreu backup.

Tipos Principais de Backup

Dando continuidade ao resumo de Backup para SEFAZ-SP, vamos conhecer os Tipos Principais de Backup. Destaca-se que é a parte mais abordada em prova sobre Backup, assim atenção máxima nesse ponto!

  • Backup Completo: copia todos os dados

Vantagem: aumenta a chance de recuperação de dados íntegros, além de realizar uma operação menos sofisticada/complexa (recuperação de dados mais rápido)

Desvantagem: mais tempo de execução e mais espaço de armazenamento

  • Backup Incremental: copia apenas os dados que foram criados/modificados desde o último backup completo ou incremental anterior.

Vantagem: menor quantidade de dados, logo é mais rápido e exige menos espaço.

Desvantagem: recuperação de dados é mais lenta e complexa, visto que o último backup completo deve ser recuperado e, em seguida, os dados incrementais de cada dia até o momento da falha

Backup para SEFAZ-SP – Tecnologia da Informação
  • Backup Diferencial: copia todos os dados que foram criados/modificados desde o último backup completo ou incremental anterior, mas não removerá o atributo de arquivamento

Vantagem: precisamos apenas do backup completo e do último backup diferencial, logo é mais rápida.

Desvantagem: exige mais espaço e mais tempo de backup que os backups incrementais.

Backup para SEFAZ-SP – Tecnologia da Informação

Já vimos que o assunto é importante, mas ainda mais importante é saber a diferença entre Backup Incremental e Backup Diferencial, esse tópico é o de longe mais cobrado!!!

Backup Incremental X Backup Diferencial

  • Backup Incremental: a cópia é em relação ao último backup (de qualquer tipo)

Recuperação de dados é mais lenta – ex. 1 backup full e 4 backup incremental -> “Mais CDs de Backup”

  • Backup Diferencial: a cópia é em relação ao último backup completo

Mais dados, e mais lento, mas a recuperação é mais rápida – ex. 1 backup full e e último Diferencial) -> “menos CDs de Backup”

Podemos ainda tratar de forma mais simplista, entendo que os seguintes pontos referenciais de cada Backup.

Completo: momento que ele ocorre.

Incremental: momento da última alteração (qualquer tipo de backup)

Diferencial: momento em que foi feito o último backup completo.

Outro Tipos de Backup

Ainda que menos cobrados, existem outros tipos de Backup, como é o caso do “Backup de Cópia” e o “Backup diário”.

  • Backup de Cópia:  Trata-se de uma cópia de todos os arquivos selecionados, porém não alteram a “Flag Archive”, ou seja, marcam como arquivos que passaram por backup.

Em geral, é utilizado de forma emergencial (ou antes de alterações cruciais no sistema) e geralmente é usada caso queira fazer o backup de arquivos entre um backup completo e um backup incremental.

  • Backup diário: Trata-se de uma cópia de todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia da execução do backup diário. Assim, como o Backup de cópia, não alteram a “Flag Archive”, ou seja, os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup, isto é,

Outras informações

Para finalizar o resumo de Backup para SEFAZ-SP, vejamos alguns termos correlacionados que vocês podem se deparar em prova.

  • Restore: procedimento através do qual é possível recuperar (restaurar) dados de cópias de segurança para restabelecer um sistema.
  • Recovery Point Objective (RPO): quantidade máxima de dados que uma organização pode perder em caso de falha do sistema. Esse indicador define o intervalo máximo de tempo para a perda de trabalho desde o último backup.
  • Recovery Time Objective (RTO): RTO é a quantidade máxima de tempo que uma organização pode tolerar para recuperar seus sistemas, serviços ou operações após um incidente de interrupção, seja ele causado por falha de hardwar.
  • Redundant Array of Independent disks (Raid): Trata-se de uma solução que combina vários discos rígidos ou SSDs para formar uma única unidade lógica de armazenamento de dados.

Considerações Finais

Pessoal, chegamos ao final do resumo sobre Backup para SEFAZ-SP, espero que tenham gostado.

Além disso, não deixe de treinar por meio de questões de concurso em nosso sistema de questões.

Gostou do artigo? Siga-nos

https://www.instagram.com/resumospassarin/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos Abertos

Concursos 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.