Categorias: Concursos Públicos

Auditoria para RFB – 2013 (Novo curso)

Olá Pessoal!

A partir da solicitação de vários alunos, resolvemos relançar nosso Curso de Auditoria para a Receita Federal do Brasil – 2013 – Teoria e Questões Comentadas. A partir de agora, falamos um pouco sobre como ele será desenvolvido.

Nossa proposta é abordar toda a matéria cobrada no edital de 2012 da Receita Federal do Brasil. Acreditamos bastante na fixação de conhecimento a partir de exercícios, por isso comentaremos neste curso mais de 250 questões acerca dos assuntos abordados.

Alguns pontos sobre este novo curso devem ser esclarecidos nesse momento. Boa parte do conteúdo deste curso é igual ao curso que lançamos para o concurso de 2012. Entretanto, devemos ressaltar que houve duas mudanças significativas que consideramos essenciais.

Primeiramente, verificamos que, no curso anterior, objetivando privilegiar questões da ESAF, acabamos trazendo uma quantidade considerável de exercícios antigos, já que essa banca não tem elaborado muitas provas de auditoria desde 2010. Para resolver isso, incluímos novos exercícios, de diversas bancas do país, inclusive todas as questões das provas da RFB 2012 (ESAF), CGU 2012 (ESAF), ICMS-PR 2012 (COPS), ISS-SP 2012 (FCC) e ISS-BH 2012 (FDC), dentre outras.

Em segundo lugar, como já é de conhecimento de todos, a forma de cobrança da nossa disciplina tem passado por um processo de mudança, principalmente nos concursos mais procurados (RFB, ICMS, ISS, CGU, etc.) Em relação a isso, entendemos que há duas considerações a fazer:

1 – As bancas passaram a cobrar conhecimento de contabilidade avançada na disciplina de auditoria (vide ISS-SP). Pessoal, sendo bem sinceros, nesse ponto, nem nós nem nenhum professor de auditoria tem muito que fazer. Para se precaver, os alunos terão que estudar ainda mais a matéria de contabilidade, principalmente com foco nos Pronunciamentos do CPC.

2 – Como a atual legislação de auditoria ainda é relativamente nova para as bancas, e objetivando diminuir o risco de anulação de questões, elas têm optado por trazer para as provas questões quase literais, mas dando preferência para os anexos, apêndices e, principalmente, para os itens constantes na segunda parte das normas, chamada de Aplicação e outros Materiais Explicativos. Em relação a esse ponto, aí sim, temos condições de focar e orientar vocês, e essa foi a segunda mudança que fizemos neste curso em relação ao anterior, o que comprovarão ao longo das aulas.

Considerando as mudanças ocorridas nas normas de auditoria, já mencionadas aqui, destacaremos, em cada questão que tenha sido elaborada a partir da legislação revogada, as diferenças em relação às normas atuais, destacando os principais pontos que vocês deverão ficar atentos a partir da implementação da nova legislação. 

Como sempre falamos antes das aulas, nosso objetivo aqui não é ensinar auditoria, mas fazer com que vocês aprendam a resolver questões de auditoria. Pra quem ainda não tem uma familiaridade muito grande com a disciplina, verão que as questões se repetem ao longo dos anos. Dessa forma, focando nos principais temas que sempre estão presentes nas provas, conseguirão, de forma objetiva, interpretar e resolver as questões. 

Assim como em uma auditoria, o processo de estudo pra concurso deve ser baseado na gestão de risco. Vocês têm pelo menos 15 outras disciplinas pra estudar e, mesmo que consigam ver tudo, terão que focar em alguma coisa. Nossa responsabilidade, aqui, é fazer essa gestão de risco (na disciplina Auditoria, é claro) pra vocês. 

Dessa forma, procuraremos focar nos temas mais cobrados nas provas. Por isso, não se assustem se determinados tópicos de cada aula tiverem apenas uma ou duas questões, e outros apresentarem oito, dez. Isso será proposital e baseado na nossa análise acerca da probabilidade de cobrança de cada tema, a partir de provas anteriores.

Cronograma

O curso será dividido didaticamente em 8 aulas, além desta inaugural, da seguinte forma:

Aula demonstrativa (06/12/12)

Conceitos de auditoria e da pessoa do auditor. Responsabilidade legal. Ética profissional. Objetivos gerais do auditor independente. Controle de qualidade da auditoria de Demonstrações Contábeis. 

Aula 1 (20/12/12)

Principais normas vigentes de Auditoria Interna. Auditoria Interna versus Auditoria Externa. Conceito, Objetivos, Responsabilidades, Funções, Atribuições.

Aula 2 (05/01/13)

Desenvolvimento do Plano de Auditoria. Estratégia de Auditoria, Sistema de Informações, Controle Interno, Risco de Auditoria. Fraudes e a Responsabilidade do Auditor. 

Aula 3 (20/01/13)

Concordância com os termos do trabalho de auditoria independente. Testes e procedimentos de auditoria. Evidenciação.

Aula 4 (05/02/13)

Testes em Áreas Específicas das Demonstrações Contábeis. Amostragem. 

Aula 5 (20/02/13)

Avaliação das distorções Identificadas. Execução dos trabalhos de auditoria. Materialidade e Relevância no planejamento e na execução dos trabalhos de auditoria. Representações formais: objetivo, conteúdo. Documentação de Auditoria. Princípios de Contabilidade. 

Aula 6 (05/03/13)

Auditoria no setor público federal; finalidades e objetivos da auditoria governamental; abrangência de atuação; formas e tipos; normas relativas à execução dos trabalhos.

Aula 7 (20/03/13)

Utilização de trabalhos da auditoria interna. Uso de trabalhos técnicos de especialistas. Eventos Subsequentes. Continuidade Operacional. Auditoria de estimativas Contábeis. Contingências.

Aula 8 (05/04/13)

Relatórios de Auditoria.

Seguindo esse cronograma, a previsão é que nosso curso dure em torno de quatro meses. 

Não deixem de dar uma olhada na aula demonstrativa e esperamos vocês no fórum do Estratégia.

 

Qualquer dúvida, estamos à disposição nos emails rodrigofontenelle@estrategiaconcursos.com.br e claudenir@estrategiaconcursos.com.br

Grande abraço e bons estudos!

Rodrigo Fontenelle / Claudenir Brito

Claudenir Brito

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