Artigo

Aula de Matemática para Concursos e Enem – GRATUITA e em vídeo

Aula de Matemática gratuita e em vídeo para concursos públicos e Enem

Fala pessoal, tudo bem? Estou escrevendo este artigo para disponibilizar gratuitamente uma aula de matemática para concursos e Enem que eu gravei recentemente. Estes vídeos normalmente fazem parte dos meus cursos aqui no Estratégia, mas fiz questão de disponibilizar, pois sei que este material vai ajudar muitos de vocês a relembrarem pontos importantíssimos da matemática básica.

Muitas vezes a dificuldade dos meus alunos não está nos assuntos que estamos estudando: proporções, porcentagens, conjuntos numéricos, juros, média aritmética etc. Muitas vezes o pessoal compreende muito bem esses pontos, capta bem os conceitos, entende bem os procedimentos de resolução dos exercícios. Sabem onde muita gente se enrola? Na hora de realizar os cálculos matemáticos!

Isto mesmo: o grande problema muitas vezes está na hora de realizar multiplicações e divisões de números com casas decimais, calcular potências e raízes, somar e subtrair frações, e assim por diante. Hoje em dia todos nós temos acesso muito fácil a calculadoras no celular, no computador etc. É natural que, com o tempo, a gente vá se esquecendo dos procedimentos de cálculo manual das operações básicas. O problema é que, na maioria das provas de concurso (e também no ENEM e na ANPAD), não é permitido que o aluno utilize calculadora. Neste ponto o pessoal do Exame do CFC se “safa”, pois nesta prova é permitido utilizar calculadora rs…

Aula de Matemática gratuita – como realizar cálculos matemáticos manualmente

Para auxiliá-los a relembrar dos cálculos manuais das quatro operações principais (soma, subtração, multiplicação e divisão), estou disponibilizando gratuitamente esta aula de matemática que gravei alguns meses atrás. Nesta aula, que é dividida em duas partes, nós vamos fazer duas coisas:

relembrar o procedimento tradicional de cálculo de cada operação matemática (o “algoritmo” padrão que normalmente aprendemos no ensino fundamental e esquecemos ao longo do tempo rs…);

– conhecer técnicas especiais que permitem realizar cálculos manuais mais rapidamente e com mais segurança.

Este segundo ponto é muito importante. Afinal, em sua prova, você precisa tentar realizar os cálculos de forma rápida, para conseguir resolver todas as questões no tempo permitido. Ao mesmo tempo que você precisa ser rápido, é preciso tomar muito cuidado para evitar o cometimento de erros de cálculo. Esses erros podem te fazer perder pontos importantíssimos em questões que você domina os assuntos cobrados.

Bons estudos a todos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • como faço pra aprender matemática.
    Antonio de Pádua em 06/04/20 às 23:42
  • como faço para aprender mais rápido matemática
    Evandro jorge pereira penha. em 29/08/19 às 18:34
  • Tenho dificuldade com matemática preciso de ajuda
    Suzana da Trindade Pereira em 09/05/19 às 08:08
  • Quero aprender matemática
    Allan Henrique em 24/04/19 às 12:53
  • Tenho muita dificuldade de entender o assunto, como faço para pegar o assunto mais rápido
    Francisca Guimarães em 28/02/19 às 15:14